Iniciar sessão ou registar-se
    • Leao91
    • 24 agosto 2018 editado

# 1

Boa tarde, finalmente tenho as burucracias relativas ao terreno numa fase terminal e é hora de dar adiantamento ao projecto, com o objectivo de o colocar na câmara o mais cedo possível.
    Como se trata de algo definitivo a ideia é envelhecer nesta casa, é fulcral o tipo de decisões a tomar no imediato para a execução do projecto.

As matrizes que pedi à minha arquitecta para a casa foram as seguintes, queria uma casa com custos reduzidos e fosse funcional para o dia a dia.

Meto o projecto que ela me apresentou já depois de reuniões prévias de estudo e de decisões, porém tenho de decidir até segunda se pretendo fazer alterações ou não.

Digam de vossa justiça e todas as opiniões são úteis!

Planta

PS: Norte é na entrada da casa, Sul varanda da suite e Nascente Varandas dos outros Quartos.
  1.  # 2

E mais

Alçado Norte

Alçado Nascente

cortes
    • Leao91
    • 24 agosto 2018 editado

# 3

Para já, com vista a reduzir custos, tenciono pedir a ela para reduzir/retirar varandas, só em varandas tenho um dinheirito jeitoso, principalmente a da suite que creio não fazer falta, retirar o Bidé do WC de serviço.

A janela da sala a Norte antes não tinha, agora ela meteu, equacionar retirar ou reduzir o comprimento, retirar a 1°janela do corredor no hall de entrada (pois não vai ter quase luz), e pedir para nas outras duas a seguir coloca las a partir do chão e mais largas para entrar mais luz.

Por enquanto são estas as minha incertezas...
  2.  # 4

Independentemente das zonas exteriores cobertas... Que são pouco práticas,as que são propostas. Também poderia ter reduzido e optimizado a área de construção.
    A edificação, não tem gracinha nenhuma. Já viu ou imaginou isso tridimensionalmente?!
    No interior, a zona do Hall lavandaria, cozinha etc, acho muito mal resolvido.

Nem parece desenhado por arquitecto... Só vejo estrutura e fundações...
    Acho que poderia ter mais, e custar menos sem abdicar de áreas exteriores cobertas...
    Concordam com este comentário: M.Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leao91
    • Leao91
    • 24 agosto 2018 editado

# 5

Colocado por: Pedro BarradasIndependentemente das zonas exteriores cobertas... Que são pouco práticas,as que são propostas. Também poderia ter reduzido e optimizado a área de construção.
    A edificação, não tem gracinha nenhuma. Já viu ou imaginou isso tridimensionalmente?!
    No interior, a zona do Hall lavandaria, cozinha etc, acho muito mal resolvido.

Nem parece desenhado por arquitecto... Só vejo estrutura e fundações...
    Acho que poderia ter mais, e custar menos sem abdicar de áreas exteriores cobertas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Leao91

Atenção que o terreno tem declive, por acaso gostei do formato, por todas as divisões apanharem com sol e ter um terraço bem util para churrascadas...

Por isso avançar mos com este formato.

E sim vimos 3D e maquete..
  3.  # 6

A localização/ orientação dos compartimentos não me parece mal. Percebe?!
    Precisa de optimização interior e o exterior está parece-me muito cru. .
  4.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasA localização/ orientação dos compartimentos não me parece mal. Percebe?!
    Precisa de optimização interior e o exterior está parece-me muito cru. .

Então não está mau de todo?!? Até me assustei...

Vê alguma medida assim à primeira vista que possa ser melhorada? Algum erro grosseiro?
  5.  # 8

Na sua opinião Sr. Pedro Barradas, retirava as varandas dos quartos? Ao retirar nao convém meter palas, ou não necessariamente?
  6.  # 9

O volume da casa está "raso"... Sendo uma habitação, deveria haver umas brincadeiras com as chaminés... Tem a certeza da localização do churrasco!? Eu não preveria nada fixo.
    Palas horizontais a nascente ou poente não fazem nada. A arquitecta deveria mostrar como se comporta a incidência dos raios solares..
    Tem a certeza que precisa de uma varanda exterior na suite, vai usar? A vista justifica-se? Fica com privacidade?
    Não prevê modelação do terreno para permitir acessibilidade entre a zona exterior coberta da sala e o jardim / terreno?!!
    Acho que tem coisas a resolver.... Precisa de tanta área exterior coberta para "estacionamento"? Não seria melhor diminuir e ter uma zona efectivamente fechada?!

Como deve calcular não estou aqui para lhe resolver o projecto. Para isso teria de me contratar. Faço os apontamentos dos temas que me chamaram à atenção.
    Concordam com este comentário: Leao91
    • Leao91
    • 25 agosto 2018 editado

# 10

Colocado por: Pedro BarradasO volume da casa está "raso"... Sendo uma habitação, deveria haver umas brincadeiras com as chaminés... Tem a certeza da localização do churrasco!? Eu não preveria nada fixo.
    Palas horizontais a nascente ou poente não fazem nada. A arquitecta deveria mostrar como se comporta a incidência dos raios solares..
    Tem a certeza que precisa de uma varanda exterior na suite, vai usar? A vista justifica-se? Fica com privacidade?
    Não prevê modelação do terreno para permitir acessibilidade entre a zona exterior coberta da sala e o jardim / terreno?!!
    Acho que tem coisas a resolver.... Precisa de tanta área exterior coberta para "estacionamento"? Não seria melhor diminuir e ter uma zona efectivamente fechada?!

Como deve calcular não estou aqui para lhe resolver o projecto. Para isso teria de me contratar. Faço os apontamentos dos temas que me chamaram à atenção.
    Concordam com este comentário:Leao91

Eu entendo-o e agradeço as suas questões tenho algumas questões para resolver, a área coberta para o estacionamento é só a lateral, a da frente é só pavimentada para ajudar a manobras, não quero ter garagem para não elevar o preço da construção, um dia mais tarde fecho o "túnel" lateral com dois portões e tenho o assunto resolvido.

Tenho muito terreno para trás e necessito de passagem para baixo para um trator agricula por exemplo.

A churrasqueira acho uma boa ideia tira la daí, também já pensei nisso, até porque as fagulhas vão danificar a caixolharia de certeza.
    • Leao91
    • 25 agosto 2018 editado

# 11

Colocado por: JoelM

De funcional só mesmo se for por ser rés do chao, quantos aos custos reduzidos, já viu que quase todas as divisoes têm área que pode ser considerada um desperdício (principalmente para alguém que quer poupar)?

Lavandaria tem quase a mesma area da cozinha e o hall de entrada idem aspas (É claramente a zona da casa que mais desperdiça area.

A cozinha penso que está bastante mal resolvida ali entalada no canto.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Tirando o corredor e o Hall que têm áreas avultadas para o efeito, mas tem a ver com o estilo da casa, não vejo onde mais estão essas áreas de desperdício em quase todas as divisões, é quase tudo puxado ao mínimo dos aceitáveis...

E o hall e o corredor são assim devido à configuração da casa, parece me é que o pessoal está muito habituado a ver um retângulo ou um cubo e não estão habituados a ver algo diferente, moderno mas simples.

A cozinha gostava que fosse maior também, mas não consigo ver maneira de utilizar este formato de casa e ser maior, mantendo os m2 da casa.

A lavandaria é muito importante, para além de ser onde a Maria vai tratar de toda a roupa, ainda vai ser onde ficará esquentador ou bomba de calor para AQS(já começo a desistir da ideia Bomba por falta de espaço!)

Eu conto fazer a casa com 130 mil no maximo, vamos ver se consigo.
  7.  # 12

leao.. quem comentou o seu projecto, foram somente arquitectos... se não lhe acha defeitos, ou não quer exigir mais do tecnico que contratou.. bola para frente. O dinheiro é seu... e a obra acabada é você que a vai utilizar no dia a dia...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  8.  # 13

Não desgosto da planta, mas esses 21m2 de circulação para quem quer poupar e em 188 de implantação (exclui a garagem certo?), É bastante.
    Tb me parece que pela sua descrição da orientação da casa está ao contrário, devia ser assim "1" e não o inverso, acho q é preferível toda a zona social a poente do que a nascente, mas desconheço o terreno e as condicionantes.

A churrasqueira ali realmente está mal.
    Concordam com este comentário: Leao91
  9.  # 14

Colocado por: Pedro Barradasleao.. quem comentou o seu projecto, foram somente arquitectos... se não lhe acha defeitos, ou não quer exigir mais do tecnico que contratou.. bola para frente. O dinheiro é seu... e a obra acabada é você que a vai utilizar no dia a dia...

Amigo, eu entendo e aceitei muito do que disse, onde eu quero chegar é que ainda é muito usual ser tudo quadrado ou retangular, quando não tem de ser percebe. E você melhor que ninguém se for um profissional inovador percebe me. As suas criticas foram construtivas e acredite que vou ter em consideração na reunião com a minha arquitecta. Não quero que interprete mal as minhas palavras...
    • Leao91
    • 25 agosto 2018 editado

# 15

Colocado por: NTORIONNão desgosto da planta, mas esses 21m2 de circulação para quem quer poupar e em 188 de implantação (exclui a garagem certo?), É bastante.
    Tb me parece que pela sua descrição da orientação da casa está ao contrário, devia ser assim "1" e não o inverso, acho q é preferível toda a zona social a poente do que a nascente, mas desconheço o terreno e as condicionantes.

A churrasqueira ali realmente está mal.

Sim o "1" ao contrário seria preferível, mas não é viavel se não levo com a sombra toda do vizinho, a Nascente não tenho e difícilmente terei vizinhos.

Obrigado pela sugestão...
    A área de implantação é com tudo, só habitação é para aí 150m2.
  10.  # 16

Mas o joelM, não falou em ser tudo quadrado ou rectangular.... por acaso a sua casa vai ser um paralepipedo, sem grande ineresse....
    A questão que se abordou em particular, é mesmo o desperdício e organização entre os compartimentos interiores.. tem area desperdiçada... e para quem tem limitações orçamentais, é por aí que deve começar a cortar, nas gorduras!!!, bem como poderia haver outro equilibrio nas areas de compartimentos....
    Eu sou inovador quando tenho de ser, não faço projectos de acordo com modas... Mas se um cliente pretende contenção de custos, foco-me muito nisso. e no final a coisa resultar num compromisso de todos os factores envolvidos.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, luisms
  11.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasMas o joelM, não falou em ser tudo quadrado ou rectangular.... por acaso a sua casa vai ser um paralepipedo, sem grande ineresse....
    A questão que se abordou em particular, é mesmo o desperdício e organização entre os compartimentos interiores.. tem area desperdiçada... e para quem tem limitações orçamentais, é por aí que deve começar a cortar, nas gorduras!!!, bem como poderia haver outro equilibrio nas areas de compartimentos....
    Eu sou inovador quando tenho de ser, não faço projectos de acordo com modas... Mas se um cliente pretende contenção de custos, foco-me muito nisso. e no final a coisa resultar num compromisso de todos os factores envolvidos.

Não concordo na íntegra, mas você estudou para o assunto e eu não, por isso tenho de respeitar. A questão das área dos corredores e halls concordo e vou alertar a arquitecta para ver se consegue corrigir isso, se tiver que mudar toda a configuração da casa que mude.

Eu gosto da configuração da casa e não mudaria, só se for pelo motivo de optimização de áreas.
  12.  # 18

Não basta estudar... Há coisas que são inatas em certas pessoas ... E outras, mesmo com o estudo e o canudo... Também não saem da cepa torta ;)
    Os meus alertas servem para o pôr a pensar. Agora veja o que lhe é útil.
    • Leao91
    • 26 agosto 2018 editado

# 19

Colocado por: Pedro BarradasNão basta estudar... Há coisas que são inatas em certas pessoas ... E outras, mesmo com o estudo e o canudo... Também não saem da cepa torta ;)
    Os meus alertas servem para o pôr a pensar. Agora veja o que lhe é útil.

Tenho pena se tiver que desmontar a configuração da casa, achamos eu e a minha mulher muita graça a este "1" que até foi feito assim para estar alinhado o eixo da estrada com a frente da casa e fazendo o elo de "ligação" ao terreno.
    Não foi por acaso que está assim feito, mas se tiver de mudar para poupar área não vou olhar para trás, a carteira é minha, a minha arquitecta é que não vai achar graça nenhuma à ideia.

Ps: É que estive a fazer contas e tenho 45m2 em corredor, hall de entrada e varandas!
  13.  # 20

Exacto.... Até lhe digo mais. Nem entendo porque se deu a sua arquitecta ao trabalho de desenvolver os cortes e alçados sem antes se certificar que a volumetria e organização funcional estariam aprovadas.... Quantos estudos houve antes desta solução?

0.0237 seg. NEW