Iniciar sessão ou registar-se
    • CatG
    • 4 setembro 2018

     # 1

    Boa tarde. Qual a melhor maneira de proceder à determinação exacta da área de uma propriedade, para efeitos de registo? Obrigada.
  1.  # 2

    A melhor forma é pedir a um profissional credenciado para lhe fazer um levantamento topográfico, isto assumindo que se trata de um terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatG
    • CatG
    • 4 setembro 2018

     # 3

    Colocado por: fredcunhaA melhor forma é pedir a um profissional credenciado para lhe fazer um levantamento topográfico, isto assumindo que se trata de um terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CatG


    Trata-se de um prédio com 3 pisos. A que tipo de profissional devo então recorrer?
  2.  # 4

    Colocado por: CatG

    Trata-se de um prédio com 3 pisos. A que tipo de profissional devo então recorrer?


    Em princípio o mesmo profissional (topógrafo) será capaz de fazer o levantamento do prédio existente, interior e exterior, e desenhar as plantas do edifício em conformidade.

    Existem alguns que fazem o levantamento com a tecnologia "laser-scanning", que é útil quando se pretende um maior detalhe do existente para por exemplo se fazer um projecto de reabilitação. No entanto o custo é superior devido ao maior volume de trabalho envolvido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatG
  3.  # 5

    Arquitecto/Engenheiro também fazem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatG
  4.  # 6

    Colocado por: ADROatelierArquitecto/Engenheiro também fazem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CatG

    A câmara municipal exige um termo de responsabilidade assinado pelo topógrafo.
  5.  # 7

    Não precisa de topografo se não for terreno. Segue com termo de responsabilidade do arq/eng.

    Algumas câmaras nao exigem o termo do topógrafo especificamente.
  6.  # 8

    Ok!

    No meu caso era o levantamento do existente de um pequeno edifício.E frente de rua.
    A arquiteta responsável pelo projeto não fazia,tive de chamar um topógrafo.Eles têm equipamentos profissionais próprios.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  7.  # 9

    Faço sempre levantamento dos meus trabalhos. É a base de tudo.
    Para topografia de terrenos peço a um topógrafo.
    Alguns levantamentos de fachadas também agiliza o trabalho.
  8.  # 10

    Hoje em dia, não dispenso a contratação/ apoio de topografia, mesmo que seja somente um edificio. Planimetricamente descobrem-se erros, além disso permite executar uma planta de implantação mais acurada, não pode é deixar o topografo que ira efectuar estes trabalhos munido de equipamento GPS... tem de ser através de estação total. E convem que tenha experiencia em edificado... alguns topografos não tem perfil/ sensibilidade para apoio ao levantamento de arquitectura.
    Nós aqui também fazemos lev. arquitectónicos... Não entendo como um Arquitecto não disponibiliza um serviço desses!!?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatG
  9.  # 11

    Há arquitectos que não tiram medidas. Também não compreendo.
  10.  # 12

    Há dentistas que não fazem higienização oral, ortodontia ou endodontia...
    Delegam competências...
  11.  # 13

    Colocado por: Palhava
    Delegam competências...

    Certo... eu muita vezes também não preciso ser eu a fazer o serviço, sub-contrato colaboradores... Mas se o serviço for para ter continuidade para projecto.. nada como ser o Autor de arquitectura a acompanhar esses trabalhos... aprende-se muito sobre o edifício - fundamental para o projecto de arquitectura e na abordagem ao mesmo.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradas
    Certo... eu muita vezes também não preciso ser eu a fazer o serviço, sub-contrato colaboradores... Mas se o serviço for para ter continuidade para projecto.. nada como ser o Autor de arquitectura a acompanhar esses trabalhos... aprende-se muito sobre o edifício - fundamental para o projecto de arquitectura e na abordagem ao mesmo.


    Muitissimo de acordo.
  13.  # 15

    Colocado por: PalhavaOk!

    No meu caso era o levantamento do existente de um pequeno edifício.E frente de rua.
    A arquiteta responsável pelo projeto não fazia,tive de chamar um topógrafo.Eles têm equipamentos profissionais próprios.
    Concordam com este comentário:ADROatelier


    Delegar é oposto a não fazer.
 
0.0178 seg. NEW