Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: CMartinEstão mais até a discutir funcionalidades (e/ou utilidades) e fluidez.
    correcto
  2.  # 182

Colocado por: CMartinoutra coisa é impor minimalismos com a desculpa do funcional e limpo.

Colocado por: CMartin
    Estão mais até a discutir funcionalidades (e/ou utilidades) e fluidez.

Colocado por: antonylemoscorrecto

Ainda assim..,.

Quando é que foi ensinado aos arquitectos que apenas o simples é belo ? Que não pode haver um devaneio do romantismo nessas atitudes agora tão estudadas ao tostão furado? Um corredor aparentemente desnecessário não pode trazer uma outra fluidez à casa que não existiria sem ele ? Porque razão o percurso não pode ser um pouco mais rebuscado do que o a direito, apenas porque não somos robots ?
  3.  # 183

Colocado por: CMartinQuando é que foi ensinado aos arquitectos que apenas o simples é belo ?
    que me lembre nunca, aliás não me lembro de essa palavra em qq das aulas práticas.. era muito usada nas aulas de historia da arquitectura em conjunto com a palavra esbelto.

Colocado por: CMartinUm corredor aparentemente desnecessário não pode trazer uma outra fluidez à casa que não existiria sem ele ?
    pode, mas este não é um desses casos.
  4.  # 184

Qual a grande questão em ter-se um anexo à casa, neste caso apenas diferente pois pertença à própria casa mas que sirva função secundária (sala convívio e lúdica/wc)?
    A despensa não pode até vir a ser nobre, em madeira genuína, e os convidados por ela passarem, se assim se quiser (?)

Tudo isto põe em causa precisamente o quê a vosso ver ?
    A planta que aqui está, está personalizada é verdade, o que não significa que esteja disfuncional, não está, há fluidez e passagem lógica entre as divisões, sem atravancos ou indecisões de vivências pessoais desta família em particular. E bem interpretada de materiais, tem boas pernas para andar.
  5.  # 185

Sorry, god! My bad :D

pauloagsantos...mas não se esforçou por melhorar então apenas a questão do escritório?

Que raio... a casa pode ser tudo o que a Cmartin diz e mais um par de poemas bonitos, mas algum esforço para ver o lógico, que é imaginar a coisa construída... Já pensou na falta de luz, claustrofobia e ideia labirintica que dois corredores paralelos dão?
  6.  # 186

Colocado por: CMartinA despensa não pode até vir a ser nobre, em madeira genuína, e os convidados por ela passarem, se assim se quiser (?)

poder até pode... se o forum fizer uma vaquinha.

mas o mais provável levar um MDF qualquer para ficar mais em conta, mas está fora de questão ficar apenas umas prateleiras com tudo à mostra
  7.  # 187

Colocado por: DR1982A cidade onde vivo tem uma igreja desenhada por esse senhor

Marco de Canavezes?
    Concordam com este comentário: DR1982
  8.  # 188

Colocado por: JotaPJá pensou na falta de luz, claustrofobia e ideia labirintica que dois corredores paralelos dão?

Isso não é assim tão linear. Dependende de como jogar esses corredores. Porque razão diz que inevitavelmente trarão falta de luz, claustrofobia e labirinto ? É isso que vê nos corredores ? Os corredores têm um função e aquele está a dividir privado do social, duma forma inusitada que até pode ser considerada de forma mais artística, do que apenas ser um corredor.
  9.  # 189

Colocado por: JotaPJá pensou na falta de luz, claustrofobia e ideia labirintica que dois corredores paralelos dão?
    eu ficava-me pelo desperdício de espaço...

hj a Cmartin está a fazer advocacia para o diabo. ;)

Colocado por: CMartindo que apenas ser um corredor.
    exacto, são dois
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, DVilar
  10.  # 190

Colocado por: CMartin
    Isso não é assim tão linear. Dependende de como jogar esses corredores. Porque razão diz que inevitavelmente trarão falta de luz, claustrofobia e labirinto ? É isso que vê nos corredores ? Os corredores têm um função e aquele está a dividir privado do social, duma forma inusitada que até pode ser considerada de forma mais artística, do que apenas ser um corredor.

São dois e isso faz toda a diferença... e isso tem solução, basta o DO querer...agora se não quer...

Mas até digo mais, eu por exemplo se calhar não tirava o ponto de calor do canto...
  11.  # 191

Colocado por: antonylemoseu ficava-me pelo desperdício de espaço...

O que para si pode ser desperdício de espaço útil, pode representar ganho de privacidade das divisões que se querem resguardadas. Como prioritizar ou com que direito prioritizar essas necessidades - área útil versus privacidade ?

Queria anexar o corredor à sala ? É esse o ganho, área útil de sala ?
      planta2.png
  12.  # 192

Uma questão pertinente, a implantação está limitada? Ou está assim porque sim?

Porque não transformar em L, juntando a garagem com a sala extra, e a despensa poderia passar a uns móveis e prateleiras nesse próprio espaço.
    A casa em U tem trabalho (€€€) no telhado sem grande mais-valia.

O quarto também deve ganhar profundidade, 2,9m numa casa nova não faz muito sentido.
    Na minha estava originalmente com 3m e passamos para 3,3m.
  13.  # 193

Colocado por: JotaPeu por exemplo se calhar não tirava o ponto de calor do canto...

Naquele sítio, irá ter um chaminé enorme, pois es´ta junto do beirado, além da correnteza de água que irá apanhar a dita.
    naquele local, irá desperdiçar energia para o exterior, ao inves de a libertar para o interior da casa. E a sala precisa de ser re-arrumada/ pensada.
    Concordam com este comentário: CMartin
  14.  # 194

Colocado por: Pedro BarradasNaquele sítio, irá ter um chaminé enorme, pois es´ta junto do beirado, além da correnteza de água que irá apanhar a dita.
    naquele local, irá desperdiçar energia para o exterior, ao inves de a libertar para o interior da casa. E a sala precisa de ser re-arrumada/ pensada.

Isto sim, tem que ser alterado, é indiscutivelmente prejudicial a lareira de canto.
    Tal como o telhadinho por baixo do outro, esteticamente indiscutivelmente prejudicial e sem ganho nenhum.
    O espaçamento entre cama e parede no quarto de casal, de acordo, sem vantagem nenhuma ser tão estreito.

O resto, todos, perfeitamente aceitável e discutível só porque sim.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  15.  # 195

Por mim, pauloag, siga com o projecto para a frente, com ressalva desses 3 pontos que mencionei que a meu ver entregue à sua arquitecta (não será um novo projecto de todo, apenas rever esses).
    Se quiser ajuda a escolher cores e materiais para os interiores por exemplo terei todo o gosto em dar sugestões aqui no seu tópico.
  16.  # 196

Colocado por: Pedro Barradas
    Naquele sítio, irá ter um chaminé enorme, pois es´ta junto do beirado, além da correnteza de água que irá apanhar a dita.

É daquelas coisas que entendo e aceito bem... aqui o que me choca é que existe terreno, existe espaço, aparentemente orçamento e insiste-se em construir algo com questões que parecem nascer de limitações... que não existem.
  17.  # 197

Colocado por: JotaPaqui o que me choca é que existe terreno, existe espaço, aparentemente orçamento e insiste-se em construir algo com questões que parecem nascer de limitações... que não existem.

Exacto, era um projecto novo...
  18.  # 198

E já agora, qual o ganho de ter a casa em U? Faria a mesma pergunta se fosse em L, caso não o entendesse pela planta.
  19.  # 199

Colocado por: JotaPE já agora, qual o ganho de ter a casa em U? Faria a mesma pergunta se fosse em L, caso não o entendesse pela planta.

quando tiver tudo pronto, coloco aqui a implantação, existe pormenores do terreno que não disse. afinal não podem saber de tudo
  20.  # 200

Colocado por: pauloagsantosmas o mais provável levar um MDF qualquer para ficar mais em conta, mas está fora de questão ficar apenas umas prateleiras com tudo à mostra

E o mdf resulta muito bem.

0.0610 seg. NEW