Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Ora bem, mais uma ida a cobertura, desta vez com balde de agua e pincel para limpar a zona, e acho que já descobri onde é a infiltração.

Seguem as fotos:
      IMG_20180907_124702.jpg
      IMG_20180907_124715.jpg
  2.  # 22

esta é da junta de dilatação.
      IMG_20180907_124656.jpg
  3.  # 23

E estas do local onde acho que é a infiltração.

Comecei a limpar na zona onde está a emenda da tela ao tubo que leva a agua pelo murete até ao capitel do lado exterior do prédio.

Quando começo a limpar a entrada do tubo, noto num tipo de picado no mesmo.

Limpando melhor, existe lá um buraco. O tubo está tão fino como papel.... Presumo de anos e anos de agua e areias a passar...
      IMG_20180907_124628.jpg
      IMG_20180907_124643.jpg
      IMG_20180907_124651.jpg
  4.  # 24

Agora solução para isto?

Ter que remover o tubo velho e colocar novo? Mas que material é? parece PVC. E depois é preciso emendar e isolar do lado da tela e do lado exterior certo?

Ou mais simples, seria colocar um tubo dentro do danificado, e fazer a emenda e isolamento só do lado da tela?

Que dizem? opções para reparar isto?

Pelo meu ver, o condominio até resolver isto ainda vai demorar... e as chuvas estão a chegar.
    Nem que arranjasse eu e depois entendia-me com o condomínio...
  5.  # 25

você pode andar na cobertura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hnogueira
  6.  # 26

Sr. Manelvc, o que é que isso têm a ver com a questão?

Para a situação exposta, e sendo eu o lesado, e sabendo da inercia do condomínio em resolver este tipo de situações, por vários motivos um deles falta de liquidez. A ultima coisa que me preocupa é se posso ou não aceder a cobertura... Mesmo que o faça exclusivamente nestas situações...

Ambos sabemos a resposta a sua pergunta.
  7.  # 27

A questão é que o condomínio pode dizer que a culpa é sua... É só por isso ;)
  8.  # 28

Colocado por: manelvcA questão é que o condomínio pode dizer que a culpa é sua... É só por isso ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hnogueira

Aceito e compreendo o seu comentário, e sei das responsabilidades...
    Mas.
    Por essa ordem de ideias, inúmeras intervenções no telhado, pelos técnicos do condomínio, empreiteiros contratados, condóminos que pediram autorização para fazer intervenções em chaminés etc... Também tenho direito de acusar qlq um deles?

Eu não quero é que aconteça como vizinhos meus que estão a quase 2 anos com paredes sem estuque, chão danificado, causados por infiltrações que depois não havia dinheiro para resolver... Teve que ser cobrada durante estes meses mais uma quota extra para resolver a situação as pessoas...
    E resolvendo agora isto, precavê males maiores...

Para já, precisava da opinião de quem percebe, de qual é a solução em efectivo para este caso. Até para garantir que se o condomínio actuar, que faça o serviço como deve ser...

Obrigado.
  9.  # 29

Colocado por: hnogueiraAgora solução para isto?

Ter que remover o tubo velho e colocar novo? Mas que material é? parece PVC. E depois é preciso emendar e isolar do lado da tela e do lado exterior certo?

Ou mais simples, seria colocar um tubo dentro do danificado, e fazer a emenda e isolamento só do lado da tela?

Que dizem? opções para reparar isto?

Pelo meu ver, o condominio até resolver isto ainda vai demorar... e as chuvas estão a chegar.
    Nem que arranjasse eu e depois entendia-me com o condomínio...

o tubo deve ser metálico, pelo menos apresenta os danos normais de um tubo desse tipo de material. Colocar um tubo por dentro desse e fazer nova vulcanização vai reduzir demasiado a saída de agua(na minha opinião), o ideal seria retirar essa embocadura e colocar um tubo novo e fazer vulcanização pelo interior à tela.
  10.  # 30

Mais simples passará por "pintar" essa zona com um material adequado e compatível.
  11.  # 31

Colocado por: Schlüter-PortugalMais simples passará por "pintar" essa zona com um material adequado e compatível.

Como por exemplo?

E Já agora empresas especializadas no Porto que façam esse serviço?
  12.  # 32

Colocado por: hnogueira

Como por exemplo?

E Já agora empresas especializadas no Porto que façam esse serviço?

Isso são casos pontuais e não precisa de nenhuma empresa especializada, poderá ser instalado por si mesmo.

Poderá aplicar dispersões betuminosas, o. Ex esta:
    http://eurobuildfan.blogspot.com/2018/09/izohan-wm-impermeabilizacao-por.html?m=1

Ou outras mais elásticas tipo Mástique de base asfáltico.
  13.  # 33

Bom dia,

Obrigado pela sugestão.

De momento e para "remediar a situação temporariamente" comprei um tubo de SIKA Stop-Agua com fibra. Ficara estanque.
    Vou expor a situação ao condomínio e indicar o local da infiltração.
    Se o caso se avizinhar mais uns tempos infindáveis para resolver, seguirei a sugestão de aplicar um produto que estanque todo o tubo.

E quando condomínio resolver, que mude a embocadura por uma nova, se possivel em metal.
    Já agora qual a referencia do aço inox penso eu, adequado a colocar que seja o mais durável possivel?

Cmps.

Hélder
  14.  # 34

Colocado por: hnogueiraBom dia,

Obrigado pela sugestão.

De momento e para "remediar a situação temporariamente" comprei um tubo de SIKA Stop-Agua com fibra. Ficara estanque.
    Vou expor a situação ao condomínio e indicar o local da infiltração.
    Se o caso se avizinhar mais uns tempos infindáveis para resolver, seguirei a sugestão de aplicar um produto que estanque todo o tubo.

E quando condomínio resolver, que mude a embocadura por uma nova, se possivel em metal.
    Já agora qual a referencia do aço inox penso eu, adequado a colocar que seja o mais durável possivel?

Cmps.

Hélder

Não precisa de ser em metal.

Existem umas peças próprias com umas orelhas que garantem a ligação à impermeabilização, evitando-se o disco das unhas como aconteceu nesse caso.
  15.  # 35

Hnogueira,
    Se já falou vezes sem conta e não resolvem, porque não envia email e dá ex. 10 dias para resolver situação urgente ? Penso que dava jeito uns 3 orçamentos simples de umas empresas. Com essas fotos, direi que facilmente emitem.

Após isso, informa que procede à reparação urgente, sem garantias! e imputa os valores à administração. Ou deduz na quota. Digo eu, que não percebo nada disto :)
  16.  # 36

Bom dia, Já pesquisei sobre o mesmo, mas não encontro nada em especifico para esta situação. Encontro é apliques mas para tubos na vertical, tipo da GEBERIT. Pode-me indicar um exemplo, ou link?
  17.  # 37

Colocado por: AssistentePTHnogueira,
    Se já falou vezes sem conta e não resolvem, porque não envia email e dá ex. 10 dias para resolver situação urgente ? Penso que dava jeito uns 3 orçamentos simples de umas empresas. Com essas fotos, direi que facilmente emitem.

Após isso, informa que procede à reparação urgente, sem garantias! e imputa os valores à administração. Ou deduz na quota. Digo eu, que não percebo nada disto :)

Bom dia, entendeu mal, não falei vezes sem conta, falo é por experiência com o que acontece com outros condóminos...
    E antes de expor o caso ao condomínio, queria ter a certeza de como deve ser efectuado.

No entanto, obrigado pela indicação, em caso extremo já tinha pensado em algo do género...
  18.  # 38

Bem, após alguma pesquisa acho que encontrei o nome técnico da coisa, e os tais apliques que falaram.

Será algo como isto:
    https://pt.topeca.pt/catalogo/impermeabilizacoes-coberturas/impermeabilizacoes/impermeabilizacoes-acessorios/gargula-angular-sada-redonda.html

O nome pelo vistos é Gárgula....
    Sempre a aprender...

O isolamento na frente é lógico, a tela deve ser soldada aos beirais.
    Agora na traseira como é feito?

Neste caso, em que a fachada é com cerâmico. é aplicado algum tipo de massa ou silicone?

Cmps.
  19.  # 39

Bom dia,

Para dar um seguimento a esta situação.
    Tinha tido informação a semanas que o problema estava resolvido.
    Esperei pela primeira chuva (semana passada) e no dia seguinte tinha agua dentro de casa.
    Desmontei a sanca da janela e era visível a alvenaria húmida, mesmo por baixo do tubo.
    Nova exposição via email ao condomínio, com fotos, marcada visita a casa no mesmo dia, com empreiteiro, gestor do condominio e técnico da empresa e condomínio.
    Conclusão: Não tinha sido feito nada na cobertura!
    No dia seguinte fizeram o seguinte:
      IMG_20181012_184807.jpg
      IMG_20181012_184751.jpg
      IMG_20181012_184737.jpg
  20.  # 40

interior:
      IMG_20181012_184814.jpg

0.0254 seg. NEW