Iniciar sessão ou registar-se
    • TFS
    • 9 setembro 2018

# 1

Olá,
    Ando à procura de casa para comprar, no entanto esta difícil. Estive indecisa entre duas, fiz a opção errada, correu mal, e entretanto perdi a outra.
    De todo o modo, comeca a ocorrer nos a hipótese de construir.
    Excluindo o preco do terreno alguem me sabe dizer, uma estimativa para quanto custará construir uma moradia térrea com +/- 140 ou 150 metros quadrados e 3 quartos?
    Podem me dar ideia de quanto se paga por um projeto e quais os custos na câmara?
    A ideia seria construir no concelho de Coimbra.
    Obrigado a quem ajudar
  1.  # 2

Apenas para construção é normal falar-se por cá em 1000€m2 +IVA
    Concordam com este comentário: Luis K. W., pedrosslp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tf94
  2.  # 3

So falando con empreiteiros,eu tive orçamentos con 50.000 euros de diferença...Mas pode construir por bem menos de 1000 euros sin iva,i não é uma barranca...Já me adianto a maliciosos.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  3.  # 4

Já se sabe que depende muito de caso para caso mas se já tiver terreno precisa:
    6000€ Projecto
    6000€ licenças
    Construção 1000€ + IVA M2 área bruta.
    + uns trocos mensais para fiscalização enquanto estiver em construção

Senão tiver terreno, precisa de acrescentar a estas contas o valor de compra de terreno + impostos. E ter em conta que Senão tiver o dinheiro para o terreno, o crédito no banco, complica...
  4.  # 5

TFS,

Em primeiro lugar, fale com vários gabinetes de arquitectura, expondo o que pretende. Durante as reuniões que fizer repita, pelo menos, 10 vezes que o seu orçamento é "XXXX Euros". Normalmente, eles retém todos os dados que os Cliente transmitem excepto esse (€€€). Peça orçamento para execução do projecto de arquitectura, incluindo o projecto de execução e mapa de trabalhos com quantidades.
    No momento da adjudicação, volte a repetir 10x que o seu orçamento para construção é de "xxxx Euros".

Nao caia na asneira de ter o arquitecto escolhido, como director técnico, durante a fase de construção. Escolha um tecnico que nao tenha relaçao profissional com ele.

Muito menos, nao va na cantiga de empreiteiros recomendados pelo arquitecto... tenha muito cuidado..
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    • TFS
    • 10 setembro 2018

# 6

Entao de pouco adianta ter o terreno. Construir fica caríssimo mesmo :( 1000€+ IVA o metro quadrado fica muito caro. Iria ficar para cima de 150 mil euros..., imaginando uma casa com 150 metros quadrados.
    • TFS
    • 10 setembro 2018

# 7

Digamos que tenho um orçamento de 120 mil € para tudo, excluindo o terreno
    • TFS
    • 10 setembro 2018

# 8

Ja estou a ver que é praticamente impossível
  5.  # 9

6.  # 10

TFS,

o preço de construção médio por m2, é isso mesmo, uma média. se dizem que o preço médio é de 1000€ o m2, e porque existem uns acima dos 1000 e outros abaixo dos 1000.

o preço de construção de uma casa é influenciado por várias factores:

1. pelo projecto da casa e respectivos materiais
    2. pelo zona do país
    3. pelo conjectura económica

está a ver que só tem influencia no primeiro.

o primeiro passo é ver a sua capacidade financeira, pega num simulador de um banco qualquer e faça contas à vida.

por exemplo. se pedir 150.000€ por 30 anos a uma taxa de juro de 3% isto dá-me uma prestação mensal de 632€. Aguento-me com esta prestação, sim? não?

depois de entrar encontrado um valor que dê uma prestação mensal que se sinta confortável é procurar um gabinete de arquitectura e conversar muito e usar o bom senso. Se você só se sente confortável com uma prestação mensal que dá um financiamento de 70.000, não pode dizer que arquitecto que quer uma casa com 4 quartos, um escritório, uma garagem para 2 carros, uma piscina, etc, etc. Se ele dizer que é possível, fuja tb desse arquitecto.
    Concordam com este comentário: nmex2, Pedro Barradas
  7.  # 11

Colocado por: pauloagsantos
    o primeiro passo é ver a sua capacidade financeira, pega num simulador de um banco qualquer e faça contas à vida.

por exemplo. se pedir 150.000€ por 30 anos a uma taxa de juro de 3% isto dá-me uma prestação mensal de 632€. Aguento-me com esta prestação, sim? não?

mais seguro de vida, mais comissões e taxas
    • TFS
    • 11 setembro 2018

# 12

Pois, apesar de ambos termos emprego, nao me sinto confortável em pedir esse valor de emprestimo, e apesar depossovel pagar essa prestacao, nao seria de todo o mais indicado para o nosso orçamento. Alem disso ha sempre a eventualidade da euribor subir, de os rendimentos diminuirem por algum motivo, e nao me quero meter em loucuras. Nisto da construção pensei que o terreno fosse o mais caro em certas zonas. Mas afinal não. Basta sair para fora do concelho de Coimbra para provavelmente o preço baixar, a questão é que nao quero sair de coimbra.
    Ao preço de 1000€ + IVA o m2 nem 150.000 mim chegavam para uma moradia de 150 m2.
    Tenho que analisar bem todas as variáveis. E continuar a procurar casa. Ocorreu me a construção uma vez que tenho o terreno, dado que por casas antigas pedem precos que eu acho que estao inflacionados. Ha dois meses sensivelmente fiz uma visita a uma casa através de uma imobiliária que custava supostamente 125 mil euros. Na semana seguinte aparecia na página como reservada. Agora aparece novamente à venda, na mesma imobiliária, por 160 mil euros!!! Uma casa antiga, apesar de habitavel, nada recente. De 125 mil euros para 160 mil euros em pouco tempo...
  8.  # 13

Colocado por: TFSAlem disso ha sempre a eventualidade da euribor subir, de os rendimentos diminuirem por algum motivo, e nao me quero meter em loucuras.

sim, estando a euribor baixa, a tendência será sempre de subida. Além de que a disponibilidade financeira havendo filhos é substancialmente menor do que não havendo filhos.

o bom será sempre obter uma prestação mensal, que permita continuar a fazer uma poupança todos os meses.

tendo terreno e sem contar com projectos e taxas camarárias, eu diria que o seu plafond de 120.000 é suficiente para uma casa terra de 150m2, não se esticando nos materiais e escolhendo uma arquitectura que permita poupanças na construção.

eu não me preocupava com os 120.000, eu preocupava-me era em juntar um bom pé de meia para andar à frente.

construir por 120.000 é diferente de comprar por 120.000
    Concordam com este comentário: Marcos_20
    •  
      taunus
    • 4 fevereiro 2020 editado

# 14

Boa tarde,

Tenho em vista a aquisição de um terreno que tem uma moradia geminada de construção antiga. A casa em concreto é a do lado esquerdo. São cerca de 65m2 por piso. A estrutura é sólida, e o telhado está em bom estado. No entanto, as paredes interiores seriam para derrubar e diminuir ao número de divisões com o consequente aumento de áreas. O meu objetivo é reabilitar utilizando materiais de média gama.

Segundo este simulador da ordem dos arquitetos o preço de construção/reabilitação (aparentemente são semelhantes) ronda os 900€/m2.

http://www.escolha-arquitectura.pt/ferramentas/quanto-pode-custar-uma-obra_2

Sei que há muita matéria na internet acerca deste tema, pelo que não pretendo desenvolver aqui nenhuma tese sobre o assunto. O que gostaria era de comentários de quem tem experiência adquirida seja por ter reabilitado seja por ser profissional da área. Este valor é um valor realista para aquilo que pretendo fazer. Opiniões por favor.
  9.  # 15

Esqueça isso dos simuladores...

Cada caso é um caso, só depois dos projectos e na posse dos orçamentos para comparação é que vai ter noção do "preço de construção". A zona do pais influencia também muito os preços.
  10.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasEsqueça isso dos simuladores...

Cada caso é um caso, só depois dos projectos e na posse dos orçamentos para comparação é que vai ter noção do "preço de construção"

Caro Pedro Barradas, há muito que não leio as suas palavras. Queira crer que dou atenção qb aos simuladores. No entanto, e considerando que ainda não fechei este negócio, penso que seria um ponto de partida para ter noção de quanto teria de me preparar para gastar, e não seguir às escuras.
  11.  # 17

Pois não sei ajudá-lo muito mais... Quer partir tudo por dentro, pode não ser possível sem ter de haver reforço estrutural.. etc.
    Isso tanto pode ser obra para 500€/m2 como para 1500€/m2...
  12.  # 18

Colocado por: taunusEste valor é um valor realista para aquilo que pretendo fazer. Opiniões por favor.
    depende .. por isso é uma média.. num sitio é menos, noutro é mais... a casa é mais ou menos onde?
    •  
      taunus
    • 5 fevereiro 2020 editado

# 19

Colocado por: Pedro BarradasPois não sei ajudá-lo muito mais... Quer partir tudo por dentro, pode não ser possível sem ter de haver reforço estrutural.. etc.
    Isso tanto pode ser obra para 500€/m2 como para 1500€/m2...

Pela visita que fiz parece-me, e repito, parece-me, que não será necessário reforço estrutural pois não seria para mexer em nenhuma parede mestra, ou seja, as paredes exteriores e a parede que "divide" a casa a meio são estruturais e não seriam de mexer. A 1ª placa (entre R/C e 1º) também é sólida em betão. Seria necessário fazer o teto do 1º andar, pois o existente é uma simples estrutura em pladur, mas essa também seria aligeirada.

A parede em 1 é longitudinal em toda a extensão da casa pois a estrutura em 2 foi um acrescento posterior.

casa

Colocado por: antonylemosdepende .. por isso é uma média.. num sitio é menos, noutro é mais... a casa é mais ou menos onde?

A casa é no distrito do Porto, o que neste momento não ajuda muito, não é?
  13.  # 20

Colocado por: taunusA casa é no distrito do Porto, o que neste momento não ajuda muito, não é?
    ajuda qq coisa... no porto esse preço pode nao estar muito longe da realidade, se fosse em Lx ou no algarve seria muito mais.. em Bragança segundo consta até fazem por menos

0.0211 seg. NEW