Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ADROatelierTenho muita dificuldade em compreender esse erro. Então nao se consulta o PDM?...


    Pois, nem sei o que lhe diga...
  2.  # 22

    Há mais coisas estranhas nesse processo, de acordo com o que refere. Enfim.
    Concordam com este comentário: Flavita
  3.  # 23

    Como posso verificar se é uma zona AUGI? Já verifiquei o PDM e diz que é uma zona ER5 (urbano de construção) e não se encontra loteado o terreno. Tenho que verificar mais alguma coisa?
  4.  # 24

    Claro que tem!... Está a fazer confusão entre vários conceitos.

    Tem que consultar o PDM e verificar se está enquadrado em AUGI.
    Depois, tem mais procedimentos. Qual é a AUGI? Em que fase está? Foi aprovado loteamento? Ainda não?




    Colocado por: nrodrigues55681Como posso verificar se é uma zona AUGI? Já verifiquei o PDM e diz que é uma zona ER5 (urbano de construção) e não se encontra loteado o terreno. Tenho que verificar mais alguma coisa?
  5.  # 25

    Colocado por: nrodrigues55681Como posso verificar se é uma zona AUGI? Já verifiquei o PDM e diz que é uma zona ER5 (urbano de construção) e não se encontra loteado o terreno. Tenho que verificar mais alguma coisa?
    Se for AUGI fuja....qual é o concelho? em Cascais por exemplo consegue ter essa info toda online no GeoCascais
  6.  # 26

    Colocado por: ADROatelierClaro que tem!... Está a fazer confusão entre vários conceitos.

    Tem que consultar o PDM e verificar se está enquadrado em AUGI.
    Depois, tem mais procedimentos. Qual é a AUGI? Em que fase está? Foi aprovado loteamento? Ainda não?







    Sim, eu sei que tenho que verificar outras coisas, já fui à câmara para saber o que podia construir ou não, etc. Mas não conhecia está conceito de AUGI, ou seja não fiz nenhuma pergunta relativamente a isso. A questão é que não sei como consigo saber isso, já tentei ver aqui no PDM de Braga e em lado nenhum fala disso relativamente a AUGI. Podem me ajudar a verificar isso?
  7.  # 27

    Adro

    o arquiteto do caso da Flávia fui eu
    uma prova que cada caso é um caso foi este.
    claro que há PDm a consultar, agora quando por magia da camara TENS um lote de terreno numa área de augi ( com loteamento regularizado) mas que esse lote de terreno por sua vez já resulta de é de um processo de loteamento posterior ao da augi, ou seja ele ser originado por um processo próprio de um loteamento de dois lotes posterior á augi e com o seu próprio alvará e tens uma gestora de processo ( técnica senior da camara) que apos duas reuniões te diz que as regras são estas e aquelas ?? fazes o quê ? cumpre com essas regras.
    E se não sequencia disso essa técnica é afastada deste processo e decidem internamente outra coisa e vais para ao mais "terrivel" técnico da camara que implica com o mais infimo pormenor em que até te diz que a sul tens um vizinho com 3 andares ( rc, 1ºandar, e terraço murado) de construção encostados ao teu lote e te diz que o teu muro de 2. 1 de altura encostado a isso, está a criar um onus a esse vizinho...fazes o quê? cumpres em tempo recorde e todas as exigencias e aditas rapidamente mas encalhas com esse técnico e uma máquina camarária que estica os prazos ao máximo dos máximos. portanto 1 processo inicial, 2 um aditamento e 3 um aditamento final a contento.
    Enfim comparado com os anos em camaras como sintra por exemplo, a coisa até se resolveu em tempo razoável, e mesmo a tal triu agravada se resolveu a contento.
    Portanto cada caso é um caso, e para que conste, um processo meu aqui tambem de um user do forum, metido na camara de Cascais uns meses depois, embora com os tais prazos "alargados" da máquina burocrática, foi aprovado á primeira a arquitetura e sem espinhas em tempo razoável.
    Faço aqui este testemunho pois de uma forma ou de outra ( mais publico ou em privado) aqui no fórum sabe-se que fui eu o arquiteto desses dois users.
    caso seja preciso esclarecer algum mais algum detalhe destes dois processos estou disponível para o fazer, tanto mais que são processos que menciono na minha apresentação profissional.
    Concordam com este comentário: Flavita
  8.  # 28

    O melhor é falar com o técnico camarário.
    O importante não é só verificar se está, ou não, em AUGI. É saber qual a fase em que está o processo.

    Se não lhe disseram nada na autarquia, porque se levantou esta questão?

    Não precisa de fugir das augis, tem é que se informar devidamente.
  9.  # 29

    A mim ninguém me disse nada na câmara, mas o técnico também não me pareceu muito disposto a dizer muita coisa. A questão foi levantada porque vejo tanta gente com problemas por causa de AUGI aqui no forum que queria perceber se o terreno que estou a pensar comprar está inserido numa coisa dessas ou não. Tal como disse eu não percebo muito disto, pensei que poderia haver um sítio onde podia encontrar isso facilmente, mas estou a ver que não e o melhor é voltar a ir à câmara para depois não aparecerem taxas surpresas.

    O que eu sei do terreno é que é uma parcela de terreno destinada às construção urbana e que o índice de construção é o ER5 (0.6m2/m2) e desses 0.6, é permitido 0.4 acima da cota de soleira e 0.2 abaixo. Sei que não está loteado nem em processo de loteamento. Já tem água e saneamento mas não tem instalação elétrica, ou seja vou ter que pagar pelo ramal da eletricidade. Isto foi o que me disseram na câmara, ou seja nem sei se faz sentido se enquadrar para ser uma AUGI, pk muito sinceramente ainda nem percebi muito bem o conceito. Disseram-me ainda que tinha que pagar umas taxas de urbanização que seriam muito provavelmente inferiores a 2000€, também não conseguiam saber muito bem sem o projeto.

    Resumindo é isto 😁 sei que se calhar não podem ajudar muito mais, mas obrigado.
  10.  # 30

    Como que diz, não é nada provavel que esteja inseriso numa AUGI. Confirme, porém.
  11.  # 31

    existe regulamentarmente um requerimento que se faz á camara a solicitar a classificação e as condicionantes para determinado parcela ou lote de terreno.
    não lhe sei é dizer camara a camara qual o prazo em que respondem. atenção não é PIP ( pedido de informação prévia) é um requerimento apenas.
  12.  # 32

    Ok, obrigado. Vou tentar marcar reunião novamente na câmara com um outro técnico para ver se fico esclarecido em relação a isso.

    Obrigado mais uma vez. Depois vou dando notícias.
  13.  # 33

    Chama-se Direito à Informação.


    Colocado por: marco1existe regulamentarmente um requerimento que se faz á camara a solicitar a classificação e as condicionantes para determinado parcela ou lote de terreno.
    não lhe sei é dizer camara a camara qual o prazo em que respondem. atenção não é PIP ( pedido de informação prévia) é um requerimento apenas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 34

    https://geocascais.cascais.pt
    Depois selecione em temas > Município > Urbanismo > Planteamento > Áreas Urbanas de Génese Ilegal

    Pode visualizar no mapa todas as áreas augi do concelho de Cascais
  15.  # 35

    Se bem percebi, o terreno é em Braga.


    Colocado por: kunashttps://geocascais.cascais.pt
    Depois selecione em temas > Município > Urbanismo > Planteamento > Áreas Urbanas de Génese Ilegal

    Pode visualizar no mapa todas as áreas augi do concelho de Cascais
  16.  # 36

    Marco1,
    Só agora reparei nesta mensagem.

    Cada caso é mesmo um caso, é bem verdade.
    Sim, tudo o que diz respeito a augi's tem que ser analisado com cuidado e há muitas nuances.
    Podem existir loteamentos posteriores dentro das augis's.

    Aqui no fórum, a mais das vezes, só temos um conhecimento parcial dos casos, pelo que me parece sensato emitir opinião com parcimónia.
    De facto, o exercicio da nossa actividade comum carece cada vez mais de uma maior defesa com o consequente aumento burocrático, quer no relacionamento camarário quer como próprio cliente - infelizmente.



    Colocado por: marco1Adro

    o arquiteto do caso da Flávia fui eu
    uma prova que cada caso é um caso foi este.
    claro que há PDm a consultar, agora quando por magia da camara TENS um lote de terreno numa área de augi ( com loteamento regularizado) mas que esse lote de terreno por sua vez já resulta de é de um processo de loteamento posterior ao da augi, ou seja ele ser originado por um processo próprio de um loteamento de dois lotes posterior á augi e com o seu próprio alvaráe tens uma gestora de processo ( técnica senior da camara) que apos duas reuniões te diz que as regras são estas e aquelas ?? fazes o quê ? cumpre com essas regras.
    E se não sequencia disso essa técnica é afastada deste processo e decidem internamente outra coisa e vais para ao mais "terrivel" técnico da camara que implica com o mais infimo pormenor em que até te diz que a sul tens um vizinho com 3 andares ( rc, 1ºandar, e terraço murado) de construção encostados ao teu lote e te diz que o teu muro de 2. 1 de altura encostado a isso, está a criar um onus a esse vizinho...fazes o quê? cumpres em tempo recorde e todas as exigencias e aditas rapidamente mas encalhas com esse técnico e uma máquina camarária que estica os prazos ao máximo dos máximos. portanto 1 processo inicial, 2 um aditamento e 3 um aditamento final a contento.
    Enfim comparado com os anos em camaras como sintra por exemplo, a coisa até se resolveu em tempo razoável, e mesmo a tal triu agravada se resolveu a contento.
    Portanto cada caso é um caso, e para que conste, um processo meu aqui tambem de um user do forum, metido na camara de Cascais uns meses depois, embora com os tais prazos "alargados" da máquina burocrática, foi aprovado á primeira a arquitetura e sem espinhas em tempo razoável.
    Faço aqui este testemunho pois de uma forma ou de outra ( mais publico ou em privado) aqui no fórum sabe-se que fui eu o arquiteto desses dois users.
    caso seja preciso esclarecer algum mais algum detalhe destes dois processos estou disponível para o fazer, tanto mais que são processos que menciono na minha apresentação profissional.
 
0.0217 seg. NEW