Colocado por: Cláudio CostaNecessitam de algum trabalho prévio para evitar aquelas humidades que por vezes surgem?
Colocado por: Cláudio CostaSerá apenas tijolo? Ou sugerem algum tipo de isolamento?
Colocado por: Cláudio CostaTendo em conta o orçamento que defini, e aquilo que é utilizado hoje em dia, que tipo de combo sugerem?
Colocado por: Cláudio CostaE é aqui que reside a maior dúvida. Eu já exclui o telhado plano. Além de exigir uma execução perfeita, exige tambem alguma manutenção regular, pelo que, está fora de questão. Tendo em conta que a casa terá platibandas relativamente altas, estou a pensar em painel sandwich. Parece-me a solução mais equilibrada. A dúvida reside em como será isolada a placa e se é necessário ventilação entre o sandwich e a placa, por causa da questão da condensação, já muitas vezes falada
Colocado por: FlavitaPelo que sei, em Cascais as piscinas contam como zona impermeável, tal como a garagem, etc.
Colocado por: ADROatelierSim, a Piscina É CONTABILIZADA para a area de construção.
O novo Regulamento Municipal clarifica bem essa questão.
Colocado por: Pedro Barradas
em Cascais e em qq zona do país... Basta ler a definição de Area impermeável ;)
Colocado por: Cláudio CostaTive uma reunião com o orçamento balizado de 1000/1200€ mais IVA por m2 para concluir. Com materiais de gama média. Não parece excessivo?
Colocado por: FlavitaCláudio, recomendo vivamente que marque primeiro uma reunião na câmara de Cascais com alguém responsável pela zona do lote para saber exatamente o que pode ou não construir. Num lote de 310m2 pode até nem poder construir os 200m2. Nós, em São Domingos de Rana, tivemos de deixar uma área permeável de 40%. A implantação no máximo era de 30% e a área total de construção era de 50%. Pelo que sei, em Cascais as piscinas contam como zona impermeável, tal como a garagem, etc. Por isso first things first: ir à câmara saber o que pode fazer no terreno e quais as taxas a pagar. Se for zona Augi, pode ter de vir a pagar uma pequena fortuna.
Depois, o orçamento dos 1000€/1200€m2 é o comum por estes lados... Você pode tentar poupar aqui e ali no projeto, mas pela minha experiência, os construtores não ligam a esses detalhes. Fazem uma estimativa geral que vá bater aos cerca de 1000€/m2 + IVA. Não se esqueça que terá de pagar os projetos (cerca de 6 mil eur), taxas camarárias (podem ir dos 3000 aos 20000), baixadas de água e luz (aponte para os 3 ou 4 mil) mais as despesas do banco, fiscalização da obra, licença de utilização... Enfim, é um sugar de dinheiro brutal! :)
Colocado por: ADROatelierClaúdio,
A regra geral em Cascais, é efectivamente 30% para imlantação e 50% para construção. Mas há variantes. Em geral, é também 40% do lote para areas permeáveis/ajardinadas.
Depende da localização do terreno.
Para poder ajudar é preciso mais dados.
Está inserido num loteamento? É AUGI?
Sim, a Piscina É CONTABILIZADA para a area de construção.
O novo Regulamento Municipal clarifica bem essa questão.
Colocado por: ADROatelierClaúdio,
Relativamente ao método construtivo.
1. Paredes exteriores em alvenaria dupla de tijolo cerâmico e caixa de ar, com as seguintes dimensões, contadas do exterior para o interior: tijolo de 11cms + caixa de ar de 4cms + isolamento XPS na espessura provista no projecto de comportamento termico + tijolo de 15cms.
É importante verificar que as placas de de isolamento devem ser totalmente fixas ao lado exterior do PANO DE ALVENARIA INTERIOR.
Só assim a parede funcionará do melhor modo, ou seja:
O pano exterior de alvenaria deverá ser menos espesso que o interior. Existe sempre alguma humidade que penetra a parede. Esta humidade na caixa de ar, condensará contra o isolamento, sendo devidamente encaminhada para o exterior.
Resultado: não há humidades que acedam ao interior da habitação.
2. Há alguma necessidade especifica, da sua parte, que obrigue ao isolamento das paredes interiores? Geralmente não são isoladas.
3. Sobre o Telhado. Várias soluções, que dependem do projecto:
- Cobertura plana, acessivel total ou parcialmente
- Cobertura plana, não acessível, mas com o uso de paineis sandwiche com inclinação como contributo, que ficam escondidos pela platibanda
- Cobertura inclinada, em laje betão - pode dar origem a espaços interessantes no interior
- Cobertura inclinada "tradicional", originando um sotão mais ou menos alto e superiormente revestido com telha cerâmica
Questões à parte sobre a linguagem mais tradicional ou contemporanea do projecto, em que a forma/tipo de cobertura é determinante para o resultado final, saiba que qualquer cobertura carece de manutenção.
Quando temos dúvidas, é interessante analisar o tipo de construção corrente e antigo que seja mais frequente nas áreas envolventes.
Colocado por: Cláudio Costa
Como referi, vou verificar, de qualquer maneira, presumo (e espero 🤞) que seja loteamento, visto ser numa zona da Abóboda onde existem imensas moradias (se é que isso quer dizer alguma coisa), inclusive, na rua onde pondero construir, o meu é o único lote vazio.
Mas espero brevemente já poder dar certezas. O que me tem preocupado são os casos onde a câmara demora mais de um ano para emitir licenças...