Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.


    Antes de mais, aproveito para agradecer ao fórum toda a informação extremamente útil que tem e de fácil acesso.


    Recentemente vim viver para uma quinta, com as típicas áreas generosas, seja da casa, seja do jardim e do resto.
    Portanto, temos um jardim com quase 1000m2 para remodelar. Pode-se dizer que atualmente, mais de metade da área está coberta de betão, entre 2 tanques grandes, caminhos e efeitos dos jardins parcelados.

    Dos 2 tanques que existem:

    Um (no canto do jardim e com alguma sombra) já foi uma piscina (ou seja, um tanque pintado de azul) com as seguintes medidas:
    - 695cm x 692 e profundidade variável entre 87 e 180cm.
    O outro (mais central), é um verdadeiro tanque:
    - 765cm x 685cm com profundidade de 79cm.


    Com estas evidências, peço-vos dicas para o seguinte:

    - Qual deles aproveitavam?
    - Que tipo de obra fariam para transformar em piscina?
    - Qual o orçamento razoável?
    - Que tipo de cobertura/proteção fariam, dado que tenho uma criança com 2,5 anos e outra a preparar-se para nascer?

    De salientar que temos água com muita abundância (estamos a gastar diariamente 360m3 de água na parte agrícola da quinta), o que me faz pensar se é necessário colocar bombas para recirculação de água ou se encho as vezes que entender e evito assim esse custo, assim como tratamentos de água.


    Grato!
      Captura de ecrã 2018-09-08, às 16.12.23.jpg
      Captura de ecrã 2018-09-08, às 16.11.45.jpg
      Captura de ecrã 2018-09-08, às 16.10.41.jpg
  2.  # 2

    Já agora, coloco fotos de ambos os tanques.
    Ambos já têm pontos de água e de esgoto.
      IMG_0942 2.jpg
      IMG_0943 2.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: luis caetanoDe salientar que temos água com muita abundância (estamos a gastar diariamente 360m3 de água na parte agrícola da quinta),

    360.000L de agua por dia? Algo me está a escapar. Espero que o erro esteja na conversão de metros cubicos.
  4.  # 4

    Não é erro.

    No lado esquerdo da imagem do google earth consegue-se ver o início da plantação.

    Temos um bico de 20L/h/planta. Nesta fase do ano, regamos 1h30.
    São 1000 plantas/ha e são 12ha. Dá os tais 360.000L de água por dia neste altura do ano.

    Mais uma vez, isto é na parte agrícola da quinta à qual me posso abastecer. O nosso uso doméstico não tem nada a ver com isto.
  5.  # 5

    Falha minha.

    Permita desvirtuar o seu topico inicial sobre a transição de tanque para piscina, o qual não poderei contribuir porque não é a minha area.
    Mas esse consumo (excepcional do meu ponto de vista) de agua por dia, fez levantar a minha sobrançelha.
    Pegando nesses dados fornecidos ; 20L x 1,30 x 1000 x 12 = ~312.000 L .
    Para esse caudal, diria, que existe uma bomba de extracção de agua trifásica. Quer/pode partilhar esse valor de energia electrica dispendida? Já agora que tipo de plantação existe por ai, que tenha esse consumo de agua?
  6.  # 6

    Colocado por: fagulhas
    ...

    Pegando nesses dados fornecidos ; 20L x 1,30 x 1000 x 12 = ~312.000 L .
    Para esse caudal, diria, que existe uma bomba de extracção de agua trifásica. Quer/pode partilhar esse valor de energia electrica dispendida? Já agora que tipo de plantação existe por ai, que tenha esse consumo de agua?


    Quis dizer 1h30min, daí os 360m3.

    Nesta quinta, temos uma bomba de 7,5cv a tirar água de um furo e outra de 5,5cv de um poço. Tudo trifásico.
    Não sei especificar o consumo, porque temos mais coisas ligadas.
    Temos no entanto noutra, uma com 30cv que tira quase 1000m3/dia nesta altura, diretamente de um rio.
    Não sei dizer precisamente o consumo, mas sendo um consumo sazonal de uns 5 meses, gastamos aproximadamente 6000€ para tirar, à volta 90000m3.
    Resumidamente, cada árvore necessita de 3120L/campanha, produz aproximadamente, 310 frutos, ou seja, cada kiwi médio (100g) para nos chegar à mesa, necessitou de 10L de água. Sim, é muito. :)



    Voltando ao tema, quem me pode ajudar sobre os meus tanques? :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  7.  # 7

    Mas já experimentou diminuir a rega?
    Esses valores é uma coisa absurda!
    Ou há aí muita água que se perde, ou eu não estou a perceber a coisa!
    Ainda para mais se tem um rio perto, essas árvores nem deviam de precisar de rega.
    Eu tenho árvores de fruto, umas 20 de vários tipos.
    Laranjas, tangerinas, dióspiros, nozes, nêsperas, maçãs e terreno perto de um riacho. E nenhuma das árvores leva água o ano inteiro.
    Também já são árvores enraizadas. Mas não gasto água com elas.
  8.  # 8

    Se já experimentei diminuir a rega?!
    Eu vivo disto, não é um hobby. Ou seja, após monitorização, análise e controlo de custos, aquisição de estação meteorológica e sondas de humidade de solo, estamos com este consumo hídrico, exatamente porque chegamos à conclusão que é a água necessária para termos o fruto com o tamanho que pretendemos, assim como o vigor vegetativo que entendemos necessário para cada planta.

    Deixo umas imagens para ajudar a elucidar.

    Se acham isto muito, fiquem a saber que para produzir 1kg de carne de vaca, são gastos em média, 15,5m3 de água (15.500L).


    Então e agora quem me vai ajudar com as minhas questões, em especial, como impermeabilizar o tanque? O tanque não escolhido será para destruir e aterrar... :)
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
      4.png
      3.png
  9.  # 9

    A piscina existente deve ficar longe da casa e o facto de ter sombra não ajuda.
    Eu faria uma piscina na zona do outro tanque, perto da casa, mas com vedação com porta por causa dos miúdos...
  10.  # 10

    Meta os miúdos na natação. Esqueça vedações de piscinas...
  11.  # 11

    Colocado por: luis caetanoSe já experimentei diminuir a rega?!
    Eu vivo disto, não é um hobby. Ou seja, após monitorização, análise e controlo de custos, aquisição de estação meteorológica e sondas de humidade de solo, estamos com este consumo hídrico, exatamente porque chegamos à conclusão que é a água necessária para termos o fruto com o tamanho que pretendemos, assim como o vigor vegetativo que entendemos necessário para cada planta.

    Deixo umas imagens para ajudar a elucidar.

    Se acham isto muito, fiquem a saber que para produzir 1kg de carne de vaca, são gastos em média, 15,5m3 de água (15.500L).


    Então e agora quem me vai ajudar com as minhas questões, em especial, como impermeabilizar o tanque? O tanque não escolhido será para destruir e aterrar... :)
      4.png
      3.png


    Como não tinha respondido à pergunta anteriormente feita por um forista, que plantações tinha, entendi que não era profissional.

    Eu tenho um tanque antigo que servia de apoio à rega.
    Passei um pouco de cimento em algumas fendas que tinha.
    E pintei com tinta para piscinas, dei 3 de mao.
    A primeira a pincel, colocando bastante tinta onde havia rachas.
    E as outras duas a rolo.
    Se ficou impermeável a 100%? Não deve ter ficado.
    Mas como tenho um poço ao lado lá vou metendo agua quando necessita (não necessita de quase nada por semana).
    Como é pequeno, só o tenho cheio no verão. Para os miudos.
  12.  # 12

    Aproveitava o mais profundo. Vai ter mais utilidade.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  13.  # 13

    Quanto as crianças, ou veda completamente a zona da piscina, o que é sempre dificil.... tem mais fotos?
    • eu
    • 11 setembro 2018

     # 14

    Colocado por: cabocheMas já experimentou diminuir a rega?


    Ideia genial! Nem sei como é que os agricultores ainda não pensaram nisto.
  14.  # 15

    Colocado por: eu

    Ideia genial! Nem sei como é que os agricultores ainda não pensaram nisto.


    Quase que me ria, se não sobesse que isso é sério.
    Já expliquei a afirmação, não pensei que o forista fosse profissional...
    Mas peço-lhe desculpa também a si, pela ofensa.

    Desculpa eu
  15.  # 16

    Colocado por: tozepalmaA piscina existente deve ficar longe da casa e o facto de ter sombra não ajuda.
    Eu faria uma piscina na zona do outro tanque, perto da casa, mas com vedação com porta por causa dos miúdos...


    Sim, a possibilidade de usar o tanque para piscina está em cima da mesa. Este fica a 5m, o que era piscina, fica a 30m.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  16.  # 17

    Colocado por: BelhinhoMeta os miúdos na natação. Esqueça vedações de piscinas...


    Concordo, vai para a natação este ano.
    Mas como funciona com outros miúdos que venham cá a casa?
    E com o próximo filho enquanto não aprende?
  17.  # 18

    Colocado por: ADROatelierQuanto as crianças, ou veda completamente a zona da piscina, o que é sempre dificil.... tem mais fotos?


    Se optar pelo menos fundo, à partida iríamos subir a parede para ter maior profundidade.

    Amanhã coloco mais fotos!
  18.  # 19

    Colocado por: caboche
    Como não tinha respondido à pergunta anteriormente feita por um forista, que plantações tinha, entendi que não era profissional.

    Eu tenho um tanque antigo que servia de apoio à rega.
    Passei um pouco de cimento em algumas fendas que tinha.
    E pintei com tinta para piscinas, dei 3 de mao.
    A primeira a pincel, colocando bastante tinta onde havia rachas.
    E as outras duas a rolo.
    Se ficou impermeável a 100%? Não deve ter ficado.
    Mas como tenho um poço ao lado lá vou metendo agua quando necessita (não necessita de quase nada por semana).
    Como é pequeno, só o tenho cheio no verão. Para os miudos.


    Já tinha respondido de forma camuflada que eram kiwis ;)

    Ora essa solução era exatamente como estava a "piscina" da foto.
    Aquilo era apenas pintado.
    No entanto, passou alguns invernos sem água e tem agora várias rachas.

    Questões:
    - Com que regularidade muda a água, seja na rega, seja porque lhe apetece?
    - Em quanto tempo fica suja sem mudar a água?
    - Com que regularidade tem que lavar o tanque?
    - Deixa-o sempre cheio de água todo o ano?
    - Coloca algum produto para atrasar o aparecimento de algas?
    - Mais alguma dica?
  19.  # 20

    Ola,

    Antes de mais, eu pintei com tinta de piscina, que supostamente também impermeabiliza. É tipo borracha líquida.

    Com que regularidade muda a água, seja na rega, seja porque lhe apetece?
    Neste momento não uso rega. Encho o tanque a meio de Julho e fica até meio de setembro.

    - Em quanto tempo fica suja sem mudar a água?
    Este ano comprei um filtro de 160€ e meti a trabalhar 1 a 2 horas por dia. Água sempre boa.

    - Com que regularidade tem que lavar o tanque?
    Só lavo antes de encher. Mas deveria tapar no inverno, o que não o fiz.
    Devido a isto, e também como me tinha sobrado uma lata de tinta do ano passado, dei uma de mão à pressa este ano.

    - Deixa-o sempre cheio de água todo o ano?
    Nao, de meio de Julho a meio de setembro. Apenas porque não uso nos outros meses e não é muito grande.

    - Coloca algum produto para atrasar o aparecimento de algas?
    Sim, tenho um filtro, e meto aquelas coisas que ficam a boiar com o cloro lá dentro.

    - Mais alguma dica?
    O ano passado não tinha filtro. E aguentou-se bem água. Tinha de ter mais cuidados e usar um pouco mais de cloro.
    O meu tanque tem uns 3x5 ( talvez 6) e água pela cintura.
 
0.0211 seg. NEW