Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Mesmo 300 euros por mes é um rombo no orçamento do caneco, e nem toda gente tem salarios para suportar esta despesa.....assim é dificil a taxa de natalidade aumentar!
    Concordam com este comentário: jorgferr, Pedro Barradas, tnjp
  2.  # 22

    Bem verdade Loverscout .
    • tnjp
    • 14 setembro 2018

     # 23

    Mesmo 300 euros por mes é um rombo no orçamento do caneco, e nem toda gente tem salarios para suportar esta despesa.....assim é dificil a taxa de natalidade aumentar!


    Sem dúvida, pede-se a intervenção do Estado. Aqui na Madeira existem creches públicas desde os 6 meses (salvo erro...) pagando-se mensalidades de acordo com o escalão do abono familiar. Aos 5 anos a actividade lectiva é gratuita, pagando-se apenas a alimentação e atividades extra curriculares.

    As privadas recebem todas subvenções do estado, sendo as mensalidades mais altas mas também de acordo com os escalões de abono.
    •  
      larkhe
    • 14 setembro 2018 editado

     # 24

    TNJP , tal e qual como no continente nas ipss paga se em função dos rendimentos , sendo que aqui é gratuito a partir dos 4 anos nas escolas publicas com pre escolar

    o problema ( pelo menos em lisboa ) não há vagas
  3.  # 25

    Colocado por: larkheTNJP , tal e qual como no continente , sendo que aqui é gratuito a partir dos 4 anos

    o problema ( pelo menos em lisboa ) não há vagas
    Eu diria que mesmo o gratuito é relativo...por causas dos horários de funcionamento geralmente curtos. Um casa em que ambos trabalhem terão sempre de pagar ATL a um privado. Este ano a minha filha vai para o primeiro ano do ensino básico, o horário de funcionamento é das 9 as 17, fora desse horário tenho de pagar ATL.
  4.  # 26

    Jorgfer tal e qual como eu , a minha começa segunda feira, felizmente a escola publica tem Atl da junta de freguesia e o valor a pagar é no meu entender baixo cerca de 50 euros/mes com horario 8-9 e 17- 19
  5.  # 27

    Colocado por: larkheJorgfer tal e qual como eu , a minha começa segunda feira, felizmente a escola publica tem Atl da junta de freguesia e o valor a pagar é no meu entender baixo cerca de 50 euros/mes com horario 8-9 e 17- 19
    No meu caso será um bocado mais porque lá está vai ser um ATL privado a fazer os prolongamentos. Entreguei ontem os rendimentos e ainda não sei quanto vou pagar, pode ir até 130 euros/mês
    •  
      CMartin
    • 14 setembro 2018 editado

     # 28

    Colocado por: tnjpÉ impossível sobreviver apenas das mensalidades.


    Colocado por: loverscout..nao me venham com essa conversa que nao sobrevivem....

    Infelizmente é verdade, e digo infelizmente porque não queria decepcionar o autor do tópico. Acho que é até um dos piores negócios, no sentido de menos lucrativo, e que só sobrevive à custa de muitíssimo esforço, na maioria das vezes, acabando por fechar portas. Dificuldade imensa na obtenção de licenças para funcionamento, aliás quase impossível, a maioria funciona ilegalmente toda a vida porque a isso são obrigadas. Por muito boa que seja a creche (e com mensalidade a condizer), não rende receita que se veja.
    Tenho uma amiga dona duma.
    Ambas as creches onde o meu filho andou, boas mensalidades, boas creches, estão hoje fechadas e na altura o aperto financeiro delas era óbvio para mim.
    A creche da Rita Salema em Cascais, a Laranjinha, fechou portas também há uns 2/3 anos.
    Não aconselho.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  6.  # 29

    ate ha duas semanas era um tema que me passava ao lado, ate porque felizmente o meu filho tem estado com a avó e a bisavó, mas infelizmente a minha avó tem vindo a decair (ja são 93 anos) e a minha mae fica sobrecarregada pelo que é necessário procurar um colegio ou o que quiserem chamar....

    tenho ficado escandalizado com os valores que me pedem......e depois nao é so a mensalidade, é as actividades extras (quase obrigatorias, porque vivemos num mundo cruel em que as crianças quando nao participam sao excluidas pelas outras crianças)

    Por exemplo a praia.... no mes de junho pedem-me em media + 150 euros para ir á praia!

    isto tudo aliado á despesa que um bebe/criança ja acarreta.....nao é facil! ja começo a fazer a contas se consigo ir ao segundo....porque 700 ou 1000 euros por mes em colegios para dois filhos, mais vale a maria despedir-se e ficar em casa a tomar conta deles!
  7.  # 30

    A minha esposa em tempos sonhava ter uma. Quando lhe fiz as continhas todas para ter tudo legal ela mandou-me esquecer e nunca mais falou nisso.
  8.  # 31

    Ainda relativo a custos um pouco off topic. Material pedido para o primeiro ano do ensino básico por criança
      IMG_20180912_201859.jpg
  9.  # 32

    Por aqui e assim ...
      lista escola.jpg
  10.  # 33

    Colocado por: loverscoutate ha duas semanas era um tema que me passava ao lado, ate porque felizmente o meu filho tem estado com a avó e a bisavó, mas infelizmente a minha avó tem vindo a decair (ja são 93 anos) e a minha mae fica sobrecarregada pelo que é necessário procurar um colegio ou o que quiserem chamar....

    tenho ficado escandalizado com os valores que me pedem......e depois nao é so a mensalidade, é as actividades extras (quase obrigatorias, porque vivemos num mundo cruel em que as crianças quando nao participam sao excluidas pelas outras crianças)

    Por exemplo a praia.... no mes de junho pedem-me em media + 150 euros para ir á praia!

    isto tudo aliado á despesa que um bebe/criança ja acarreta.....nao é facil! ja começo a fazer a contas se consigo ir ao segundo....porque 700 ou 1000 euros por mes em colegios para dois filhos, mais vale a maria despedir-se e ficar em casa a tomar conta deles!



    Tenho dois filhos:

    Um com 3 anos e outro com 1 ano de idade. Quando o primeiro nasceu, a avó de 60 anos e muita vitalidade iria ficar com ele, mas aos 3 meses de idade surgiu o cancro na vida da minha mãe e como sabiamos que era incurável, fomos procurar creche à pressa.

    Só havia a 420€ numa particular ... e com uma cunha, conseguimos uma vaga em IPSS. Declarando os rendimentos meus e da esposa com ordenado minimo, fomos considerados acima da média. Resultado, mensalidade de 280 euros. Na de 420€ não precisávamos de levar nada. Na IPSS, fraldas e toalhitas eram por nossa conta. Ficou na IPSS, logo aos 6 meses mas infelizmente pela questão do calculo da mensalidade e algumas implicâncias com a diretora daquela unidade, tentámos sempre encontrar alternativas.

    Há um ano atrás tive uma mudança laboral que me permitiu encontrar vaga numa creche dos serviços sociais do local do meu trabalho. Não vou dizer quanto pago para não vos deixar de queixo caído (é francamente pouco).
    Entretanto meio imprevisto tivemos o mais pequeno e também teve vaga logo aos sete meses.

    Respondendo ao autor do tópico - eu adoro crianças e adorava poder juntar um negócio com esse gosto que tenho....e sondei só por sondar.

    Para ter uma ideia, esta IPSS onde tive o meu primeiro filho tem grande rotatividade de funcionários pois paga mal (e tem a tal diretora complexa de lidar). A única que aparentemente tem uma qualidade de vida acima da média é a diretora...que é nora do "mecenas" que está à frente da Instituição...

    Do que me parece, em modo IPSS entra mesmo muito dinheiro do Estado. Tanto para construir a creche, como por criança inscrita... depois a tabela de calculo para definir o que cada criança paga é à vontade da creche...daí que IPSS a cobrar 300€ seja "normal" e recorrente.


    O edificio desta IPSS foi construido de raíz. Apresenta como projecto uma creche e um lar de idosos, mas so a creche foi construida e receberam da Camara local 150mil euros... O orçamento do projecto era quase meio milhão, mas cheira-me que com 200mil fizeram a festa e portanto pouco investiram do próprio bolso.
  11.  # 34

    nada como pedir logo a marca da cola ou dos lápis ...
    • RCF
    • 14 setembro 2018

     # 35

    Colocado por: loverscoutmais barato 350 euros/mes (e tenho que o ir buscar ate as 19, se nao sao mais 50 euros por mes)

    Pode ser caro para quem paga... mas apenas isso.
    Eu paguei isso há uns anos atrás e questionava-me como a creche sobrevivia... olhando ao número de crianças, ao número de funcionárias, às despesas que teriam com o espaço, a alimentação e tudo o que qualquer negócio paga de impostos (e aqui não se poderá fugir muito, porque os pais querem faturas), realmente questionava-me como seria possível e quanto é que pagariam àquelas funcionárias, algumas com formação superior...
    Concordam com este comentário: CMartin, jorgferr
    • RCF
    • 14 setembro 2018

     # 36

    Colocado por: loverscoutate ha duas semanas era um tema que me passava ao lado, ate porque felizmente o meu filho tem estado com a avó e a bisavó, mas infelizmente a minha avó tem vindo a decair (ja são 93 anos) e a minha mae fica sobrecarregada pelo que é necessário procurar um colegio ou o que quiserem chamar....

    tenho ficado escandalizado com os valores que me pedem......e depois nao é so a mensalidade, é as actividades extras (quase obrigatorias, porque vivemos num mundo cruel em que as crianças quando nao participam sao excluidas pelas outras crianças)

    Por exemplo a praia.... no mes de junho pedem-me em media + 150 euros para ir á praia!

    isto tudo aliado á despesa que um bebe/criança ja acarreta.....nao é facil! ja começo a fazer a contas se consigo ir ao segundo....porque 700 ou 1000 euros por mes em colegios para dois filhos, mais vale a maria despedir-se e ficar em casa a tomar conta deles!

    A falta de apoios e condições para educação é, do meu ponto de vista, um dos principais problemas da grande Lisboa e um dos fatores mais diferenciadores desta zona para com o resto do país.
    Ou se tem a sorte de se conseguir ter acesso a uma das poucas boas creches/infantários/escolas públicas (ou com apoio público) que existem, ou se despreza a educação dos filhos ou se gasta uma pipa de massa... e isto é desde a creche/berçário até pelo menos ao 12.º ano...
    Fora dos grandes centros, a situação é muito diferente...
    • tnjp
    • 14 setembro 2018

     # 37

    A minha filha nasceu em 2013, o pior ano de sempre para a natalidade aqui na Madeira. Entrou para a creche aos 6 meses numa ipss com bom nome. Lembro-me que na altura começaram na sala apenas seis crianças, aos poucos foram chegando mais. Ao fim do primeiro ano, estiveram à beira de despedir vários funcionários por falta de crianças. Há última da hora conseguiram evitar os despedimentos com algumas inscrições de novas crianças. Era uma escola com muita procura, o que lhes permitia (mal, quanto a mim...) selecionar as crianças que recebiam. Mas nesses anos recebiam toda a gente para evitar fechar salas...

    Neste momento, voltou ao normal, já há lista de espera para lá entrar. Entretanto a minha filha tem 5 anos e começou esta semana na pré escola, na escola publica onde fará também a primária. A baixa natalidade de 2013 continua a refletir-se pois são bem poucos os colegas nascidos naquele ano.
    • Juliao
    • 14 setembro 2018 editado

     # 38

    Agradeço a todos os comentários / opiniões. A localização da creche seria em Braga e não em Lisboa. Braga é uma cidade jovem com bastante industria, tem a Bosch e mais umas quantas grandes empresas que empregam muita gente. Estamos a sondar o mercado, a fazer inquéritos nos hipermercados , a falar com as pessoas à saída das fabricas, a falar com amigos, conhecidos, etc. Avançar com o negocio ou não vai depender do feedback e da perceção que tivermos do mercado. para já não está nada decidido, e eu, por mim, estou mais por me manter quieto do dar o passo em frente, mas vamos ver o que as "sondagens" nos mostram.
  12.  # 39

    Aqui há uns seis meses fizemos um pequeno estudo para ver se era viável adaptar uma construção existente para creche.

    Por questões relacionadas com a natureza da pre-existência e do terreno em si, chegamos à conclusão que era mais fácil e económico construir de raiz e colocar as instalações num só piso de r/c, pelo menos todas as principais.

    Reunimos na câmara e na segurança social.
    As instalações tinham que ter muitas características dispendiosas - também por se tratar de uma adaptação de edifício existente. O dimensionamento dos vãos na relacao com o espaço exterior (tinham que ser muitos m2 em vidro), dimensão e disposição dos compartimentos, o número e tipo de instalações sanitárias, a cozinha e copas, acessos exteriores diferenciados etc.

    Na altura, o cliente fez as contas e, sem subsídios, o mínimo de meninos que poderia ter era 30 e não poderia levar menos que 500 euros por criança.

    Não avançaram.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      GMCQ
    • 15 outubro 2018 editado

     # 40

    Colocado por: JuliaoEu e a minha esposa estamos a pensar investir na construção de uma creche no distrito de Braga. A minha esposa quer muito este negocio mas eu estou um tanto relutante. Nenhum de nós percebe do assunto e não sabemos muito bem por onde começar. Alguém já passou por este processo ? Com a baixa natalidade que Portugal apresenta será que é um negocio viável ? Que vos parece ? A vossa opinião é muito importante para a nossa tomada de decisão, digamo o que pensam p.f.

    obrigada.
    Podem eventualmente ser os patrões, mas teriam que contratar gente competente e com gosto pelas crianças.
    Concordam com este comentário: Diogo999
 
0.0240 seg. NEW