Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Passo a descrever a situação que se está a passar comigo para receber algum aconselhamento e como forma de avisar as pessoas que possam estar/vir a estar na minha situação.

Decidi por há venda uma apartamento na Zona Centro em várias imobiliárias por ter alguma pressa na venda do imóvel para realizar um investimento. Comecei com um preço de cerca de 95mileuros e ao fim de 2 meses como estava a ficar com pouco tempo para o investimento, decidi baixar o preço para um valor de cerca de 90mil que estava muito próximo das ofertas recebidas.
    No final de Julho recebi uma proposta de uma imobiliária por um valor inferior e decidimos reunir na imobiliaria para negociar e avisamos que só baixavamos o preço de venda do imóvel, se a imobiliária também diminui-se a sua comissão celebrada em contrato de angariação, pedi para estar o possível comprador, mas apenas estava uma mediadora e uma folha de reserva com um cheque, foi nos proposto um valor que resultava da redução da comissão imobiliária de um valor+iva para menos um valor de comissão menos 1000euros.
    Acabamos por assinar o contrato de reserva que não tinha fazia referencia à data/prazo para realização de contrato de compra e venda ou escritura e que no caso de desistir do negocio os vendores tinham de duplicar o valor de cheque que não nos foi entregue e ficou na imobiliária.
    Como era o primeiro contrato de reserva que assinamos não tivemos a noção que mesmo não celebrando um contrato de promessa de compra e venda este contrato de reserva servisse com tal.
    Bastou no dia seguinte conversar com as outras imobiliárias, e fomos alertados para o fato do contrato de reserva não ter um data de fim e que o valor da comissão que a imobiliária nos propôs não estar escrito.
    Telefonei no dia seguinte a informar verbalmente a mediadora desses dois fatos e que ou se passava diretamente para um contrato CPCV em 3 semanas ou teria de se colocar duas adendas ao contrato de reserva, uma a dizer que o prazo para celebração de CPCV era 3 semanas e que a comissão imobiliaria proposta não era a do contrato de angariação mas sim a que me tinha sido proposta. Enviei toda a documentação para o comprador poder fazer o credito bancário.

Aguardei 3 semanas e ao fim de 3 semanas pedi para reunir com a mediadora e com o gestor comercial para pedi explicações, para a demora na realização de um contrato promessa de compra e venda e foi me dito que o comprador ainda aguarda autorização de crédito (COMPRADOR ESSE QUE AINDA NÃO VI). E continuo sem ter a comissão imobliaria proposta em nenhum documento, esta continua verbal. E avisei que não queria que a venda se regesse por aquele contrato de reserva, sem ter uma data de prazo e a nova comissão imobiliaria por escrito a venda não se podia efetuar.

O que fazer nestes casos?

Rescindir o contrato de forma unilateral com a imobiliária porque não tornou escrita a comissão proposta para que nós também baixasse-mos o valor de venda ?

Fazer reclamação da situação á impic.pt DECO e PORTAL DA QUEIXA
    Ter de aguardar quando for marcado contrato promessa de compra e venda ou escritura e vender o imóvel por uma das comissões(a que está na angariação ou a verbal) para não ter de me sujeitar a pagar o dobro do cheque reserva??
    Ignorar esta situação e vender o imovel a outro interessado noutra imobiliaria caso apareça?

Outro ponto que queria levantar nesta discussão é o fato de ser possível assinar um documento sem receber um tostão e ter de devolver o dobro do que não recebi caso desista da venda (imagine que já não necessito vender, um problema de saúde ou familiar) para isso não ter de ser um documento reconhecido por notário ou conservatória?

Agradeço as vossas opiniões sobre o melhor a fazer.

Obrigado
  2.  # 2

Não consigo perceber estes negócios... eu sou compradora. Assinei um CPCV junto com os vendedores da casa, no mesmo dia, à mesma hora, com direito a despedida e beijinho de boa sorte para que tudo corresse bem. Transferi diretamente para a conta da vendedora horas antes da assinatura do CPCV o sinal acordado entre as duas partes. A imobiliária nem cheirou esse dinheiro... Não percebo estas situações em que há compradores que deixam reservas na imobiliária, deixando tanto comprador como vendedor à mercê de regras pouco claras... No nosso caso foi simples, sinal junto com a vendedora, se ela desistir duplica o valor, se eu desistir perco o valor. Simples.

Não sei tbm que tipo de datas tem no seu caso, mas no meu caso tou quase a ter que ir chorar à porta do notário para me marcarem a escritura, já está tudo a postos do lado do banco, mas são taaaantas pessoas a pedir CH que isto anda atrasado, mais férias e greves ao meio, estou no fim do meu prazo do CPCV... só falta o raio da escritura, a ver se a vendedora não se cansa... Portanto na minha opinião, e partindo do principio que existe mesmo esse comprador tenha paciência e aguarde um pouco; em breve concerteza terá noticias de que foi tudo aprovado e verá a sua casa a ser vendida sem chatices. Não faça qualquer queixa ainda, dê a si mesmo um prazo, por exemplo 3/4 semanas, pra ter notícias.
    • size
    • 3 setembro 2018

# 3

cplcsf

Podemos saber o nome da imobiliária ?

0.0106 seg. NEW