Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Tenho 3 terrenos em vista, com características e localizações diferentes. Após 1 ano em pesquisa, filtrei esses 3. Nenhum é perfeito ao ponto de me decidir por ele. Tenho uma preferência mas preciso de ajuda profissional de alguém que me diga "opta por aquele porque isto e aquilo". Prezo muito a exposição solar e tenho favorito um em vista que tem boa exposição desde a luz de início de dia até ao por do sol contudo dizem-me que vale mais um outro que tenho em vista devido à rua em que se situa. Acontece que esse está virado para norte (a frente de casa teria que ficar para sul e a um máximo de uns 10 metros do passeio pelo que toda a área de lazer do terreno de 1200m2 estaria para norte. Também, tem uma casa ao lado com 1 andar o que corta com luz da manhã sobre parte do terreno.
    Bom, nesta fase, o que me aconselham? Um arquitecto? Preciso de alguém que me escolha qual dos 3 com justificação especializada. A questão é que ainda só tenho um rascunho de planta da casa e não me queria comprometer a 100% com um arquitecto pois após comprar terreno poderei querer fazer profunda pesquisa por arquitecto que tenha estilo de acordo com a arquitectura que pretendo e isso levar-me a ter que cortar relação com arquitecto que me apoiou em fase muito prematura na escolha de terreno.
    Agradeço as vossas sugestões.

Obrigado.
  2.  # 2

Há mais coisas que deve ter em conta na compra do terreno para além da exposição solar, como por exemplo a composição do solo que pode aumentar drasticamente o custo das fundações.
    Em que zona são os terrenos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  3.  # 3

O factor mas importante é sempre a localização. Gosta do local? É próximo do seu local de trabalho ou tem boas acessibilidades para tal? A escola dos seus filhos (se tiver ou nos planos contar ter) é próxima? A vizinhança é boa? Numa perspectiva futura caso queira vender mais tarde, o local é apetecível e promissor do ponto de vista imobiliário?

O factor seguinte tão importante é de facto a orientação solar e os edifícios em redor que existem ou podem vir a existir e mais tarde fazer sombra no seu terreno. Usualmente o ideal é ter quartos orientados a Este e zonas comuns a Oeste (apesar de algumas pessoas privilegiaram outra orientação dependendo do uso que dão à casa).

Outras questões como a inclinação do terreno, tipo de solo e o tipo de Arquitectura que pretende edificar também tem influência na escolha.

De que zona é? O ideal é contratar um Arquitecto para analisar consigo os locais e ajudar a perceber as vantagens de cada um. Não tem de se comprometer com o Arquitecto, pode contratar nesta fase apenas este serviço na ajuda do terreno.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  4.  # 4

Consulte um arquitecto apenas para assessorar a escolha do terreno.
  5.  # 5

Para ajudar, consulte FAQ 1 em:
    https://build2being.com/acerca/faqs-2

Verifique ainda se o orçamento que dispõe lhe permite comprar + construir:
    https://build2being.com/servicos/simulador-orcamentos

Colocado por: ADROatelierConsulte um arquitecto apenas para assessorar a escolha do terreno.

Ou ainda, contrate um arquiteto para lhe fazer o projeto e nessa via, ajuda-o na escolha do terreno, sem custos acrescidos!
  6.  # 6

Colocado por: Build2Being
    Ou ainda, contrate um arquiteto para lhe fazer o projeto e nessa via, ajuda-o na escolha do terreno, sem custos acrescidos!
    como assim sem custos acrescidos??!! vc trabalha de borla é?
  7.  # 7

Fazer um projeto não é de borla! Se houver esse compromisso, porque não ajudar o cliente a escolher o terreno?
  8.  # 8

Além disso, escolher o terreno também ajuda a determinar as potencialidades do "estilo" arquitetónico que o cliente pretende.
    É sempre uma mais valia para ambos, acho eu.
  9.  # 9

Deixo aqui endereço com imagens dos 3 terrenos assim como texto para acompanhamento: https://www.dropbox.com/sh/cylcp0vki3uceuz/AAC2nZumZKDBRJPxi_tNXplga?dl=0

Os 3 terrenos são próximos e por isso com idênticas distâncias a escolas, transportes, etc. O solo talvez seja também idêntico. os preços também serão idênticos para os 3.

Pretendemos construir casa térrea.

TERRENO 1
    Tem 1300m2 e está em rua urbanizada, dizem-me (vizinhos na zona) que é um terreno valioso. A rua é bonita, PREENCHIDA POR árvores. No entanto, uma vez que quero casa térrea, tenho nas laterais já construídas 2 casas com 1 piso. A casa a nascente, com uma garagem encostada ao muro do terreno em que fizeram pátio no telhado da garagem (ilegalmente presumo) comprometendo a privacidade para o terreno pois estão literalmente a espreitar por cima do muro para o terreno.
    DESVANTAGENS: FALTA DE PRIVACIDADE, A ÁREA DE LAZER EXTERIOR TERIA QUE FICAR PARA NORTE-NASCENTE-POENTE. LUZ NATURAL A INCIDIR NA CASA EM NASCENTE E POENTE COMPROMETIDA PELA ALTURA DA CASA A NASCENTE E ÁRVORES A NASCENTE/SUL, Também luz de final de tarde comprometida pela altura da casa a poente. garagem/anexo encostado ao muro nascente, fizeram pátio em cima ficando com VISTA para terreno

TERRENO 2 - próximo praia

O 3º terreno tem 2300m2 com 17m2 de frente para rua principal (menor frente que os outros terrenos) mas comprido com pinheiros no final, posso ter casa + mini pinhal no terreno. Não existe construção em altura em nenhum dos lados pelo que garante + luz natural que o terreno 1. não tem problemas de privacidade.
    Desvantagens: zona menos bonita, caminho a nascente, zona de agricultores/lavradores. A frente talvez seja pequena (17m2). a tira de terreno ao lado poente, creio que só poderiam construir em altura na frente, contudo, sem certeza.

TERRENO 3
    Este é o meu favorito com uns 1000m2 tem casa térrea na lateral esquerda(sul) o que é mais valia pois em princípio já não construiriam em altura e ficaria bom boa exxposição solar de sul. Para já, nada está construído a poente pelo que fica com vista desafogada e nada está construído a nascente. Se só construirem casas térreas em redor, ficará com exposição solar muito boa, já verifiquei que recebe luz de início da manhã e luz de final de tarde.
    Desvantagem: a rua tem mais movimento que as dos outros terrenos. A rua não é bonita, zona de agricultura/lavradores
  10.  # 10

Colocado por: Build2BeingFazer um projeto não é de borla! Se houver esse compromisso, porque não ajudar o cliente a escolher o terreno?
    eu nao digo que nao se pode ajudar o cliente a escolher o terreno, mas isso dá trabalho, leva tempo, possivelmente haverão reuniões na CM... esse tempo é que pelos vistos é oferecido.. eu falo por mim, mas para fazer isso tèm de me pagar esse trabalho!

é uma mais valia sim. mas é tempo. eu até posso dar esse tempo de borla se for uma ou duas horitas, mas só se me pagarem o almoço. ou se for aqui ao lado, ou a caminho de outra coisa. agora se tiver de pegar no carro e fazer uma deslocação de propósito para fazer esse SERVIÇO não. falo por mim, mas o que não faltam são profissionais a fazer borlas.
  11.  # 11

antonylemos, não me interprete mal, mas acho que está a complicar.

Porque é que escolher um terreno precisa de uma reunião na câmara?
    Você é técnico, sabe ler e interpretar o PDM, tem a sua própria experiência na construção e planificação. O resto está no local. A não ser que o terreno tenha um projeto aprovado ou um alvará de loteamento pouco esclarecedor, mas tirando isso, as reuniões na CM ficam para o âmbito da elaboração de projeto. (assim entendo eu)

E não precisa de despender horas infinitas, de certeza que se conversar com o cliente ele compreende e agradece.
    É claro que se o terreno for na margem sul do país e eu sou da do Norte, vamos lá ver como é... Até alinho num almoço (bom) se for o caso e... a ver vamos.

Os comentários no fórum são todos de borla, e alguns até têm pesquisa para dar uma resposta mais aprofundada. Já calculou as horas que se despende aqui, a informar, a opinar, a partilhar?

Falo por mim, aqui a questão não é fazer uma borla, não sou apologista do trabalho de borla. Trata-se de prestar e, simultaneamente, angariar um serviço.
    Concordam com este comentário: mysterium
  12.  # 12

Colocado por: mysteriumDeixo aqui endereço com imagens dos 3 terrenos assim como texto para acompanhamento:https://www.dropbox.com/sh/cylcp0vki3uceuz/AAC2nZumZKDBRJPxi_tNXplga?dl=0

Os 3 terrenos são próximos e por isso com idênticas distâncias a escolas, transportes, etc. O solo talvez seja também idêntico. os preços também serão idênticos para os 3.

Pretendemos construir casa térrea.

TERRENO 1
    Tem 1300m2 e está em rua urbanizada, dizem-me (vizinhos na zona) que é um terreno valioso. A rua é bonita, PREENCHIDA POR árvores. No entanto, uma vez que quero casa térrea, tenho nas laterais já construídas 2 casas com 1 piso. A casa a nascente, com uma garagem encostada ao muro do terreno em que fizeram pátio no telhado da garagem (ilegalmente presumo) comprometendo a privacidade para o terreno pois estão literalmente a espreitar por cima do muro para o terreno.
    DESVANTAGENS: FALTA DE PRIVACIDADE, A ÁREA DE LAZER EXTERIOR TERIA QUE FICAR PARA NORTE-NASCENTE-POENTE. LUZ NATURAL A INCIDIR NA CASA EM NASCENTE E POENTE COMPROMETIDA PELA ALTURA DA CASA A NASCENTE E ÁRVORES A NASCENTE/SUL, Também luz de final de tarde comprometida pela altura da casa a poente. garagem/anexo encostado ao muro nascente, fizeram pátio em cima ficando com VISTA para terreno

TERRENO 2 - próximo praia

O 3º terreno tem 2300m2 com 17m2 de frente para rua principal (menor frente que os outros terrenos) mas comprido com pinheiros no final, posso ter casa + mini pinhal no terreno. Não existe construção em altura em nenhum dos lados pelo que garante + luz natural que o terreno 1. não tem problemas de privacidade.
    Desvantagens: zona menos bonita, caminho a nascente, zona de agricultores/lavradores. A frente talvez seja pequena (17m2). a tira de terreno ao lado poente, creio que só poderiam construir em altura na frente, contudo, sem certeza.

TERRENO 3
    Este é o meu favorito com uns 1000m2 tem casa térrea na lateral esquerda(sul) o que é mais valia pois em princípio já não construiriam em altura e ficaria bom boa exxposição solar de sul. Para já, nada está construído a poente pelo que fica com vista desafogada e nada está construído a nascente. Se só construirem casas térreas em redor, ficará com exposição solar muito boa, já verifiquei que recebe luz de início da manhã e luz de final de tarde.
    Desvantagem: a rua tem mais movimento que as dos outros terrenos. A rua não é bonita, zona de agricultura/lavradores

Isto é Arcozelo, VNG, certo?

Na minha opinião, considero o terreno 2 o mais interessante dos 3, permite "brincar" mais com a casa, não tem alinhamentos a seguir próximo à rua pelo que pode estender a construção pelo terreno fora - o que é favorável para uma construção térrea. As orientações são favoráveis e controláveis com o projeto de arquitetura. Penso que a desvantagem maior será a proximidade da linha do comboio, maior ruído, o que vai precisar de isolar muito bem a construção, assim como o terreno a poente que ainda não tem construção e poderá vir a ter até 2 pisos (segundo PDM), podendo causar algum sombreamento - o mesmo se aplica para o terreno 3, se bem que se o limite poente igualar o limite do terreno a sul, poder-se-à construir mais para nascente (alinhado com o vizinho) e assim evitar sombreamentos provenientes de poente.

No terreno 1 existem as questões que já abordou e trata-se de uma zona consolidada pelo que o alinhamento e a altura dos edifícios existentes prevalece. Parece-me difícil a construção de 1 piso apenas.
  13.  # 13

eu apenas dei uns exemplos. pode perfeitamente ser necessário uma reuniao na CM. mesmo saber pegar no PDM pode haver qualquer dúvida se houver uma construção a meio por exemplo.. não faltam razões. e está a falar de um ~so terreno.. e se o cliente tiver dois tres quatro em vista.. vai passar o dia com ele....

a unica coisa que digo é que não deixa de ser um serviço que está a prestar. quem quiser cobra, quem não quiser não cobra. quando vou á tasca enfardar minis os tremoços tb são de borla.
  14.  # 14

Colocado por: mysterium
    Bom, nesta fase, o que me aconselham? Um arquitecto? Preciso de alguém que me escolha qual dos 3 com justificação especializada. A questão é que ainda só tenho um rascunho de planta da casa e não me queria comprometer a 100% com um arquitecto pois após comprar terreno poderei querer fazer profunda pesquisa por arquitecto que tenha estilo de acordo com a arquitectura que pretendo e isso levar-me a ter que cortar relação com arquitecto que me apoiou em fase muito prematura na escolha de terreno.
    Agradeço as vossas sugestões.

Obrigado.

Se precisar de apoio de um Arquitecto nesta fase de escolha de terreno teremos todo o gosto em o ajudar, pode-me contactar através do email [email protected]
  15.  # 15

Na altura que iniciámos a aventura do projecto da casa da minha filha, estávamos indecisos entre a compra de três terrenos, e o "meu" actual arquitecto aconselhou-nos e comprámos, e actualmente está a fazer a da minha filha (também em Gaia). Aconselho-o é que seja um arquitecto do respectivo concelho, pois eles (melhor que ninguém) conhecem o PDM e sabem com que técnicos articular dentro da Gaiurb (foi uma das razões porque escolhi este arquitecto e hoje não me arrependo).

Caso esteja interessado, posso passar-lhe o contacto do meu arquitecto, ele esclarece-o dessas questões todas, pois na altura foi ele que me auxiliou e orientou desde o início.
    Contacte-me para o meu mail [email protected], pois preferia não divulgar o contacto do arquitecto aqui, por questões de privacidade, para com ele.

Espero ter sido uma ajuda,
    Marcos Magalhães

0.0140 seg. NEW