Iniciar sessão ou registar-se
    • elle
    • 7 setembro 2018

# 1

Boa tarde
    no dia 23 de Agosto assinei um CPCV pela compra de um imóvel vendido por uma agência imobiliária, e no ato da assinatura entreguei um sinal de 2.000 euros em cheque.
    O tal imóvel estava comercializado no site da agência como "Duplex". No piso do baixo havia de facto uma escada que dava no sotão, e nada foi acrescentado naquela altura sobre a situação do mesmo.
    Só depois da assinatura pedi os documentos do apartamento (que não tinha pedido antes, confiando na seriedade da agência).
    Ao examinar o registo predial, reparei que o sotão não pertencia à fracção que iria comprar, nem sequer esta fracção tinha exclusividade do acesso. Isso configura-se como aproveitamento ilegal do sotão, que neste caso é parte comum do prédio.
    A agência disse que é uma situação muito comum, que a dona actual comprou o imóvel há 13 anos já naquele estado, que nunca houve problemas nem irão haver, mas eu não quero fazer o negócio nesta condição, então pedi para eles redigirem uma ata da assembleia do condomínio onde os condóminos reconheçam a exclusividade do uso à fracção em questão, para depois eu puder alterar a propriedade horizontal.
    A minha pergunta é
    Tenho direito a obter a devolução do sinal dado se eu desistir da compra por causa da ilegalidade da situação apresentada, ou se eles não conseguirem obter a acta do condomínio assinada por todos os donos?
    (como é óbvio no CPCV não existe nenhuma referência ao "Duplex", nem ao sotão, mas sim só aos codigos do registo predial que referem-se à fracção como está no piso de baixo do "Duplex".)

Obrigada
  1.  # 2

Guardou as imagens e textos do apartamento publicitadas pela agência imobiliária?
    • elle
    • 7 setembro 2018

# 3

Sim, tenho tudo, até o anúncio imprimido com fotográfias e tudo.
    • elle
    • 7 setembro 2018

# 4

Já vi o que está no registo predial, não se diz nada acerca do sotão, que nem é fracção autónoma, não tendo ligação a qualquer parte comum do prédio, mas sim sendo ligado só à fracção de baixo.
    Por não ser mencionado no título constitutivo da PH presume-se parte comum.
    • size
    • 7 setembro 2018

# 5

O problema é que assinou um CPCV sem confirmar a real composição fisica do imóvel junto da Conservatória. Em termos juridicos o que assinou estará correto.
    Nunca confiar naquilo que as imobiliárias apresentam na publicidade.

Poderá ter bases para reclamar perante o confronto do ´que dizia a publicidade e a situação real. Pelo menos poderá renegociar o preço. Um bom caso para um Juíz decidir.

Para se alterar o TCPH torna-se necessário que o administrador convoque uma assembleia para o efeito, onde terão que ser obtidos os votos a favor de TODOS os condóminos do prédio, devendo tal deliberação ser consagrada na tal ata. Será viável concretizar tal expediente ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elle
  2.  # 6

Colocado por: elleSim, tenho tudo, até o anúncio imprimido com fotográfias e tudo.

Óptimo.

Já viu o título constitutivo da propriedade horizontal (escritura de propriedade horizontal)?

O acesso ao sotão é único? O sotão está divido?

Fale com o administrador do prédio. Pode ser que existam actas com mais informação.
  3.  # 7

Colocado por: elleJá vi o que está no registo predial, não se diz nada acerca do sotão, que nem é fracção autónoma, não tendo ligação a qualquer parte comum do prédio, mas sim sendo ligado só à fracção de baixo.
    Por não ser mencionado no título constitutivo da PH presume-se parte comum.

Então vai ter de começar a pensar redigir reclamação no livro de reclamações da imobiliária e no IMPIC
    http://www.impic.pt/impic/pt-pt/queixas-ou-reclamacoes/apresentar-queixa-ou-reclamacao.
    As mediadoras estão obrigadas a contratar um seguro de responsabilidade civil no valor de 150.000€ para a possibilidade de indemnização, caso alguma pessoa venha a sofrer prejuízos devido ao mau desempenho da mediadora.

Para eventual reparação de danos poderá ter de recorrer aos julgados de paz ou aos centros de arbitragem.
    • elle
    • 7 setembro 2018

# 8

Poderá ter bases para reclamar perante o confronto do ´que dizia a publicidade e a situação real. Pelo menos poderá renegociar o preço. Um bom caso para um Juíz decidir.

Se quisesse desistir da compra, teria direito ao sinal (ou eventualmente ao dobro)?

Para se alterar o TCPH torna-se necessário que o administrador convoque uma assembleia para o efeito, onde terão que ser obtidos os votos a favor de TODOS os condóminos do prédio, devendo tal deliberação ser consagrada na tal ata. Será viável concretizar tal expediente ?

Acho que vai ser muito difícil, até pq não há condomínio organizado no prédio.
    Se eles (agência e dona do apartamento) quisessem, tudo se poderia fazer daqui a um mês, mas a minha sensação é que eles queiram vender assim como está ao primeiro investidor que não se preocupe com a situação do sotão...
    De qualquer forma, a acta do condomínio é um documento cuja existência será necessária para eu comprar a casa. A agência foi informada disso.
    A minha questão é se posso pedir a devolução do sinal (ou do dobro) se eles não cumprirem o meu pedido pq a publicidade estava enganosa.

O acesso ao sotão é único? O sotão está divido?

O acesso só é possível pelo apartamento que iria comprar. Não tem outra maneira de lá chegar.
    Não está dividido, de facto é usado só por aquela fracção, e não há actas com mais informações.
    • elle
    • 7 setembro 2018

# 9

As mediadoras estão obrigadas a contratar um seguro de responsabilidade civil no valor de 150.000€ para a possibilidade de indemnização, caso alguma pessoa venha a sofrer prejuízos devido ao mau desempenho da mediadora.

Então o melhor se calhar seria falar com um advogado para avançar com a queixa formal (eu só conseguia comprar a casa pq estava a vender a minha, mas não podendo concluir a compra vou perder também o negócio de venda) ou aceitar a eventual devolução do sinal ?
    Ou ainda negociar outro valor do imóvel?
  4.  # 10

Colocado por: elle
    Então o melhor se calhar seria falar com um advogado para avançar com a queixa formal (eu só conseguia comprar a casa pq estava a vender a minha, mas não podendo concluir a compra vou perder também o negócio de venda) ou aceitar a eventual devolução do sinal ?
    Ou ainda negociar outro valor do imóvel?

As imobiliárias estão vinculadas a vários deveres e por incumprimento poderão responder no Tribunal.
    As imobiliárias estão obrigadas a certificar-se de que as características anunciadas são as efectivas.
  5.  # 11

"No Problemo!"

https://forumdacasa.com/discussion/16097/1/comprar-e-remodelar-casa-com-aproveitamento-de-sotao-que-nao-consta-na-caderneta-predial/

Se fosse só o piso de baixo,estava bem o preço?

Ninguém vai lhe vai tirar o uso do sótão.
    • size
    • 7 setembro 2018 editado

# 12

De qualquer forma, a acta do condomínio é um documento cuja existência será necessária para eu comprar a casa. A agência foi informada disso.
    A minha questão é se posso pedir a devolução do sinal (ou do dobro) se eles não cumprirem o meu pedido pq a publicidade estava enganosa.

À partida, não havendo condomínio organizado, não vai conseguir a deliberação e ata para a alteração do TCPH:

E qual o argumento justificativo que pode invocar para que lhe seja devolvido o sinal ? Existe algum incumprimento do CPCV ?
    É que, o que fica em causa é, precisamente, o cumprimento ou não, do CPCV que ambas as partes assinaram.
    O que a imobiliária publicitou e a ilegalidade fisica que existe no apartamento não ficou especificada no CPCV para a sua salvaguarda.

Acaba por ter um grande problema em mãos. Tudo por negligência da imobiliária que, se as coisas derem para o torto, haverá motivo para apresentar queixa no IMPIC por se apresentar no mercado a vender gato por lebre.
    Concordam com este comentário: elle
  6.  # 13

Também se não pedir empréstimo,o banco não colocará problemas.
    • elle

# 14

Colocado por: Palhava"No Problemo!"

https://forumdacasa.com/discussion/16097/1/comprar-e-remodelar-casa-com-aproveitamento-de-sotao-que-nao-consta-na-caderneta-predial/

Se fosse só o piso de baixo,estava bem o preço?

Ninguém vai lhe vai tirar o uso do sótão.

O senhor está a dizer que não haverá próblemas, mas eu não me ia meter nisso. O preço negociado é 195.000 euros por 55 mq de área bruta, não contabilizando o sotão. Não está a ser nada barato (centro de Lisboa).
    Não quero ter queixas nenhuma nem próblemas pela vida toda devidos ao tal sotão.
    • elle

# 15

Colocado por: sizeAcaba por ter um grande problema em mãos. Tudo por negligência da imobiliária que, se as coisas derem para o torto, haverá motivo para apresentar queixa no IMPIC por se apresentar no mercado a vender gato por lebre.

É mesmo isso. Mas também sei que as queixas no IMPIC são demoradas por serem muitas e tratadas por poucos funcionários.
    Portanto acho que se não se concretizará o condomínio organizado daqui a poucas semanas, posso só esperar que a agência e a vendedora devolvam o sinal, caso contrário vou passar os papeis ao advogado.
  7.  # 16

Eu moro assim desde 2004...
    O banco nem fez vistoria à casa...

Nem vale a pena tentar legalizar.

Só descobri depois do CPCV assinado.
    Ainda era muito verde.

Foi a Era-Avenidas Novas... já fechou a agência...e achei engraçado passar lá e ver a placa de outra imobiliária a anunciar o arrendamento do espaço na Conde Valbom
    • size
    • 8 setembro 2018

# 17

É mesmo isso. Mas também sei que as queixas no IMPIC são demoradas por serem muitas e tratadas por poucos funcionários.
    Portanto acho que se não se concretizará o condomínio organizado daqui a poucas semanas, posso só esperar que a agência e a vendedora devolvam o sinal, caso contrário vou passar os papeis ao advogado.

Sim, mas se a situação não for corrigida de forma a concretizar o negócio que era espectável (anunciado) ou devolverem-lhe o sinal, poderá apresentar queixa e pugnar por uma indemnização prevista na lei 15/2016.

A imobiliária transgrediu o artigo 17º dessa lei, nomeadamente, a alínea b) do nº 1. Aliás, fê-lo deliberadamente quando perante a sua consulta do registo na Conservatória (a que estão obrigadas a verificar) publicitaram o imóvel com características diferentes,

Artigo 17.º

Deveres para com os clientes e destinatários

1 - A empresa de mediação é obrigada a:

a) Certificar-se, no momento da celebração do contrato de mediação, que os seus clientes têm capacidade e legitimidade para contratar nos negócios que irá promover;

b) Certificar-se da correspondência entre as características do imóvel objeto do contrato de mediação e as fornecidas pelos clientes;

c) Propor aos destinatários os negócios de que for encarregada, fazendo uso da maior exatidão e clareza quanto às características, preço e condições de pagamento do imóvel em causa, de modo a não os induzir em erro;

d) Comunicar imediatamente aos destinatários qualquer facto que possa pôr em causa a concretização do negócio visado.
    • elle
    • 8 setembro 2018

# 18

Colocado por: PalhavaNem vale a pena tentar legalizar.

Só descobri depois do CPCV assinado.
    Ainda era muito verde.

Foi a Era-Avenidas Novas... já fechou a agência...e achei engraçado passar lá e ver a placa de outra imobiliária a anunciar o arrendamento do espaço na Conde Valbom

Não concordo, vale sempre a pena tentar legalizar.
    É a ERA também no meu caso, deve ser costume deles, mas acho que é uma situação muito frequente em Lisboa.
    • elle
    • 8 setembro 2018

# 19

Colocado por: sizeSim, mas se a situação não for corrigida de forma a concretizar o negócio que era espectável (anunciado) ou devolverem-lhe o sinal, poderá apresentar queixa e pugnar por uma indemnização prevista na lei 15/2016.

Sim, está tudo muito claro. Obrigada!
  8.  # 20

Não concordo, vale sempre a pena tentar legalizar.
    É a ERA também no meu caso, deve ser costume deles, mas acho que é uma situação muito frequente em Lisboa.

Mudar o título constitutivo do prédio é uma tarefa hercúlea.
    1-Aprovação por unanimidade do condomínio
    2-Projectos a apresentar na câmara (arquitetura, engenharia)
    3-Gastos com as obras de adaptação à legislação em vigor
    4-Vistorias
    Etc
    Para ficar a pagar mais IMI e condomínio...
    Basta um entrave para nem se conseguir nada.
    Um vizinho invejoso, por exemplo.Para já nem falar em impedimentos decorrentes do RGEU...
    Concordam com este comentário: bluewings

0.0221 seg. NEW