Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Eu tenho a ideia que isto é algo frequente e que se faz há décadas (pedir mais dinheiro ao banco do que o valor de venda de uma casa) mas gostaria de saber mais pormenores do processo. Se um imóvel está à venda por 80 mil e eu pedir crédito bancário de 100 mil:

A) Se me for concedido 100 tenho que fazer a escritura por 80 ou 100?
    B) Se me for concedido 90 tenho que fazer a escritura por 80 ou 90?
    C) Se me for concedido 70 tenho que fazer a escritura por 70 e dar 10 por fora?
    D) Se me for concedido 70 e o comprador baixar para esse valor tenho que fazer a escritura por 70 certo (claro...)?

Obrigado
  2.  # 2

• size
    • 28 agosto 2018 editado

# 3

Segundo as novas recomendações do BP aos Bancos, dificilmente a escritura poderá ser formalizada por um valor diferente da aquisição do imóvel.
    Depois, o limite do crédito terá por base o limite máximo de 90 % do menor valor entre avaliação e aquisição.
  3.  # 4

Colocado por: José BarrosEu tenho a ideia que isto é algo frequente e que se faz há décadas (pedir mais dinheiro ao banco do que o valor de venda de uma casa) mas gostaria de saber mais pormenores do processo. Se um imóvel está à venda por 80 mil e eu pedir crédito bancário de 100 mil

esqueça, chegou com 2 meses de atraso.

à muitos muitos anos, alguns bancos emprestavam mais do que o valor da avaliação da casa. se a casa valia 100, eles emprestava 120. Foi a altura das vacas gordas, em que o pessoal comprava casa, carro e ainda ia passar férias.

depois veio a crise e foi o fim do mundo

depois até à 2 meses atrás, existiam bancos que emprestavam uma % entre o menos valor entre valor da compra e o valor da avaliação, mas haviam alguns bancos que emprestavam uma % do valor da avaliação. se uma casa valia 100 mas era comprada por 50, havia ainda margem para fazer um crédito multi-opções dando a casa como garantia.

foi exactamente isto que o banco de portugal veio cortar ao recomendar que se empreste no máximo 90% entre o menor valor do valor da avaliação e do valor da compra.
  4.  # 5

Colocado por: José BarrosOlá,

Eu tenho a ideia que isto é algo frequente e que se faz há décadas (pedir mais dinheiro ao banco do que o valor de venda de uma casa) mas gostaria de saber mais pormenores do processo. Se um imóvel está à venda por 80 mil e eu pedir crédito bancário de 100 mil:

A) Se me for concedido 100 tenho que fazer a escritura por 80 ou 100?
    B) Se me for concedido 90 tenho que fazer a escritura por 80 ou 90?
    C) Se me for concedido 70 tenho que fazer a escritura por 70 e dar 10 por fora?
    D) Se me for concedido 70 e o comprador baixar para esse valor tenho que fazer a escritura por 70 certo (claro...)?

Obrigado

José, vá questionar directamente os bancos, mostre a sua situação financeira, etc, só assim poderá obter uma resposta adequada ao seu caso. Não só há novas regras mas como disse bem o paulo as vacas gordas acabaram... mas informe-se, é o melhor, tem logo uma resposta adequada ao seu caso :)
  5.  # 6

não se esqueça também, que sobre o valor da escritura haverá impostos a pagar, e poderá não haver interesse em mudar o valor da mesma
  6.  # 7

Se o preço da casa for 100 e o banco só emprestar 90, pode-se escriturar por 90 sem o banco perguntar "então mas a casa era 100, você pediu 100, nós só demos 90, agora a escritura é por 90, o vendedor baixou 10?!"
  7.  # 8

o banco não lhe dá o dinheiro para as suas mãos.

no dia da escritura, irá alguém do banco para passar um cheque ao vendedor. Por isso o banco sabe sempre o valor escriturado

a única opção seria inflacionar a venda, pagar mais impostos por isso, e esperar que o vendedor lhe devolve-se a diferença. Mas na venda inflacionada o vendedor tb iria pagar mais impostos e iria obviamente retirar nessa diferença esse valor. Com tudo somado a brincadeira de inflacionar a venda era capaz de correr mal.
    Concordam com este comentário: José Barros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Barros
  8.  # 9

@pauloagsantos enviei mensagem privada se me puder responder agradecia.

0.0094 seg. NEW