Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de saber se alguém me saberá esclarecer relativamente a esta questão. O cenário é o seguinte:

1º Compra de terreno a pronto: eu pago 80k a outra pessoa 20k.
    2º O projeto é submetido em nome dos dois, visto que o terreno pertence aos dois (ainda que em proporção diferente).
    3º Construção parcialmente financiada pelo banco: eu entro com 100k de capital meu e divido um empréstimo de 100k com a outra pessoa (ou seja eu entro com 150k e a outra pessoa com 50k).

Já li que numa situação destas eu seria sempre dono de 80% da casa, visto que paguei 80% do terreno (o que obviamente não acho justo para a outra pessoa), e queria saber se há maneira de no final cada um ser dono da proporção que pagou como é justo? (neste exemplo eu teria 230/300 e a outra pessoa 70/300).

Qual seria a melhor maneira de garantir que após a compra do terreno e construção concluida fossem salvaguardados os investimentos das duas pessoas, na proporção correta?
  2.  # 2

quando compraram o terreno como ficou a divisao? eram os dois co proprietarios mas qual er a apercentagem que cabia a cada um? (por exemplo)

por exemplo como eram os recibos de IMI do terreno?
    e agora com a casa como sao os recibos do IMI?
  3.  # 3

Colocado por: loverscoutquando compraram o terreno como ficou a divisao? eram os dois co proprietarios mas qual er a apercentagem que cabia a cada um? (por exemplo)

por exemplo como eram os recibos de IMI do terreno?
    e agora com a casa como sao os recibos do IMI?

Isto é tudo hipotético, a compra do terreno ainda não ocorreu. O meu objetivo é precisamente tentar perceber como é que posso fazer as coisas de forma a ser justo para ambas as partes.
  4.  # 4

Existe casamento?
  5.  # 5

Investimento para habitação propria ou para vender?
  6.  # 6

Colocado por: ADROatelierExiste casamento?
    E em que regime?
  7.  # 7

Colocado por: ADROatelierInvestimento para habitação propria ou para vender?

Não existe casamento nem se quer que exista, e o objectivo é habitação/férias, não é para venda.
  8.  # 8

A única forma de salvaguarda e colocar essa 'divisão' na escritura
  9.  # 9

Colocado por: pedrosslpIsto é tudo hipotético, a compra do terreno ainda não ocorreu.

Então se já sabe os valores a investir faça ao contrário, no terreno pague mais por menos quota, por exemplo pelos 80k compra 70% do terreno e a outra pessoa pelos 20k compra os restantes 30%. É possível na mesma escritura.

Ou seja faça já a ponderação do total a gastar por cada um e escriture o terreno nessa proporção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

Convem ficar registado o montante investido por cada um, não só a proporção da propriedade do bem.
  11.  # 11

Colocado por: ADROatelierConvem ficar registado o montante investido por cada um, não só a proporção da propriedade do bem.

Sim sim, eu dei exemplos de percentagens mas na escritura o que ficará serão sempre os valores em euros que cada pessoa contribuiu. Só acho estranho não haver uma forma mais simples e transparente de fazer este género de coisa.

Se dois irmãos quiserem fazer uma casa de férias por exemplo, e um tiver mais que o outro para contribuir torna-se logo tudo numa dor de cabeça. Penso que a melhor maneira seria a que o NTORION apontou, apesar de ter a sua quota parte de risco.

O que fazia sentido é: se a pessoa A pagou 70 do terreno e 50 da construção e o valor total do terreno + construção foi 300, então a pessoa A tem 120 partes das 300.
  12.  # 12

Se você comprar feito é fácil o que diz, neste caso como compra o terreno e só averba a casa... Não existe alteração da propriedade, só do bem lá existente.

0.0145 seg. NEW