Colocado por: elle
Não concordo, vale sempre a pena tentar legalizar.
É a ERA também no meu caso, deve ser costume deles, mas acho que é uma situação muito frequente em Lisboa.
Colocado por: ADROatelier
Discordo do abordado.
Pode pensar em legalizar. Tenho resolvido alguns casos justamente no centro de Lisboa.
Faço esta ressalva só para que saiba que há solução, caso opte por comprar o imóvel.
Sim, é uma situação bastante frequente.
Se me permite, é importante ter em mente que as questões relacionadas com as queixas no INPIC e na câmara, só se justificam em determinados casos, pois a solução a aplicar vai sempre cair na mesma situação: o proprietário, seja ele quem for, regularizar a situação.
Colocado por: Palhava2-Projectos a apresentar na câmara (arquitetura, engenharia)
3-Gastos com as obras de adaptação à legislação em vigor
Colocado por: PalhavaBasta um entrave para nem se conseguir nada.
Um vizinho invejoso, por exemplo.
O sotão só deveria ser declarado na PH como uso exclusivo da fracção que iria comprar. Acho que não precisaria de nenhum projecto de arquitectura para este tipo de alteração.
é por isso que pedi à agência a acta do condomínio com autorização a alterar a PH.
Sei que não seria fácil, mas pelos menos iria tentar legalizar a situação. Sem unanimidade do condomínio nem por isso. E não quero arriscar-me em comprar sem ter esta "garantia" mínima.
Eu sei que aqui é muito comum, mas diga-me por favor...como é que conseguem dormir sonos tranquilos? :)
Colocado por: PalhavaNão explica como se resolve...
Colocado por: ADROatelierTenho resolvido alguns casos justamente no centro de Lisboa.
Faço esta ressalva só para que saiba que há solução, caso opte por comprar o imóvel
Colocado por: bluewingsO acesso ao sótão e a escada não precisam de projecto de arquitectura? E projecto de estabilidade?
Colocado por: nielsky
E faz muito bem em não explicar.
É o ganha pão dele, se ensinar como se faz mais ninguém lhe irá pagar para o fazer.
Isso não sei, talvez sim, mas não juigo grande coisa, estou enganada?
Projecto de acesso e estabilidade acha que é preciso? Talvez, mas não tenho a certeza, pq sotão continuaria sotão comum, só seria uso exclusivo da minha fracção.
Ao examinar o registo predial, reparei que o sotão não pertencia à fracção que iria comprar, nem sequer esta fracção tinha exclusividade do acesso. Isso configura-se como aproveitamento ilegal do sotão, que neste caso é parte comum do prédio.
É o ganha pão dele, se ensinar como se faz mais ninguém lhe irá pagar para o fazer.
O sotão só deveria ser declarado na PH como uso exclusivo da fracção que iria comprar. Acho que não precisaria de nenhum projecto de arquitectura para este tipo de alteração.
é por isso que pedi à agência a acta do condomínio com autorização a alterar a PH.
Sei que não seria fácil, mas pelos menos iria tentar legalizar a situação. Sem unanimidade do condomínio nem por isso. E não quero arriscar-me em comprar sem ter esta "garantia" mínima.
Eu sei que aqui é muito comum, mas diga-me por favor...como é que conseguem dormir sonos tranquilos? :)
Colocado por: PalhavaO busílis é esse espaço entrar legalmente na PH!
Infelizmente a acta não faz essa alteraçãoper se.
Colocado por: PalhavaTem um bom argumento para baixar o preço da aquisição.
E se vai pagar a pronto tem um trunfo.
O banco pode mandar alguém ver o apartamento e como é diferente do que consta na caderneta podem não aprovar o crédito a algum outro comprador que venha a surgir.
Colocado por: bluewings
Você e o ADROatelier estão a mandar areia para os olhos e a criar falsas expectativas.
Colocado por: bluewings
A Câmara Municipal só aprova se existir área de construção disponível.