Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho à cerca de 2 anos e meio um sistema de painel solar para águas quentes sanitárias de circulação forçada, marca Junkers, instalado por um técnico credenciado.

    O sistema está instalado numa casa que ainda não está habitada, pelo que o consumo de água quente é pouco ou nenhum.

    Pouco tempo após a instalação do sistema, e devido ao construtor ter desligado toda a energia da casa ao sair, o sistema perdeu líquido e pressão pelas ligações/tubagens e não pela válvula de segurança. Quando me deparei com esta situação, liguei a energia do sistema, e o painel apresentava uma temperatura de 130ºC.

    Dada a situação, e julgando que a mesma se devia ao facto do sistema ter atingido uma temperatura elevada por estar desligado, foi chamado o técnico, o qual repôs o líquido e pressão e ficou tudo ok.

    Passadas 2/3 semanas, voltou a acontecer... Perda de líquido pelas tubagens/ligações.

    Foi chamado o técnico, ele substituiu parte da tubagem do circuito de aquecimento, repôs o líquido e pressão, e aconselhou-me a colocar algo que tapasse o painel, uma vez que o sistema estava parado demasiado tempo e que originava este tipo de situações.

    Assim o fiz... coloquei um pano de algodão, e o sistema hibernou para o inverno.

    Devido ao inverno tardio mas rigoroso, o pano acabou por não aguentar e rasgou. Receando o "efeito vela", retirei-o, mas convicto que o problema das fugas já estaria resolvido, mas não...

    Passados dias, nova descarga pelas tubagens/ligações.

    Foi chamado o técnico, explicou-se que isto tinha acontecido após retirar o pano, foi reposto o líquido/pressão e ficou tudo ok.

    Passados 4/5 dias, nova descarga, sendo que desta vez o líquido inundou quase toda a pequena divisão onde o sistema está instalado, mas o depósito colocado de propósito para recolher alguma descarga no circuito da válvula de segurança estava totalmente seco!

    Contactei novamente o técnico, pelo que me disse que é normal, uma vez que não há consumo e o painel não está coberto.

    Questionei-lhe se seria normal verter pelas tubagens uma vez que o circuito tem uma válvula de segurança, mas devido a ele estar a meio de uma instalação, ficamos de conversar numa outra altura.

    Eu trabalho na área da manutenção industrial, e tenho dificuldades em aceitar que um sistema de águas quentes com circuito em cobre, com uma pressão de 2,5 Bar, com vaso de expansão e uma válvula de segurança para 6 Bar, não esteja preparado para suportar, no mínimo, a pressão de segurança.

    Parece-me que existe algum problema com as ligações que ainda não foi resolvido, mas caso não seja, gostaria de saber se esta é uma situação que se possa considerar normal...

    A todos aqueles que instalam este tipo de sistemas:
    - É normal num sistema sem consumo de água quente e com o painel destapado, ocorrerem perdas de líquido não pela válvula de segurança, mas pelas ligações/tubagens?

    A todos aqueles que usam este tipo de sistemas:
    - Esta situação é normal no vosso sistema?
    - Quando o sistema estiver novamente ok e com consumo de água quente, pela vossa experiencia, quantos dias poderei ir de férias sem ter de tapar o painel e/ou ter a casa inundada? :-)

    Em anexo ficam umas fotos com a demonstração das fugas.


    Obrigado a todos.
      20180815_205442.jpg
      20180815_205433.jpg
  2.  # 2

    Mais umas fotos.
      20180815_205810.jpg
      20180815_205503.jpg
      20180815_205342.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: dangerscudEsta situação é normal
    nenhum sistema pode perder liquido pelas ligações\tubagens.

    Colocado por: dangerscudQuando o sistema estiver novamente ok e com consumo de água quente, pela vossa experiencia, quantos dias poderei ir de férias sem ter de tapar o painel e/ou ter a casa inundada? :-)
    isso somente será preocupante se o técnico não tiver previsto essa situação aquando da instalação, pois existem técnicas para evitar isso, como seja usar e configurar um controlador que faça o arrefecimento nocturno da instalação.
  4.  # 4

    Tá aí um trabalho esperto... igual á cara do técnico credenciado, a quem já pagou 2 ou 3 vezes para nada, zero, bola.
    Posso andar distraido, e também ser ignorante na matéria, que sou, mas nunca vi paineis tapados no Inverno... ou quando as pessoas vão de férias.
 
0.0101 seg. NEW