Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá
    ando a fazer o esboço da minha futura casa uma vez que me encontro neste momento a procurar um terreno para construcção.
    Pretendo uma casa cave+r/c+1º+sotão, de forma a aproveitar as diferenças térmicas ao longo da casa imaginei oseguinte:
    colocar um sistema de ventilação que no verão retira-se o ar mais fresco da cave e injecta-se na restante casa, essencialmente no sotão e aproveitar a movimento de descida do ar mais frio, permitindo assim arrefecer a casa.
    no inverno com o auxilio de um painel solar a ar homemade no telhado aquecer o ar e injectá-lo na restante casa, essencialmente na cave e assim aproveitar o movimento ascencional do ar.
    Todo as saidas estarão equipadas com ventiladores, e no sotão e cave com ventiladores de dois sentidos.

    O que acham !!! Alguem já testou um sistema semelhante?
  2.  # 2

    Penso que o que pretende é algo parecido com os sistemas implementados na casa passiva:

    https://forumdacasa.com/discussion/5074/casa-passiva/#Item_43

    Um dos equipamentos que tem uma função parecida é o de Ventilação com Recuperação de Calor:

    http://www.paul-lueftung.net/index_en.php4?SID=a3meprbipi7htj5bfusm1gbno3

    Poderá também adicionar um tubo de entrada de ar que passa debaixo de terra e entra na cave para poder estabilizar a temperatura à entrada de casa. Pesquise por HRV (Heat Recovery Ventilation) no google e verá algumas opções.

    Cumps
  3.  # 3

    Boas,

    Acho que isso é muito bonito no papel mas não me parece que produza efeito quando mais precisa dele. Mas o conceito de conforto é sempre subjectivo.
  4.  # 4

    penso que em teoria funciona e na práctica penso que seja complemento ao sistema de aquecimento/arrefecimento

    sendo a cave enterrada, a sua temperatura de verão será bem refrescante
    o mais difícil será arranjar ventiladores que funcionem para os dois lados.
  5.  # 5

    Boas,

    Como complemento estou de acordo. Mas se comparar a efectividade desse sistema face p.e. a um AC parece-me que o trabalho do 1º será desprezável.

    Uma coisa é a cave ser fresca, outra é conseguir transferir o calor de toda a casa para a cave de modo a tornar a casa bem mais fresca.

    Não percebi a ideia dos ventiladores que funcionam para os dois lados. Para quê?
  6.  # 6

    j-r-m-c

    isso é uma teoria mas teria que resolver muitos pormenores tais como garantir a qualidade desse ar que vem da cave por exemplo.
  7.  # 7

    Colocado por: electraoPenso que o que pretende é algo parecido com os sistemas implementados na casa passiva:

    https://forumdacasa.com/discussion/5074/casa-passiva/#Item_43

    Um dos equipamentos que tem uma função parecida é o de Ventilação com Recuperação de Calor:

    http://www.paul-lueftung.net/index_en.php4?SID=a3meprbipi7htj5bfusm1gbno3

    Poderá também adicionar um tubo de entrada de ar que passa debaixo de terra e entra na cave para poder estabilizar a temperatura à entrada de casa. Pesquise por HRV (Heat Recovery Ventilation) no google e verá algumas opções.

    Cumps


    esses tubos têm a desvantagem de trazerem lixos e terras para dentro de casa, até ao dia em que ficam completamente tapados...
  8.  # 8

    Colocado por: Juziel

    esses tubos têm a desvantagem de trazerem lixos e terras para dentro de casa, até ao dia em que ficam completamente tapados...


    q disparate...
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    Colocado por: Juziel

    esses tubos têm a desvantagem de trazerem lixos e terras para dentro de casa, até ao dia em que ficam completamente tapados...


    q disparate...


    No INETI discordam de si...
  10.  # 10

    ...LOLOL.... pois os deles possivelmente não têm pré-tratamento do ar... uns filtros de particulas são sempre necessários...
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas...LOLOL.... pois os deles possivelmente não têm pré-tratamento do ar... uns filtros de particulas são sempre necessários...


    Colocado por: Pedro Barradas...LOLOL.... pois os deles possivelmente não têm pré-tratamento do ar... uns filtros de particulas são sempre necessários...


    Naturalmente que existem filtros, da mesma maneira que não existem filtros eficazes a 100%.
    No INETI têm um edifício onde o arrefecimento é feito pot "ventilação arrefecida", com ar proveniente de poços abertos no terreno, a profundidade tal que seja possível captar esse ar fresco. Eu estive lá e senti a eficácia do sistema, que realmente é muito boa, mas eles depois disseram que a sujidade era um dos inconvenientes do sistema. Eu não sou expert na matéria, mas eles, no INETI, são. Por isso, fica o testemunho - vale o que vale.
  12.  # 12

    Se repararmos no sistema do link paul lueftung... o sistema é bastante mais elaborado q o do INETI ( nunca vi ao vivo.. só li)....
      masterlay_start_topc_6.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasSe repararmos no sistema do linkpaul lueftung... o sistema é bastante mais elaborado q o do INETI ( nunca vi ao vivo.. só li)....


    Sim, de facto o sistema parece eficaz, mas, tal como o do INETI, só durante a exploração poderão ser aferidas eventuais deficiências do mesmo.
  14.  # 14

    Colocado por: nunoneiva75Boas,


    Não percebi a ideia dos ventiladores que funcionam para os dois lados. Para quê?


    no sotão
    qd ventila está a puxar o ar fresco da cave
    qd extrai está a retirar o ar quente do sotão para a cave

    a minha ideia é maximizar o fluxo de ar
    mas penso que vou instalar na minha casa, tb não ficará muito caro.
    Já agora recomendam que tipos de tubo?? PVC ???
  15.  # 15

    nunca ninguem aplicou este sistema?? ou algo semelhante???
  16.  # 16

    Sim já...

    mas esse tipo de sistemas e aplica-los depende muito de situação para situação, porque o fácil mesmo é ter a ideia, mas nem sempre o que se quer se pode ter, dentro de uma serie de condicionantes, que vão fazer com que o sistema resulte ou não. ou ate mesmo resultar mas não compensar, pelo seu minimo rendimento.

    mas sim, existem sistemas desse tipo a funcionar!
    • drmj
    • 1 fevereiro 2011

     # 17

    Caro # j_r_m_c

    gostaria de saber se acabou por fazer a sua ventilação da cave para o sotão.
    Isso é parecido com a ventilação mecanica controlada fluxo duplo: há recuperação da energia do ar que circula.

    http://www.daikin.pt/product/for-your-home/ventilation/default.jsp?singleprv=VAM-FA&layout=deta
 
0.0193 seg. NEW