Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,
    Há alguns anos, eu e o meu irmão fizemos um crédito multiusos para comprar um imóvel. O imóvel é composto por três fraçoes independentes (habitacao, comercio e garagem) mas nao estao divididas em propriedade horizontal. Cada um de nós ficou proprietario de 50%.

Neste momento, estou casada e vivo no imóvel em questão e gostaria de adquirir os 50% do meu irmão.

-É possovel adquirir a parte dele através de um crédito habitação (visto que o valor da fraccao da habitacao é superior aos 80% do valor do emprestimo)? Ou a existencia da fraccao do comercio invalida essa opção?

-Será possivel comprar esses 50%, visto que eu propria ja sou proprietaria de 50%?

Obrigada!
  2.  # 2

O ideal seria colocarem em propriedade horizontal.
    Não sei os custos e que voltas teriam de dar.
    Mas pelo menos as fracções ficavam autónomas.
  3.  # 3

Colocado por: Srcgomes

-Será possivel comprar esses 50%, visto que eu propria ja sou proprietaria de 50%?

Obviamente que SIM.

Colocado por: Srcgomes-É possovel adquirir a parte dele através de um crédito habitação (visto que o valor da fraccao da habitacao é superior aos 80% do valor do emprestimo)? Ou a existencia da fraccao do comercio invalida essa opção?

Tem de perguntar ao Banco, como pode fazer isso.
  4.  # 4

Se já é proprietária de 50% do edifício e quiser prescindir da loja... seria menos ou nada que teria de pedir ao banco.
    Teria era de se entender com o seu irmão.
  5.  # 5

Ah, ainda têm o crédito por liquidar...
  6.  # 6

E a loja está arrendada?
  7.  # 7

Sim. A loja está arrendada. Ja tenho ido a alguns bancos mas o que me dizem é que como está tudo junto, nao posso pedir credito habitacao e comprar um imovel que para todos os feitos “já é meu”. E sim, parte do credito está ainda por liquidar.

Neste momento está como credito multiusos. A minha ideia era comprar a parte do meu irmao como credito habitacao e ao faze-lo, o valor dava para liquidar o credito multiusos actual. Porque o valor da casa aumentou entretanto.
  8.  # 8

Enquanto não puserem o edifício em propriedade horizontal não é possível o apartamento ser uma fracção autónoma.

O seu sócio, irmão, sente-se lesado em algum aspecto?
    Porque não fica um com a loja (e respectiva renda) e a SrcGomes com o apartamento?

Sinceramente acho estranho obter um crédito sobre um crédito para o mesmo bem.
    A não ser que em vez de 50/50 estipulem 70/30(ou outra proporção que considerem justa).

O melhor é ir a um solicitador ou advogado expor o caso.

0.0111 seg. NEW