mas pronto, disseram-me que insenção era só para áreas afetadas por fogos. Apenas acho estranho porque já tinha ouvido falar no imposto de selo e IMI, mas nunca nisto, que acaba por ser mais caro (no meu caso).
Problema maior agora é o facto de não haver mapa com o local do terreno.
Perguntou se pagava IMI. O valor do IMI varia em funão do Valor Patrimonial Tributário - ver na caderneta do prédio.
Como, de momento, o valor dos prédios rústicos é muito baixo, o IMI também é baixo.
A outra pergunta prende-se com o acto que custou 85,5 euros. Corresponde a que? Comprou um prédio rústico e foi fazer a actualização dos registos? Foi tudo em simultaneo quando fez escritura?
A situação que refere quanto aos dados cartográficos do terreno é muito comum. No Norte do país não há cadastro. Onde fica o prédio? Há casos em que se consegue identificar o terreno e realizar o seu levantamento topográfico.
Tendo a "certidão de teor do prédio rústico" e desconhecendo o local físico (caso de heranças) assim como os proprietários dos terrenos confinantes, se obtiver o levantamento cadastral, consigo essas informações?
Não é uma missão fácil. Muitas pessoas têm esta dificuldade. Tem distrito, concelho e freguesia. Deve ter também numero de artigo, correcto?
Se os prédios estão em seu nome, por descargo de consciência, obtenha a Caderneta Predual Rustica, junto da Autoridade Tributária - pode enventualmente ter mais dados.
De que dimensão é o prédio?
O prédio é da sua familia? Fale com os familiares mais antigos. Desloque-se à região. Vá á Junta de Freguesia e ao café central. Fale com a população e com vizinhos. Já se tem econtrado alguns assim.
Se conseguir, é fazer levantamento topográfico e actualizar registos. É dificil.