Iniciar sessão ou registar-se
    • migl
    • 31 agosto 2018 editado

# 1

Boa tarde,

Tenho uma propriedade em Oeiras que o muro existente está "podre" é bastante antigo feito em pedra e queria recuperar ou fazer novo.

O muro em questão tem cerca de 50 metros de comprimento e cerca de 1.8 metros de altura.
    https://ibb.co/bJ3vsz

Noutra Lateral do terreno tem uma frente de muro em tijolo com 60 metros onde há zonas que até caiu, este está a suportar terras do terreno que é um pouco inclinado.
    https://ibb.co/mghiee

Pela vossa experiência qual a opinião? Tenho ideia de que refazer irá necessitar de bastante mão de obra, será que compensa fazer novo? E em termos de durabilidade? Em pedra compara-se com tijolo?

Já agora pelo simulador de preços dá um valor de 55.36 euros por metro linear com mão de obra incluida, este valor está correcto?
    http://www.geradordeprecos.info/obra_nova/Infra-estruturas_no_logradouro/Vedacoes/Muros/UVM010_Muro_de_alvenaria_para_vedacao_de_t.html

Obrigado,

Miguel
    • migl
    • 31 agosto 2018 editado

# 2

Tentei colocar as fotos mas não aceitou
  1.  # 3

Consegue-se ver as duas fotos colocadas.

Que tamanho tem a propriedade?
    Murar uma propriedade é sempre dispendioso.
    Fazer vedação sai mais em conta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migl
  2.  # 4

Recuperar o muro, em termos patrimoniais fica e mantém isso de uma forma correta, valorizando o seu imóvel. possivelmente a´te pode ficar mais em conta, depende do estado e do que for necessário refazer. ou desmachar para refazer. A utilização de tecnicas e materias adequadas e compativeis com essa alvenaria ordinária de pedra é fundamental. Não pode meter aí um qq pato bravo a assentar bloco de cimento, argamassa de cimento e tinta plásticas...

Se for efectuar a demolição e refazer o muro, ir«a necessitar de projectos e licenças... Só os custos com o deposito de entulhos...!!! eu recuperaria o dito.
    Fazer um muro desses actualmente com as tecnicas empregues é uma pequena fortuna... não sabe o pequeno tesouro ( e ainda assim despesa) que aí tem ;)
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 5

Concordo com o Pedro Barradas.
    O ideal é recuperar o muro. Valoriza a propriedade.

Ainda vai ser um investimento. Quantos metros sao?
    Concordam com este comentário: Costa53
    • migl
    • 4 setembro 2018

# 6

O muro tem cerca de 100m. Mas está mauzinho, o que ainda nao caiu está quase a cair... alguem daqui faz este tipo de trabalhos? Ou conhecem alguém que possam aconselhar? Obrigado
  4.  # 7

Tenho um problema que preciso da vossa ajuda.
    Tenho um muro feito com 50 m por 5 m onde tenho um jardim no lado interior quase à face do topo do muro.
    Fizeram o muro (com blocos) por cima de outro existente (+- 2,5 m altura) com umas sapatas e "escoras" em Betão para o interior mas não colocaram qualquer tipo de drenagem.
    O muro agora está a ceder na emenda dos 2 muros (com o peso da terra e águas).

Posso fazer, ou como fazer, furos no muro e colocar tubos para escoar algumas águas sem ter que estragar o jardim(tem sistema de rega)?

Agradeço toda a ajuda vinda dos amigos.

Obrigado
  5.  # 8

Meta aí umas fotos.
    Não se consegue perceber se está em causa a estabilidade do muro.
    De qualquer maneira, para já, de forma a aliviar a pressão pode e deve prever tubos bueiros. Fale com um pedreiro. De preferência quem executou o muro.

0.0111 seg. NEW