Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal!

    Comprei casa recentemente e gostaria de fazer uns "upgrades" na rede. A casa foi construída já há alguns anos e não tem uma única tomada de rede internet (daquelas para ligar fichas RJ45) mas está cheia de tomadas para telefone (todos os quartos tem uma, o sótão tem, a sala tem a cozinha tem, etc etc.

    Tenho MEO Fibra. O router está instalado na sala, ao lado da powerbox e só consigo ter bom sinal WiFi na sala e na cozinha. Nos quartos acima da sala o sinal já é fraco e no sótão (que gostaria de converter em um pequeno escritório) não há nenhum tipo de sinal.

    No entanto, o dono anterior conseguiu passar um cabo de rede (o cabo mesmo, não está numa tomada) dentro da parede que começa na sala e acaba num quarto que não fica acima da sala.

    O técnico da MEO sugeriu comprar Powerline. O que ele sugeriu foi comprar um que custa perto dos 100 euros e que permite levar o sinal WiFi até duas divisões da casa.

    Sei que esta é a solução mais rápida: comprar, ligar, configurar, feito. No entanto julgo que com o cabo vou conseguir melhores velocidades (e talvez melhor estabilidade).

    Também posso passar um cabo por dentro da parede (onde estão os cabos do telefone neste momento, por exemplo, pois não preciso de tomadas de telefone em cada quarto e além do mais o técnico não ligou o router ao cabo telefónico dentro das paredes. Neste momento o telefone está ligado diretamente ao router. Ou eventualmente ver se o coaxial e o cabo de rede conseguem ser passados juntos, pois também existe uma tomada para cabo coaxial em cada divisão da casa) e depois comprar um segundo router para ser utilizado como Access Point.

    Qual opção recomendam?

    Desde já agradecido!
    • rmog
    • 24 agosto 2018

     # 2

    Porque não um powerline adaptor mas de cabo?

    https://www.tp-link.com/pt/products/details/cat-5034_TL-PA8030P-KIT.html

    Se a rede interna eléctrica não for muito velha funciona na perfeição como se tivesse ligado ao router directamente.

    Tenho uns há 4 anos e foi das melhores compras que fiz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MarcoP, Aristoteles
  2.  # 3

    Talvez uma solução Mesh Wifi seja uma boa alternativa face às limitações que apresenta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aristoteles
    • pjam
    • 24 agosto 2018

     # 4

    Em questão de comparação entre os 2 (powerline vs. cabo) , no que toca á rede o cabo tem muito melhor desempenho, já o powerline tem bastante perca uma vez que utiliza a rede eléctrica para distribuir o sinal, logo aí existe atenuação do sinal. depende muito da necessidade em termos de velocidade da net no pc.
    Se tem tomadas de rj11 pode converte-las em rj45, para isso precisa saber se o cabo que se encontra nessa instalação é do tipo UTP (4 pares), senão tem de passar novos cabos, e comprar tomadas rj45, isto para ficar com um trabalho prefeito. ou então deixar com o terminal rj45 em cada ponta.
    Creio que esta solução é mais económica do que o powerline wifi.
    Cumps.
    Concordam com este comentário: Aristoteles
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aristoteles
  3.  # 5

    Colocado por: pjamEm questão de comparação entre os 2 (powerline vs. cabo) , no que toca á rede o cabo tem muito melhor desempenho, já o powerline tem bastante perca uma vez que utiliza a rede eléctrica para distribuir o sinal, logo aí existe atenuação do sinal. depende muito da necessidade em termos de velocidade da net no pc.
    Se tem tomadas de rj11 pode converte-las em rj45, para isso precisa saber se o cabo que se encontra nessa instalação é do tipo UTP (4 pares), senão tem de passar novos cabos, e comprar tomadas rj45, isto para ficar com um trabalho prefeito. ou então deixar com o terminal rj45 em cada ponta.
    Creio que esta solução é mais económica do que o powerline wifi.
    Cumps.
    Concordam com este comentário:Aristoteles
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Aristoteles


    É fácil diferenciar um tipo de cabo do outro (saber se é UTP 4 pares)?
  4.  # 6

    Colocado por: Aristoteles

    É fácil diferenciar um tipo de cabo do outro (saber se é UTP 4 pares)?


    É, um tem 4 pares (8 fios), o outro não... mesmo que tenha 4 pares é também interessante saber a categoria do cabo.
    No seu caso, um sistema wifi mesh resolve o assunto e não tem de andar a mudar cabos, cravar tomadas, mudar eventualmente espelhos, etc.
  5.  # 7

    eu faria o que o diogo999 disse mas com algumas condicoes, tens de ir por fases, se fosse eu faria o seguinte:

    descobria o caminho do cabo do telefone que chega ao sotão, de certeza que isso está em serie ou seja, avanca um cabo, chega a uma tomada, depois avanca outro cabo chegar ao sotão, depois disso, utilizava esses cabos para servir de guia e passava um cabo de 4 pares (compras em qualquer loja de material electrico) desde a sala, até ao sotão.

    depois disto, pedes a alguem para te fazer as pontas do cabo, ou compras o alicate e fichas e fazes tu e instalas um ponto de acesso no sotão, qualquer ponto de acesso de 20€ faz esse servico, ligas o cabo ao router da meo e ao novo ponto de acesso.

    com sorte, ao colocares esse ponto de acesso no sotão, tens net no quarto que está por baixo.

    cablar os quartos todos, obrigava-te a teres um sitio central onde irão dar os cabos todos dos quartos e passar cabos independentes para todas as divisoes e dificilmente passa tanto cabo nesses tubos, e terias que comprar um switch para ligar todos esses cabos e mais o tal ponto de acesso, portanto penso que para já e numa primeira fase o que te sugeri, seja a melhor opcao.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aristoteles
  6.  # 8

    Colocado por: Aristoteles
    É fácil diferenciar um tipo de cabo do outro (saber se é UTP 4 pares)?


    Ponha aqui umas fotos da tomada de telefone desmontada que o pessoal opina. Normalmente, o que terá é um cabo de 3 pares (6 fios) denominado TVV especial.

    Tome atenção:

    Se quiser tudo (ou grande parte) cablado com cabo de rede, as ligações são diferentes. O cabo de telefone (normalmente) salta de tomada em tomada, mas precisa de 1 cabo de rede por cada tomada. Poderá ser feita uma adaptação no cabo de rede e fazer duas tomadas com um só cabo, mas fica limitado na velocidade máxima da sua rede doméstica.

    Pense nas suas necessidades e diga alguma coisa, que o pessoal ajudará com certeza.

    Cumprimentos.
    • MarcoP
    • 24 agosto 2018 editado

     # 9

    Tenho este num apartamento para ter rede bom sinal, o router da zon não estava a dar sinal para tudo 🙂

    https://www.tp-link.com/pt/products/details/cat-18_TL-WPA4220T-KIT.html

    Cumps
  7.  # 10

    pronto lá está a malta a inventar, em vez de darem conselhos simples e objectivos ja estão a falar de duas tomadas por cabo de rede, separam 2 pares para uma tomada e 2 pares para outra mas esquecem-se de explicar ao rapaz que têm que separar os pares na outra extremidade do cabo e ligar a duas portas do router diferentes, ou seja, so estão a complicar o simples.

    as redes sao assim, um cabo, um ponto de rede, o resto são truques que na minha opiniao nao valem a pena serem referidos.
  8.  # 11

    Colocado por: putefabiopronto lá está a malta a inventar, em vez de darem conselhos simples e objectivos ja estão a falar de duas tomadas por cabo de rede, separam 2 pares para uma tomada e 2 pares para outra mas esquecem-se de explicar ao rapaz que têm que separar os pares na outra extremidade do cabo e ligar a duas portas do router diferentes, ou seja, so estão a complicar o simples.

    as redes sao assim, um cabo, um ponto de rede, o resto são truques que na minha opiniao nao valem a pena serem referidos.


    Além disso vão ficar com a ligação limitada aos 100 mbps nesta configuração.
  9.  # 12

    Man, o melhor é instalares uma antena parabólica via satélite e distribuíres o sinal por toda a barraca. Isso é coisa baratucha, fica-te entre 2000 e 3000€
  10.  # 13

    Colocado por: putefabiopronto lá está a malta a inventar (...) ja estão a falar de duas tomadas por cabo de rede, separam 2 pares para uma tomada e 2 pares para outra mas esquecem-se de explicar ao rapaz que têm que separar os pares na outra extremidade do cabo e ligar a duas portas do router diferentes, ou seja, so estão a complicar o simples


    "Ninguém" se esqueceu de nada. Só foram explicadas algumas ao forista Aristóteles algumas opções, as quais dependem do que ele acha que tem que fazer e das suas necessidades. Dos pormenores fala-se mais tarde.

    Não foi explicado mais nada porque não senti que fosse necessário nesta altura.

    Colocado por: putefabioo resto são truques que na minha opiniao nao valem a pena serem referidos.


    Esta é a sua opinião, mas não sabe quais os constrangimentos ou as necessidades do OP. Até pode ser considerado aceitável. Pessoalmente também não gosto.

    Se, em vez de começar a disparar, tivesse:

    Colocado por: putefabio darem conselhos simples e objectivos


    talvez fosse mais útil ao OP.


    Cumprimentos.
  11.  # 14

    amigo eu ja dei o meu conselho simples e objectivo, ou nao viu escrito acima?

    o constrangimento nao e' nenhum, se ja lá está um cabo de telefone, e' tirar esse e colocar o utp, achas que o rapaz senao sabe o que e' um cabo utp sabe agora dividir um cabo em dois etc..?

    redes sao uma coisa simples, 1 cabo utp para cada posto, ele ainda nao disse se consegue fazer isso ou nao, ja estamos aqui a divagar em separar um cabo que nem instalado ainda está.
  12.  # 15

    Colocado por: putefabioo constrangimento nao e' nenhum, se ja lá está um cabo de telefone, e' tirar esse e colocar o utp, achas que o rapaz senao sabe o que e' um cabo utp sabe agora dividir um cabo em dois etc..?

    Pode não ser assim tão simples. Conforme o post original, a casa está cheia de tomadas de telefone e não é nova. Uma vez que a rede de telefone é feita com o cabo em paralelo, isso significa que todas as caixas estão interligadas por tubo. Ora, como não se perspectiva a passagem de mais que um cabo nesse tubo, ele tem um diâmetro de 16 ou 20. Existe um número finito de cabos que podem ser enfiados, como o putefabio bem sabe:

    Colocado por: putefabiocablar os quartos todos, obrigava-te a teres um sitio central onde irão dar os cabos todos dos quartos e passar cabos independentes para todas as divisoes e dificilmente passa tanto cabo nesses tubos (...)


    Colocado por: putefabioredes sao uma coisa simples, 1 cabo utp para cada posto, ele ainda nao disse se consegue fazer isso ou nao, ja estamos aqui a divagar em separar um cabo que nem instalado ainda está.


    Pare lá com essa fixação na divisão do cabo. Eu já admiti que também não gosto dela, mas às vezes vive-se no reino do possível. Tudo depende de como o Aristóteles quer fazer as coisas. Powerline ou wireless ou uma mistura é sempre possível e o OP não será parvo, com certeza. Quando tiver algumas ideias para concretizar, nós estamos cá para ajudar. No entanto, como ele ainda não disse nada, parto do princípio que se tenha desinteressado do tópico.

    Cumprimentos.
  13.  # 16

    Colocado por: AmorinMan, o melhor é instalares uma antena parabólica via satélite e distribuíres o sinal por toda a barraca. Isso é coisa baratucha, fica-te entre 2000 e 3000€


    2000/3000? Vou mandar vir 2! lol
  14.  # 17

    Boas pessoal!

    Desculpem por não ter vindo cá mais cedo, mas nos últimos dias tenho estado a resolver outros "pequenos" problemas na casa. Se soubesse o que sei hoje, teria poupado mais, aguardado 1 ou 2 anos e construía uma casa de raiz, em vez de comprar uma já pronta. Entre os anos 90 e 2018 muita coisa mudou e muita coisa ficou obsoleta.

    Muito obrigado pelas vossas sugestões. Gostei muito da solução do putefabio mas depois de inspecionar as ligações nas caixas e tomadas gostaria de saber a vossa opinião sobre esta ideia que tive: Utilizo o cabo que já vai da sala até ao quarto (portanto o que está ligado directamente ao router) e ligo num AP que posso colocar numa área mais central (talvez tenho de fazer alguns truques para "esconder" o cabo, mas acho que consigo utilizando uma calha ou jogando com o rodapé e como estou a fazer algumas pequenas alterações e pinturas aproveitava e fazia tudo duma vez). Como os quartos que estão acima da sala apanham sinal de WiFi na boa, penso que o AP será capaz de passar o sinal para o sótão.

    Vou tentar arranjar um router, configura-lo e ver que tal corre.

    O que acham da ideia? Seria melhor passar um cabo até o sótão como o putefabio sugeriu?

    Obrigado
 
0.0265 seg. NEW