Iniciar sessão ou registar-se
    • Grimel
    • 5 agosto 2009 editado

     # 1

    Boa tarde a todos.
    Venho expor uma situação a ver se alguém me pode elucidar.
    Comprei um apartamento em 2007 no valor de 93000 euros, na altura fiz o pagamento respectivo do IMT. Até hoje nunca solicitei isenção de IMI. Acontece que recebi uma carta em casa das finanças solicitando a minha comparencia para regularizar o IMT visto que a casa não está dada como habitação permanente e sim secundária, ao que parece porque nunca mudei o domicilio fiscal que permaneceu em casa dos meus pais. Ou seja, apesar de eu não ter mais qualquer outra habitação, a casa para onde me mudei mal sai da casa dos meus pais em 2007 é a minha habitação secundária?! ( qual a lógica??)
    Agora foi-me dito que iam recalcular o que teria de pagar a mais e que ainda pagaria uma coima. Mas isto é normal?? Já agora, mais ou menos quanto terei de pagar agora?

    Obrigado a todos
  1.  # 2

    Colocado por: GrimelBoa tarde a todos.
    Venho expor uma situação a ver se alguém me pode elucidar.
    Comprei um apartamento em 2007 no valor de 93000 euros, na altura fiz o pagamento respectivo do IMT. Até hoje nunca solicitei isenção de IMI. Acontece que recebi uma carta em casa das finanças solicitando a minha comparencia para regularizar o IMT visto que a casa não está dada como habitação permanente e sim secundária, ao que parece porque nunca mudei o domicilio fiscal que permaneceu em casa dos meus pais. Ou seja, apesar de eu não ter mais qualquer outra habitação, a casa para onde me mudei mal sai da casa dos meus pais em 2007 é a minha habitação secundária?! ( qual a lógica??)
    Agora foi-me dito que iam recalcular o que teria de pagar a mais e que ainda pagaria uma coima. Mas isto é normal?? Já agora, mais ou menos quanto terei de pagar agora?

    Obrigado a todos


    A lógica é muito simples. Como nunca alterou a sua residência fiscal a habitação que comprou passou a ser habitação secundária logo sujeita a uma taxa diferente de IMT. Como liquidou IMT a uma taxa referente a habitação própria e permanente terá de pagar a diferença.

    Sem o valor da aquisição não posso calcular o valor exacto a pagar. Mas como referência conte com pelo menos outro tanto como o que já pagou mais coimas e juros.
  2.  # 3

    O de aquisição foi 93000 euros.
  3.  # 4

    Colocado por: GrimelO de aquisição foi 93000 euros.


    De acordo com valores actualizados pelo Orçamento do Estado para 2008 terá pago cerca de 110 euros de IMT no caso de habitação própria e permanente. Caso tivesse sido registada como habitação secundária pagaria 985 que será aquilo que lhe vão reclamar.
 
0.0096 seg. NEW