Colocado por: ADROatelierConsulte um arquitecto apenas para assessorar a escolha do terreno.
Colocado por: Build2Beingcomo assim sem custos acrescidos??!! vc trabalha de borla é?
Ou ainda, contrate um arquiteto para lhe fazer o projeto e nessa via, ajuda-o na escolha do terreno, sem custos acrescidos!
Em que zona são os terrenos?
Colocado por: Build2BeingFazer um projeto não é de borla! Se houver esse compromisso, porque não ajudar o cliente a escolher o terreno?eu nao digo que nao se pode ajudar o cliente a escolher o terreno, mas isso dá trabalho, leva tempo, possivelmente haverão reuniões na CM... esse tempo é que pelos vistos é oferecido.. eu falo por mim, mas para fazer isso tèm de me pagar esse trabalho!
Colocado por: mysteriumDeixo aqui endereço com imagens dos 3 terrenos assim como texto para acompanhamento:https://www.dropbox.com/sh/cylcp0vki3uceuz/AAC2nZumZKDBRJPxi_tNXplga?dl=0
Os 3 terrenos são próximos e por isso com idênticas distâncias a escolas, transportes, etc. O solo talvez seja também idêntico. os preços também serão idênticos para os 3.
Pretendemos construir casa térrea.
TERRENO 1
Tem 1300m2 e está em rua urbanizada, dizem-me (vizinhos na zona) que é um terreno valioso. A rua é bonita, PREENCHIDA POR árvores. No entanto, uma vez que quero casa térrea, tenho nas laterais já construídas 2 casas com 1 piso. A casa a nascente, com uma garagem encostada ao muro do terreno em que fizeram pátio no telhado da garagem (ilegalmente presumo) comprometendo a privacidade para o terreno pois estão literalmente a espreitar por cima do muro para o terreno.
DESVANTAGENS: FALTA DE PRIVACIDADE, A ÁREA DE LAZER EXTERIOR TERIA QUE FICAR PARA NORTE-NASCENTE-POENTE. LUZ NATURAL A INCIDIR NA CASA EM NASCENTE E POENTE COMPROMETIDA PELA ALTURA DA CASA A NASCENTE E ÁRVORES A NASCENTE/SUL, Também luz de final de tarde comprometida pela altura da casa a poente. garagem/anexo encostado ao muro nascente, fizeram pátio em cima ficando com VISTA para terreno
TERRENO 2 - próximo praia
O 3º terreno tem 2300m2 com 17m2 de frente para rua principal (menor frente que os outros terrenos) mas comprido com pinheiros no final, posso ter casa + mini pinhal no terreno. Não existe construção em altura em nenhum dos lados pelo que garante + luz natural que o terreno 1. não tem problemas de privacidade.
Desvantagens: zona menos bonita, caminho a nascente, zona de agricultores/lavradores. A frente talvez seja pequena (17m2). a tira de terreno ao lado poente, creio que só poderiam construir em altura na frente, contudo, sem certeza.
TERRENO 3
Este é o meu favorito com uns 1000m2 tem casa térrea na lateral esquerda(sul) o que é mais valia pois em princípio já não construiriam em altura e ficaria bom boa exxposição solar de sul. Para já, nada está construído a poente pelo que fica com vista desafogada e nada está construído a nascente. Se só construirem casas térreas em redor, ficará com exposição solar muito boa, já verifiquei que recebe luz de início da manhã e luz de final de tarde.
Desvantagem: a rua tem mais movimento que as dos outros terrenos. A rua não é bonita, zona de agricultura/lavradores
Colocado por: mysterium
Bom, nesta fase, o que me aconselham? Um arquitecto? Preciso de alguém que me escolha qual dos 3 com justificação especializada. A questão é que ainda só tenho um rascunho de planta da casa e não me queria comprometer a 100% com um arquitecto pois após comprar terreno poderei querer fazer profunda pesquisa por arquitecto que tenha estilo de acordo com a arquitectura que pretendo e isso levar-me a ter que cortar relação com arquitecto que me apoiou em fase muito prematura na escolha de terreno.
Agradeço as vossas sugestões.
Obrigado.