Iniciar sessão ou registar-se
    • hba
    • 12 setembro 2018

# 1

Olá a todos.

Apesar de nunca ter participado, há muito tempo que visito este forum, que se tem revelado de extrema utilidade. Obrigado a todos os que para isso contribuem.

Vou iniciar um projecto de remodelação de um apartamento, num 2.º andar, em Lisboa. Uma das questões essenciais da remodelação são as janelas, pois a casa encontra-se a poucos metros de uma estação de comboio, estando a cozinha, a sala e 2 dos quartos virados para a linha.

Tenho pedido vários orçamentos, com grandes diferenças a nível de preço e de soluções apresentadas.

A última solução que me apresentaram prevê, para as janelas viradas para o comboio:

Sala - janela de 270 de largura por 200 de altura :
    oscilobatente, 4 folhas, 2 fixas;
    vidro: duplo (44.2 acústico+14+55.1)

Quartos: largura 1780, altura 2010
    oscilobatente 2 folhas
    vidro: duplo (44.2 acústico+14+55.1)

Não especificaram a marca dos vidros.

Acham esta uma boa solução que atenua o problema com o barulho dos comboios?

A minha estranheza prende-se com o facto de todos os posts que vi aqui pelo forum nunca contemplarem uma solução parecida, antes soluções tipo 55.1+14+10, por exemplo.

Obrigado a todos os que me puderem ajudar.

Um abraço.

H.
  1.  # 2

Parece bem , mas como são os estores ?
    • hba
    • 12 setembro 2018

# 3

Colocado por: larkhe, mas como são os estores ?

Os ostores são: caixa compacta pvc com esteira térmica.

obrigado pela resposta.
  2.  # 4

manuais ? electricos?

as caixas são exteriores ou interiores?

Pode colocar fotos ?
    • hba
    • 12 setembro 2018

# 5

Colocado por: larkhemanuais ? electricos?

as caixas são exteriores ou interiores?

Pode colocar fotos ?

Os estores são eléctricos, com caixas interiores.
  3.  # 6

Na minha modesta opinião e se vai investir forte para reduzir o ruido devia de optar por uma das duas situaçoes

Estores com caixa exterior e portadas vidros que refere seguramente que vai atenuar bastante o ruido ( eliminar e quase impossivel

Mas como o que tem são caixas interiores por isso ou as vai isolar muito bem ou grande parte do ruido vai passar pela caixa ....

Nesse contrato com qualquer uma das empresas colocaria tambem o isolamento das caixas de estore.
    • hba
    • 12 setembro 2018

# 7

Obrigado, Larkhe.

Do que tenho lido, em termos acústicos a espessura dos vidros e a diferença entre eles é essencial.

Acham que esta combinação dos vidros é uma boa solução?
  4.  # 8

Dou-lhe o meu exemplo:

Aquando do nascimento da minha filha, apesar de não viver perto de nada tão ruidoso como o que fala.
    Mas queria também reduzir o ruído exterior e ter algum isolamento térmico.

Depois de muito pesquisar e orçamentos etc... decidi por colocar nova caixilharia e janelas por fora da persiana.

O barulho externo é quase 0, isolou termicamente, já não entra vento pela caixilharia.

A caixa de ar que cria entre as duas janelas é o melhor isolante que pode ter. É a minha opinião, baseado na minha experiência.

No meu caso, sendo apartamento e por descargo de consciência, pedi autorização ao condomínio e questionei a camara sobre possibilidade, que não me colocou nenhum entrave nem projectos etc...
  5.  # 9

O meu conselho por experiencia propria para obter um bom isolamento aos ruidos do exterior tem que colocar bons vidros em todas as janelas e nao somente nas que estao viradas para o comboio porque o som propaga.se por todo o lado e se as outras janelas nao isolarem o som fica na mesma.

Sem grandes conhecimentos de causa apenas me baseando na minha casa mesmo tendo colocado bons vidros basta uma janela estar em entre-aberta para ouvir som da rua mesmo sendo a divisao no lado contrario da estrada,portanto tendo vidros inferiores noutras divisoes podera ser um problema.

Nao digo para colocar em toda a casa essa loucura de vidros que especificou acima mas pelo menos 442-16-6 nas outras nao viradas para a linha eu colocaria.

Paredes fracas e caixas de estore sao sempre uma entrada de som, no meu caso se fechar tudo atenua bastante o som mas quando aparece o camiao do lixo ouve.se bem, portanto comboios e electricos deve de ser a mesma coisa.
    • hba
    • 13 setembro 2018

# 10

acabei de receber um orçamento cujo valor é ligeiramente superior e que apresenta a seguinte soluçao:
    Vidro 55.1 acustico 1 butiral Camara 12 Vidro 4 baixo emissivo
    Microventilação
    Aro de 70 mm, Ref 8001 de 5 Câmaras

Qual das duas propostas acham melhor?

Um abraço.
  6.  # 11

Pelo que entendi estamos a falar de 442-14-551 contra 551-12-4?

Acho que acusticamente a primeira opcao é muito melhor
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 12

Embora a microventilaçao seja essencial para a quaçlidade do ar dentro de casa neste caso vai prejudicar em muito a parte acustica , a ventilação deve ser feita por janelas abertas 5 ou 10 mn uma vez por dia

eu preferia o primeiro.
    • hba
    • 13 setembro 2018

# 13

Colocado por: putefabioPelo que entendi estamos a falar de 442-14-551 contra 551-12-4?

Acho que acusticamente a primeira opcao é muito melhor

Obrigado. Também estou inclinado a optar pela solução 44.2-14-55.1. A minha dúvida prendia-se com o facto de, entre os dois vidros (44.2 e 55.1) a diferença de espessuras ser pouca e, pelo que li, é importante para o isolamento acústico essa diferença.
  8.  # 14

Boa tarde,

Peço desculpa por estar a utilizar este post (caso o user entenda que não deva fazer, pf diga), mas estou com um problema semelhante.

Comprei um apartamento numa estrada nacional e quero melhorar a acustica do mesmo.

Para tal vou colocar caixilharia exterior.

Tenho 2 soluções:
    1) COM VIDRO LAMINADO 33.1+8+LISO 4
    2) Planitherm 4+10+4 (incolor).

Qual destas soluções é a mais eficaz em termos e acústico? Pelo que entendi não tenho "espaço" para mais, pelo que terá que ser uma solução que no seu total não ultrapasse os 14 (penso que seja 14, porque o 331 equivale a 6, certo?

Obrigado.
  9.  # 15

Colocado por: larkheEmbora a microventilaçao seja essencial para a quaçlidade do ar dentro de casa neste caso vai prejudicar em muito a parte acustica , a ventilação deve ser feita por janelas abertas 5 ou 10 mn uma vez por dia

Só faz micro-ventilação quando quiser. Tal como nos oscilo-batentes. Mas em micro-ventilação não chegam 5 ou 10mins.

Colocado por: camisola25Qual destas soluções é a mais eficaz em termos e acústico? Pelo que entendi não tenho "espaço" para mais, pelo que terá que ser uma solução que no seu total não ultrapasse os 14 (penso que seja 14, porque o 331 equivale a 6, certo?

A primeira, mas... É curto...
    Qual o espaço disponível para a caixilharia?
  10.  # 16

Tenho cerca de 7,5 cm. Vou conseguir eliminar ou reduzir significativamente o ruído dentro de casa?.
    O perfil do alumínio é B4.
  11.  # 17

Colocado por: camisola25Tenho cerca de 7,5 cm. Vou conseguir eliminar ou reduzir significativamente o ruído dentro de casa?.
    O perfil do alumínio é B4.

Vai manter as antigas e colocar essas por fora do estore, certo? Nesse caso sim. Mas não espere uma mudança brutal, porque o espaço sendo pouco, não se pode esperar muito do conjunto aluminio/vidro.
  12.  # 18

Obrigado, mas justifica o investimento ou é melhor retirar a caixilharia que tenho é colocar uma "em condições"?

Qual a razão para o conjunto com o menor espaço entre os vidros ser a melhor opção?
  13.  # 19

Colocado por: camisola25Obrigado, mas justifica o investimento ou é melhor retirar a caixilharia que tenho é colocar uma "em condições"?

Depende. Não conhecemos as condições em que as caixas de estore estão feitas, e normalmente é por estas que entra muito do ruído.

Colocado por: camisola25Qual a razão para o conjunto com o menor espaço entre os vidros ser a melhor opção?

O espaço entre os vidros não contribui em nada para a acústica. A espessura dos vidros sim.
  14.  # 20

Colocado por: camisola25Boa tarde,

Peço desculpa por estar a utilizar este post (caso o user entenda que não deva fazer, pf diga), mas estou com um problema semelhante.

Comprei um apartamento numa estrada nacional e quero melhorar a acustica do mesmo.

Para tal vou colocar caixilharia exterior.

Tenho 2 soluções:
    1) COM VIDRO LAMINADO 33.1+8+LISO 4
    2) Planitherm 4+10+4 (incolor).

Qual destas soluções é a mais eficaz em termos e acústico? Pelo que entendi não tenho "espaço" para mais, pelo que terá que ser uma solução que no seu total não ultrapasse os 14 (penso que seja 14, porque o 331 equivale a 6, certo?

Obrigado.

Bom dia!

Pode-me dar feedback sobre qual solução optou?
    Estou com um problema semelhante, tenho espaçamento de 7cms no exterior. Os serralheiros referem que a medida máxima do vidro não pode ultrapassar os 18mm (seja ele duplo ou simples).

Obrigado!

0.0241 seg. NEW