Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, boa noite.
    Depois de ler vários tópicos deixo aqui a minha questão com a esperança que alguém me consiga ajudar.
    Vimos uma moradia retoma de banco,agendamos visita e no final da visita informamos que queriamos apresentar proposta. Foi nos dito que não poderiamos oferecer uma proposta maior do que aquele que estava a ser anunciado pelo banco, neste caso seria os 100.000€. Achei um pouco estranho pensei que pudessem haver proposta de valores variados. Contudo, acabamos por fazer a proposta por esse valor e no dia seguinte entregamos todos os papeis no banco para avançar com o financiamento. Passado 2 dias ligamos com o Sr. da imobiliária e este disse-nos que tinhamos de ter calma pois estavam a receber muitas proposta. A minha dúvida tendo eles recebido muitas proposta, como é neste caso em que o valor é igual, quais os critérios que utilizam na seleção da proposta para efetivar a compra. Agradeço a quem de alguma forma me possa ajudar.
  2.  # 2

Também acho muito estranho. Acredito que a imobiliária está a "orientar" a moradia para um determinado "cliente".
    A imobiliária não lhe vai dar os critérios...
    Concordam com este comentário: Pjmm22, reidoalcatrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pjmm22
  3.  # 3

Eu não sei as leis sobre este tema. No entanto lembro-me perfeitamente dum amigo meu ter feito cerca de 30% de crédito na compra de casa e mencionou que alguns num documento qualquer tinha o valor máximo pelo qual o banco poderia vender um dia o imóvel em caso de incumprimento dele. Ou seja, penso que havendo retoma o banco não poderá vender pelo valor que quiser
  4.  # 4

Colocado por: jorgferrEu não sei as leis sobre este tema. No entanto lembro-me perfeitamente dum amigo meu ter feito cerca de 30% de crédito na compra de casa e mencionou que alguns num documento qualquer tinha o valor máximo pelo qual o banco poderia vender um dia o imóvel em caso de incumprimento dele. Ou seja, penso que havendo retoma o banco não poderá vender pelo valor que quiser

Algo assim?

"Que, se o prédio ora hipotecado vier a ser objecto de penhora, arresto ou qualquer outra forma de indisponibilidade decretada pelos meios judiciais; se, sem autorização expressa do banco vier o mesmo prédio a ser dado de exploração ou locado; se vier a ser alienado, total ou parcialmente, ou por qualquer forma onerado, ou, de um modo geral, vier a ser prejudicada a sua livre disposição, designadamente por promessa de alienação, de oneração ou por constituição de qualquer dos direitos acima referidos, ou ainda, se, por qualquer outra causa a presente hipoteca vier a diminuir de valor, pode o banco:

a) Exigir imediatamente o cumprimento das obrigações que a presente hipoteca assegura, podendo esta ser executada; ou

b) Exigir a substituição ou reforço da hipoteca e, se a primeira outorgante o não fizer no prazo que o banco para o efeito lhe conceder, exigir, então, o imediato cumprimento das obrigações."
  5.  # 5

É uma chusma de aleivosos,os agentes imobiliários.
    E os da Remax,os supra-sumo da desonestidade.
    Concordam com este comentário: Pjmm22
  6.  # 6

Bom dia, (eu sei que a minha conta é nova e asseguro-vos que não sou nem bancário nem agente imobiliário)
    A minha experiência nesta situação é:
    Comprei uma casa há cerca de 5~6 meses, retoma do banco (ou penhorada pelo banco). Sabia da existência dela e que estaria para venda com cerca de 1 ano de antecedência (Maio de 2017), dado que o agente de uma imobiliária me tinha avisado, se não estaria interessado/queria ver etc. Ele deu-me os dados da casa, mas como não estaria por perto fui ver as características e arranjei modo de a ver por fora (dado que por dentro foi a minha esposa que o fez). Nesta altura diz-lhe que haveria mais alguém interessado e que tinha de dar um sinal para reservar a casa (~10% do valor da casa). Algo que o fiz cerca de 24h depois.
    Fiquei cerca de 1 ano à espera até que o processo desse andamento (até porque a casa estava entre 2 bancos (um que comprou o outro - Bankinter/Barclays).
    Durante esse período acreditem que tive perto de tentar reaver o sinal, não fosse a vontade que tínhamos de ficar com a casa.
    Na altura em que o processo começou a andar, foi tudo relativamente rápido, mas não fiz nenhuma proposta nem acima, nem abaixo do valor que eles queriam (até porque mesmo que fosse abaixo do valor, demoraria mais o processo e possivelmente a proposta seria rejeitada).

Nota: Atenção que se essa imobiliária for a única "responsável" para mostrar (com as chaves) e "gerir" a casa até à venda/aceitação de propostas pelo banco, este depósito/sinal, deverá ser feito, se não houver reserva a imobiliária pode e vai continuar a mostra-la a outros potenciais compradores, e não irá apresentar-vos como os únicos "proponentes".
    Nota2: No meu caso o banco não aceitava propostas directas, só aceitava propostas através da imobiliária/entidade que controla os imóveis do banco.

Agora pergunto: Foi dado algum sinal à imobiliária? Ou eles nem pediram tal coisa? É o banco que está a tratar da situação directamente?
  7.  # 7

Colocado por: bluewingsTambém acho muito estranho. Acredito que a imobiliária está a "orientar" a moradia para um determinado "cliente".
    A imobiliária não lhe vai dar os critérios...

Inicialmemte foi nos dito que como tinhamos sido os primeiros a apresentar proposta teríamos prioridade. Contudo quando pedimos para avançar com o CPCV, pediram-nos calma. Acabei também por ficar com essa sensação que poderiam estar a reservar para outra pessoa.
  8.  # 8

Colocado por: begaita

Agora pergunto: Foi dado algum sinal à imobiliária? Ou eles nem pediram tal coisa? É o banco que está a tratar da situação directamente?

Depois de apresentarmos no banco todos os documentos para o financiamento, falamos com a imobiliária pois são eles que estão a tratar da venda do imóvel, para assinar o CPCV e dar algum de entrada. Foi aí que nos pediram para ter calma, pois estavam.a receber muitas propostas e que tinham de enviar todas para análise para Espanha, pois o banco a que a casa pertence é Bankinter. Ou seja, nem nos foi possivel fazer qualquer tipo de reserva, o que o Sr. da imobiliária nos disse quando apresentamos proposta, foi que tínhamos sido os primeiros e que isso seria uma mais valia. Contudo não sei se será bem assim.
  9.  # 9

Normalmente os bancos quando se "bate" o valor anunciado, eles entregam a quem faz a proposta primeiro. A não ser que o imóvel esteja em leilão e tenha de se enviar proposta em carta fechada ao mesmo...aí podem haver valores acima do que eles estão a pedir e já entregam a quem der mais.
    Concordam com este comentário: Pjmm22
  10.  # 10

Colocado por: Pjmm22

Depois de apresentarmos no banco todos os documentos para o financiamento, falamos com a imobiliária pois são eles que estão a tratar da venda do imóvel, para assinar o CPCV e dar algum de entrada. Foi aí que nos pediram para ter calma, pois estavam.a receber muitas propostas e que tinham de enviar todas para análise para Espanha, pois o banco a que a casa pertence é Bankinter. Ou seja, nem nos foi possivel fazer qualquer tipo de reserva, o que o Sr. da imobiliária nos disse quando apresentamos proposta, foi que tínhamos sido os primeiros e que isso seria uma mais valia. Contudo não sei se será bem assim.

Pediram financiamento ao Bankinter?
  11.  # 11

Colocado por: bluewings
    Pediram financiamento ao Bankinter?

Sim o financiamento foi feito ao Bankinter, gostamos das condições e também achamos que o processo podia ser mais rápido e mais fácil uma vez que a casa está neste banco.
  12.  # 12

Foi nos dito que não poderiamos oferecer uma proposta maior do que aquele que estava a ser anunciado pelo banco, neste caso seria os 100.000€. .

Quem informou? Banco ou imobiliária ?
  13.  # 13

Quem informou? Banco ou imobiliária ?

Foi a imobiliária quando visitamos o imóvel e mostramos interesse em apresentar proposta, nos referiu isso.
  14.  # 14

Foi a imobiliária quando visitamos o imóvel e mostramos interesse em apresentar proposta, nos referiu isso.

Ok. A venda da moradia está nesta carteira?
    https://imoveis.bankinter.pt/imoveis/
  15.  # 15

Ok. A venda da moradia está nesta carteira?
    https://imoveis.bankinter.pt/imoveis/

Sim está.
  16.  # 16

Sim está.

Com as informações até agora, acredito que o cliente que apresentar a maior proposta e que reunir os critérios para a concessão de crédito à habitação (LTV 100% - imóvel do Bankinter, taxa de esforço <50% e maturidade <30 anos) vai ficar com a moradia.

O Bankinter já informou se consegue o empréstimo?

Considera que a proposta um pouco acima de 100.000€ é um bom negócio?
  17.  # 17

Sim em termos de taxa de esforço e idade estamos dentro dos critérios.Relativamente ao valor, o que nos foi informado foi que o valor das propostas não podia passar os 100.000€,daí termos feito a proposta suposto valor "máximo".
    Relativamente ao financiamento sim o banco já deu o ok, apenas dizem que estão a aguardar qual a proposta escolhida. Mas como os valores são todos iguais, supostamente, e se nos disseram que fomos os primeiros e com condições para avançar não percebo o porquê de não avançarem já com a venda.

0.0193 seg. NEW