Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,


    Em 2013 eu construí uma moradia para morar. Fiz um contrato de chave na mão em um terreno que eu tinha já com o projeto aprovado. Tive muitas dores de cabeça e de certa forma ainda tenho com a empresa.

    Porém eu tenho alguns terrenos e quero construir novamente, só que para arrendar. Tenho apartamentos arrendados, sendo esse o meu sustento. Como isso me dá muito tempo e o valor de construir com chave na mão é muito caro pensei em fazer algo eu mesmo, contratando alguém para o trabalho, um pedreiro, mas comigo sempre lá.

    E na verdade o problema começa aqui 🙂 é que eu não sei nada sobre construção e nem se legalmente eu posso fazer uma obra assim. Peço desculpa se isso é algo estupido de falar, mas a verdade é que estou com pouco dinheiro para fazer chave na mão.

    Claro que sendo para arrendar poderia ir por matérias mais baratos ou mesmo outros tipos de construções alternativas, como por exemplo casas de madeira, contentores ou pré-fabricadas.

    Sobre a construção em si tenho 2 situações onde começar. Um dos terrenos teve um projeto aprovada a uns 10 anos para a construção de 2 T1 e 1 T2, porém teríamos que fazer uma cave para estacionamento. Essa obra é mais complexa e cara e por isso penso não ter possibilidades para a fazer tão cedo... mas se possível e quiserem deixar sugestões de como avançar sem gastar muito seria muito fixe 🙂 deixo mais informações sobre área de construção. Área total do terreno: 228,0000 m² Área de implantação do edifício: 148,0000 m² Área bruta de construção: 148,0000 m² Área bruta dependente: 0,0000 m² Área bruta privativa: 148,0000 m²

    Bom, a outra situação seria construir (outro terreno) uma casa térrea, um t3 com uns 100m2. E é nesse caso que penso em tentar contratar alguém para o serviço ou fazer um outro tipo de construção. Qual o valor mínimo na vossa opinião conseguiria construir uma casa assim? Não precisar ser algo de luxo, na verdade pode ser simples mesmo... aqui o que procuro é o preço baixo, porém com uma casa que dure 🙂

    Essas construções serão em Loures e pelo que vi da construção da minha casa e já ouvi falar de outras obras eles demoram muito para as licenças e não facilitam quando o assunto é construção alternativa(madeira, contentores ou pré-fabricadas).

    Desde já agradeço a todos.
  2.  # 2

    A construção "alternativa, não é alternativa , e é mais cara que a tradicional... e habitualmente tem outros problemas de durabilidade/ manutenção. Penso que para quem vai arrendar isso é MUITO importante.
    Em Loures, da experiencia que tenho tido, não demoram assim muito tempo, em 6 meses ou menos depois de meter o projecto de arquitectura deve ter a licença de construção pronta a levantar.

    Os projectos é que demoram algum tempo. planear.

    Quanto á questão da construção, não pode fazer por administração directa. pode no entanto constituir uma empresa, resistar-se no IMPIC, aranjar um tecnico para a capacidade tecnica da obra, além do pedreiro, o importante é ter alguem a coordenar tudo.. um BOM encarregado...o resto é por sub-empreitadas.
    A minha sugestão , é visto não entender na da poda, nem terá concerteza oportunidade de arranjar um BOM ENCARREGADO face a demanda actual da construção, contactar um ou mais empreitierios gerais e não adjudica chave na mão. adjudica a obra por especialidades.... e o resto tendo disponibilidade, coordena com o empreiteiro geral , electircidade, canalizaçãos, climatização, carpintarias, serralharias, impermeabilizações, etc.. tudo coisas que o empreitiero tam´be terá de sub-contratar.

    Quanto a ir para o mais barato e sendo para arrendar, posso lhe dizer que não é o melhor caminho. Até porque qs pessoas são exigentes. Os acabamentos a´te podem ser baratos, mas que sejam de qalidade, duráveis. AMs isso são coisas que um BOM arqutiecto pode ajudar a orientá-lo. Algumas casa de mat. de construção tem tam´bem boas oportunidades, na hora é ver o que existe disponível.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagobasilio
  3.  # 3

    Dito assim muito às claras, se quiser as coisas despachadas por Loures, diga-me por mensagem privada que eu ponho-o a falar com quem lhe projecta as coisas e mexe com celeridade.
  4.  # 4

    Colocado por: tiagobasilioÁrea total do terreno: 228,0000 m² Área de implantação do edifício: 148,0000 m² Área bruta de construção: 148,0000 m² Área bruta dependente: 0,0000 m² Área bruta privativa: 148,0000 m²

    Mais um que só olha para a caderneta predial, esses números podem estar certos, mas também podem estar errados, o que conta é o PDM.
    Concordam com este comentário: Diogo999, tiagobasilio
  5.  # 5

    Colocado por: JotaPDito assim muito às claras, se quiser as coisas despachadas por Loures, diga-me por mensagem privada que eu ponho-o a falar com quem lhe projecta as coisas e mexe com celeridade.


    ??...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  6.  # 6

    construção em madeira não alternativa, é construção em madeira...

    quanto ao resto penso que o Pedro já disse tudo.
  7.  # 7

    Pedro muito obrigado pelo seu comentário, com certeza vai me ajudar muito.

    Sem querer ser chato, mas fazendo a casa como falou qual seria o valor de construção para um T3 térreo com cerca de 100 m2? Sei que o valor seria muito por alto... É só mesmo para ter noção.
  8.  # 8

    120000 euros
  9.  # 9

    Colocado por: ADROatelier

    ??...
    Concordam com este comentário:antonylemos
    O típico caso de gabinetes, arquitectos, engenheiros, etc que tem conhecimentos nas câmaras e se lhes entregarem os projectos conseguem aprovações em tempo record mesmo que possa haver alguns euros envolvidos.
  10.  # 10

    ohh Jorge pá, você ultimamente anda ca com um mau feitio..sempre a cascar. :)
  11.  # 11

    Colocado por: riscosohh Jorge pá, você ultimamente anda ca com um mau feitio..sempre a cascar. :)
    Ahahahahah, admito que não fiquei muito fã dos meandros que é a construção duma casa, demasiado rocket science :)
  12.  # 12

    Colocado por: larkhe120000 euros


    Realmente os valores estão altos. A uns anos fiz minha casa com chave na mão (já incluído toda documentação) e muros por 140 mil... E a casa tem mais de 160 m2.
  13.  # 13

    Colocado por: PicaretaMais um que só olha para a caderneta predial, esses números podem estar certos, mas também podem estar errados, o que conta é o PDM.


    Ou, o constante do alvará do loteamento, se o mesmo esitver integrado num.
    Concordam com este comentário: Picareta
    • RCF
    • 8 setembro 2018

     # 14

    Tiago
    Construiu com a pro era, não foi?
    Como se tem portado a casa?
  14.  # 15

    Colocado por: RCFTiago
    Construiu com a pro era, não foi?
    Como se tem portado a casa?


    Foi sim. Já coloquei parte do relato aqui no fórum em 2015. Fizemos acordos em relação a vários problemas, porém continuo a ter muitos problemas com eles pois tem muitas coisas a acontecer... Tal como o capoto da varanda cair ou cabos elétricos a pegarem fogo pois foram colocados junto ao tubo da lareira. Não recomendo eles... Está de uma maneira que não consigo falar com ninguém pois os funcionários aqui de Lisboa raramente ficam mais que 2 meses lá e depois tenho que estar sempre a mostrar as mesmas coisas para um monte de pessoas que nunca fazem nada e depois vão embora e eu fico na mesma.
    • ik
    • 9 setembro 2018

     # 16

    Colocado por: tiagobasilio

    Foi sim. Já coloquei parte do relato aqui no fórum em 2015. Fizemos acordos em relação a vários problemas, porém continuo a ter muitos problemas com eles pois tem muitas coisas a acontecer... Tal como o capoto da varanda cair ou cabos elétricos a pegarem fogo pois foram colocados junto ao tubo da lareira. Não recomendo eles... Está de uma maneira que não consigo falar com ninguém pois os funcionários aqui de Lisboa raramente ficam mais que 2 meses lá e depois tenho que estar sempre a mostrar as mesmas coisas para um monte de pessoas que nunca fazem nada e depois vão embora e eu fico na mesma.


    Parece-me que foi a sua casa que ficou bem cara!
  15.  # 17

    Colocado por: jorgferrO típico caso de gabinetes, arquitectos, engenheiros, etc que tem conhecimentos nas câmaras e se lhes entregarem os projectos conseguem aprovações em tempo record mesmo que possa haver alguns euros envolvidos.


    Correcto, mas sem euros envolvidos. Pelo menos eu que sou potencial cliente foi-me apresentado um preço normal pelos trabalhos e não me prometeram nada, mas quem me apresentou a pessoa, fê-lo por haver essa vantagem.
 
0.0199 seg. NEW