Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia,

    comprei uma moradia em agosto 2017 no concelho de vila nova de gaia.
    quero aumentar o muro da frente que tem 1.20 m de altura para passar a ter 1.80 m de altura. pedi licenciamento à Gaiurb.
    foi me pedido um levantamento topografico mas ja tinha um no meu processo e que era de junho 2017 (do antigo dono).

    Minha pergunta : qual é a validade de um levantamento topográfico ?
    alguem sabe ?

    Obrigada
    AM
  2.  # 2

    Depende. Arranje o arquitecto para instrução desse licenciamento. Ele concerteza saberá informar
  3.  # 3

    Pode pedir para aproveitar alguns elementos do processo anterior (os que estiverem válidos).

    Levantamentos Topográficos de 2017 devem estar actualizados, em termos de normas e exigências...digo eu.
  4.  # 4

    Depende....
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  5.  # 5

    Obrigada,

    Eu tenho um arquitecto, e ele tambem achou estranho me pedir outro leventamento.

    cpmts.

    AM.
  6.  # 6

    Peguem no mesmo levantamento, verifiquem a informação....
  7.  # 7

    Se calhar o que foi transmitido é que tem que fazer os desenhos em cima de topografia....
  8.  # 8

    E o arquitecto responsável pelo projecto da alteração de muros de vedação não sabe isso!!!?
  9.  # 9

    nem vale a pena gastar o dinheiro no topografo, penso que não pode subir o muro da frente para os 1.8m.
  10.  # 10

    Colocado por: pauloagsantosnem vale a pena gastar o dinheiro no topografo, penso que não pode subir o muro da frente para os 1.8m.


    lolol.. Eu também desconfiei disso...
    Mais uma vez!!! e o arquitecto, que vai instruir o processo, não leu os regulamentos aplicáveis!!? e não disse logo ao DO que não vai dar!!?
  11.  # 11

    Colocado por: pauloagsantosnem vale a pena gastar o dinheiro no topografo, penso que não pode subir o muro da frente para os 1.8m.


    Ai pode pode
    Art. 41, n. 1, al. a) do regulamento do pdm
    https://dre.pt/application/file/67210366
  12.  # 12

    Isso é o geral ( limites máximos)... Se estiver em loteamento, pode ter sido imposto limite inferior.. não sabemos... Mas que mesmo no geral não é habitual essas dimensões... Pelo menos aqui no sul não é..
    Atenção que o 1.80m, é em qq ponto, pelo que se a o arruamento tiver desnível, terá de ser inserido dentro desses mesmo limites, ou com caimentos, ou o topo da vedação acompanhando a pendente existente.
  13.  # 13

    Colocado por: tiplaAi pode pode
    Art. 41, n. 1, al. a) do regulamento do pdm
    https://dre.pt/application/file/67210366


    e leu o que diz as alineas b,c e d ?

    veja lá se isso não se pode aplicar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    Não percebo porque é que Arquitectos partem logo "para cima" do colega, quando o requerente ainda não se explicou bem, também não sabemos bem as condicionantes, o local, o pdm do concelho....
    Concordam com este comentário: antonylemos
  15.  # 15

    São indirectas.. Possivelmente nem sequer existe arquitecto ainda... Eu não saltei para cima de colega... nem deve haver.... Parece ser o DO a tentar fazer ela propria o "projecto"....
  16.  # 16

    Discordo da postura - haja ou não arquitecto.
  17.  # 17

    Colocado por: pauloagsantos

    e leu o que diz as alineas b,c e d ?

    veja lá se isso não se pode aplicar
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Eu li. Você é que não, e respondeu logo que não era possível.
    No caso da alínea b), depende, até pode ser mais que 1,80...
    No caso da alínea c) idem,
    E no caso da alínea d) igualmete.
  18.  # 18

    Colocado por: ADROatelierDiscordo da postura - haja ou não arquitecto.

    ACEITO... Cada um tem a sua personalidade.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas
    ACEITO... Cada um tem a sua personalidade.
    Concordam com este comentário:ADROatelier


    De acordo.
  20.  # 20

    aproveito o tópico para uma questão, uma vez que, mesmo depois de ler a lei, continuo com dúvidas... muros entre vizinhos, Arcozelo VNG, moradia a ser construída entre duas já pré-existentes. a geminada não tem assunto.

    mas, e do outro lado? o muro do vizinho tem 1,50m no máximo, do meu lado (isto porque tem uma rampa para garagem).

    já percebi que muros não confrontantes podem ir aos 1,80m.
    mas quando as quotas são diferentes... é aqui que me surgem as dúvidas.

    qual é a quota natural do terreno do vizinho? é a do arruamento, certo?

    tenho que respeitar a altura do muro do vizinho? ou posso subir o meu muro aos 1,80m, sendo que o meu terreno fica todo à quota do arruamento?

    agradeço, desde já, a vossa ajuda.
 
0.0211 seg. NEW