Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ZeMac86

    A área de implantação não necessariamente que ter este formato. Vi outro levantamento fotográfico em que o "L" estava invertido. Mas teria sempre que deixar 5m para a estrada.

    Sou um leigo... Em que medida a orientação da área privada para norte influencia o imóvel? Pouca luz natural?


    Leia-se levantamento topográfico
  2.  # 22

    Colocado por: JoelM

    "Consegue" escolher um arquiecto e entregar-lhe o trabalho!


    E também consigo montar uma tenda e acampar lá. Não era bem essa a questão :)
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 23

    Colocado por: ZeMac86Sou um leigo... Em que medida a orientação da área privada para norte influencia o imóvel? Pouca luz natural?


    sim, se reparar portugal está um pouco acima do equador, pelo que sol aparece a nascente, vai-se durante o dia aparece pelo sul, e ao fim do dia fica a poente. o norte apanha sempre pouca luz solar, o que torna esse zona da casa mais fria e humida.

    não havendo regras rigidas, tenta-se colocar garagens, wc's ou cozinhas a norte, pq são zonas onde passamos menos tempo. os quartos ficam sempre bem a nascente. quando vamos nos deitar já é de noite, mas é bom acordar de manha com o sol a bater no quarto. A sul e ponente tenta-se colocar as zonas sociais com as salas.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZeMac86
  4.  # 24

    Colocado por: ZeMac86Sou um leigo... Em que medida a orientação da área privada para norte influencia o imóvel? Pouca luz natural?


    Correcto. Idealmente as zonas comuns devem estar orientadas a Sul ou Oeste para maximizar a luz natural, o que vai reduzir necessidades de aquecimento e de electricidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZeMac86
  5.  # 25

    Compreendido, obrigado. Também é o mais barato, algum motivo para isso tinha que ter :)
  6.  # 26

    Colocado por: ZeMac86Caríssimos, muito boa noite a todos!

    Quero antes de mais agradecer todas as vossas contribuições e depois tentar ressuscitar este tópico com algumas novidades.

    Dos 3 terrenos que apresentei, estou mais próximo de fazer negócio com o "terreno 1", assim vou deixar aqui a planta que me foi facultada e uma foto do streetview do dito terreno (apesar de que a imagem já nao é muito actual).

    Terreno 1 Planta

    Terreno 1 Foto

    O terreno tem 773m2, 214m2 de área de implantação, posso de água (não sei se é potável), saneamento, caixas de electricidade e água.

    Que é que eu consigo fazer com isto?

    Aguardo as vossas opiniões/analises! ;)
    a minha única pergunta é se é obrigatório cumprir com essa implantação.
    E mesmo que seja, dá sempre para alterar os poligonos de implantação. é uma questão de submeter apenas mais uma papelada. O custo de uma alteração não é assim tão significativo. O lote, podia ser melhor, mas tb podia ser pior. o que não quer dizer que seja mau de todo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZeMac86
  7.  # 27

    Acho que é possivel, ainda assim, fazer um projecto bem orientado neste terreno.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZeMac86
  8.  # 28

    Entretanto usei um simulador de exposição solar que descobri aqui no forum (sempre a aprender)

    http://suncalc.net/#/41.6364,-8.3511,18/2018.09.21/15:46

    e realmente, a casa praticamente só teria sol directo do lado da estrada. Simulando no inverno o cenário piora. Tendo em conta que a região que é, o conforto no inverno é uma questão importante.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 29

    Colocado por: ADROatelierAcho que é possivel, ainda assim, fazer um projecto bem orientado neste terreno.
    Concordam com este comentário:antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ZeMac86


    Que passaria por ter os quartos e área de lazer do lado da estrada, certo?
  10.  # 30

    Colocado por: ZeMac86Que passaria por ter os quartos e área de lazer do lado da estrada, certo?


    o que nem pode ser critico em algumas zonas mais rurais, em que as estradas são pouco movimentadas.
  11.  # 31

    é verdade, nós cá no minho temos de saber aproveitar bem o sol. Se vc imaginar bem ou conhecer alguma (pois deverá conher) casa de lavoira há-de reparar que são orientadas de forma a aproveitar ao máximo a exposição solar.

    hoje em dia não é menos importante, até porque corrigir isso com meios mechânicos (aquecimento e/ou arrefecimento) custa dinheiro.

    no entanto, mesmo assim,p penso que se pode encontrar soluções com esse terreno. mas se houver um melhor...

    pense no beneficio custo, de um terreno com melhor exposição solar a longo prazo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 32

    Colocado por: ZeMac86Que passaria por ter os quartos e área de lazer do lado da estrada, certo?
    os quartos, são as zonas que menos interessam ter uma orientação a sul. vc praticamente só os usa de noite. para esses, interessa mais ser nascente ou poente. (depende um pouca de pessoa para pessoa. uns gostam de luz pela manhã, outros detestam luz pela manhã...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 33

    Virava as zonas sociais a Oeste e estudava uma boa solução para a frente da casa.
    Quartos a nascente. Recuava a casa o mais possível.
    A nova habitaçao nao tem que ser "quadrada/rectangular".
    Tenho para mim que, às vezes, dos contrangimentos existentes até saem melhores projectos porque se é solicitado a pensar mais e melhor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 34

    Colocado por: ADROatelierTenho para mim que, às vezes, dos contrangimentos existentes até saem melhores projectos porque se é solicitado a pensar mais e melhor.
    Verdade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
 
0.0217 seg. NEW