Iniciar sessão ou registar-se
    • cnlx
    • 6 agosto 2009 editado

     # 1

    Bom dia.

    A minha dúvida é a seguinte:

    Tenho uma casa geminada com duas "frentes" de telhado (para Este e Oeste) e gostaria de instalar painéis solares (ainda não sei se só térmicos ou foto voltaicos – são investimentos muito diferentes, mas valerá a pena(?)).

    Ouvi dizer que a orientação dos painéis é apenas para sul (?), será?

    É que se assim for, terei de colocar uma estrutura metálica horrível em cima do telhado. É assim?

    Agradeço o esclarecimento de alguém entendido no assunto.

    Obrigado
  1.  # 2

    Tem alguns anexos junto da casa???
    • cnlx
    • 6 agosto 2009

     # 3

    Não. Tem quintal.

    Mas não posso construir anexo (pelo menos nesta fase).
  2.  # 4

    não tem de ser a sul mas é a sul onde o painel tem mais tempo de exposição solar.
    pode orientar por uma estrutura mais pequena, pelo menos um sudeste ou sudoeste
  3.  # 5

    Boas


    Ouvi dizer que a orientação dos painéis é apenas para sul (?), será?

    Pode ver aqui:
    Artigo 7.o
    Limitação das necessidades nominais de energia útil para produção de água quente sanitária
    1— ... .
    2—O recurso a sistemas de colectores solares térmicos para aquecimento de água sanitária nos edifícios abrangidos pelo RCCTE é obrigatório sempre que haja uma exposição solar adequada, na base de 1 m2 de colector por ocupante convencional previsto, conforme definido na metodologia de cálculo das necessidades nominais de energia para aquecimento de água sanitária referida no artigo 11.o, podendo este valor ser reduzido por forma a não ultrapassar 50% da área de cobertura total disponível, em terraço ou nas vertentes orientadas no quadrante sul, entre sudeste e sudoeste.
    3—Para efeitos do disposto no número anterior, entende-se como exposição solar adequada a existência de cobertura em terraço ou de cobertura inclinada com água cuja normal esteja orientada numa gama de azimutes de 90° entre sudeste e sudoeste, que não sejam sombreadas por obstáculos significativos no período que se inicia diariamente duas horas depois do nascer do Sol e termina duas horas antes do ocaso.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pilav
  4.  # 6

    Colocado por: j cardosoBoas


    Ouvi dizer que a orientação dos painéis é apenas para sul (?), será?

    Pode ver aqui:
    Artigo 7.o
    Limitação das necessidades nominais de energia útil para produção de água quente sanitária
    1— ... .
    2—O recurso a sistemas de colectores solares térmicos para aquecimento de água sanitária nos edifícios abrangidos pelo RCCTE éobrigatório sempre que haja uma exposição solar adequada, na base de 1 m2 de colector por ocupante convencional previsto, conforme definido na metodologia de cálculo das necessidades nominais de energia para aquecimento de água sanitária referida no artigo 11.o, podendo este valor ser reduzido por forma a não ultrapassar 50% da área de cobertura total disponível, em terraço ou nas vertentes orientadas no quadrante sul, entre sudeste e sudoeste.
    3—Para efeitos do disposto no número anterior, entende-se como exposição solar adequada a existência de cobertura em terraço ou de cobertura inclinada com água cuja normal estejaorientada numa gama de azimutes de 90° entre sudeste e sudoeste, que não sejam sombreadas por obstáculos significativos no período que se inicia diariamente duas horas depois do nascer do Sol e termina duas horas antes do ocaso.

    cumps
    José Cardoso


    José, seja mais sucinto: isso, basicamente, quer dizer que não são obrigatórios os painéis solares neste caso.
    No entanto, penso que a pessoa que lançou a questão pensa em colocá-los mesmo neste caso. Eu sei que há firmas que montam sistemas com orientações diferentes, mas isto é uma solução um bocado vanguardista: colocar um painel na cobertura nascente e outro na poente, com grupos hidráulicos diferentes, em que apenas o depósito seria comum. Deste modo, o painel nascente tem maior rendimento ao início do dia e o de poente ao fim do dia. Longe de ser ideal, tem uma cobertura mais ampla e com bom rendimento face à constrição de não montar o "mamaracho" no telhado.
    Mais simples: meter os painéis só na cobertura nascente ou só na poente - pode ter perdas de 20 a 25%, mas fica esteticamente enquadrado.
    • cnlx
    • 8 agosto 2009

     # 7

    Agradeço os comentários / ajudas.

    Joziel, se calhar a solução mais "vanguardista" era a que mais nos agradava.

    Conhece aguma das empresas que falou? Se me puder dar o contacto eu agradeço.

    Cumps,
  5.  # 8

    Colocado por: j cardoso3—Para efeitos do disposto no número anterior, entende-se como exposição solar adequada a existência de cobertura em terraço ou de cobertura inclinada com água cuja normal esteja orientada numa gama de azimutes de 90° entre sudeste e sudoeste, que não sejam sombreadas por obstáculos significativos no período que se inicia diariamente duas horas depois do nascer do Sol e termina duas horas antes do ocaso.
    Esta das 2horas tem piada. É no Verão ou no Inverno?
    É que se às 10h no Inverno a casa pode estar à sombra, às 9h no Verão pode estar a levar com o Sol de chapa...
  6.  # 9

    Boas

    José, seja mais sucinto: isso, basicamente, quer dizer que não são obrigatórios os painéis solares neste caso.

    Pensei ser essa a dúvida de cnlx

    Esta das 2horas tem piada. É no Verão ou no Inverno?

    Tanto quanto sei a lei é omissa em relação a isso (é apenas mais dos muitos aspectos menos conseguidos). A própria ADENE não esclarece pelo que presumo que passa a ser à vontade do freguês.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 10

    Colocado por: j cardosoA própria ADENE não esclarece pelo que presumo que passa a ser à vontade do freguês.
    Mais uma «lei» redigida por um tipo que não sai da sombra do gabinete...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pilav
  8.  # 11

    Colocado por: cnlxAgradeço os comentários / ajudas.

    Joziel, se calhar a solução mais "vanguardista" era a que mais nos agradava.

    Conhece aguma das empresas que falou? Se me puder dar o contacto eu agradeço.

    Cumps,


    Qualquer uma pode fazer isto, porque dá para fazer como se fossem duas instalações solares independentes: como é uma sonda que dita quando o fluido sai do colector para ser armazenado no depósito, terão que ser obviamente duas sondas, uma para cada cobertura. A sonda comanda o kit hidráulico, logo também são dois kits (circulador, vaso de expansão, válvula de segurança...). Julgo que o depósito pode ser o mesmo, desde que tenha dois permutadores.
    Em termos de preço, visto que os colectores são sempre o mais caro, mas mantém-se o número de colectores e depósitos, julgo que haverá um acréscimo natural de preço, mas que não deve passar dos 20% da solução tradicional com depósito independente e circuito primário fechado com bombagem.
    Coloque esta questão a um departamento técnico da Roca ou Vulcano, e julgo que será resolvida.

    Boa sorte.
  9.  # 12

    Numa instalação de paineis solares para aquecimento de aqs qual o melhor sistema de apoio?
    Uma bomba de calor para aquecimento central tambem serva para apoio ao sistema de paines solares?
 
0.0159 seg. NEW