Desde já peço desculpa se estou a criar o tópico no local errado. Comprei no dia 3 deste mês uma moradia que inicialmente parecia estar nas devidas condições. Inicialmente pensamos que seria só trocar o chão, pintar paredes e limpar. Mas não! A canalização boa parte tem de ser substituída e o telhado tem de ser todo reparado. Tanto o vendedor como a antiga proprietária garantiram-me que tinha sido tudo reparado. Após várias pesquisas deparei-me com alguns sites e várias alternativas mas estou um pouco confusa com as mesmas. Se alguém puder ajudar-me a compreender melhor de que forma posso agir agradeço.
Sophia, os imóveis usados só têm garantia quando são vendidos por empresas imobiliárias e propriedade das mesmas.
A Sophia menciona a 'antiga proprietária' logo devo deduzir que o imóvel não pertence à agência imobiliária e que a mesma estava apenas a fazer a promoção do imóvel. Nesse caso não existe garantia, nem nenhuma espécie de proteção para o comprador. Note que apesar de estar a adquirir o imóvel com intermédio da agência imobiliária, não o está a adquirir à agência mas sim ao proprietário.
Se ler com atenção os links que postou verá que por esta razão não se aplicam à sua situação.
Cabia à Sophia antes da compra contratar um técnico especializado que lhe tivesse feito uma vistoria e apontado problemas. Não o tendo feito, será muito complicado responsabilizar a imobiliária ou a antiga proprietária por qualquer problema existente.