Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ando a pensar seriamente se vale ou nao a pena comprar casa, moro num 2 andar sem elevador aluguei está casinha a pouco tempo para o meu filho ter um quarto só para ele, mas já me custa subir 😂😂


    valerá a pena comprar casa? (sei que não encontro casas baratas para alugar) sendo que alugada so pagamos o valor é comprada temos condomínio, seguro, obras.... tambem sei que em 10 anos de arrendamento já podia ter quase meia paga 😂

    casas que se de 20% entrada ou casas 100 financiamento? qual a diferença?

    quando falam em sped? e das coisas que menos percebo pois já li sped fixo e já li que pode variar entre 5 e 10%

    prédios antigos vs novos? antigos da se menos valor é novos mais caro

    predios com elevados sim ou não? paga se mais de manutenção, condomínios? ou o valor será igual??
  2.  # 2

    podem dizer tudo o que acharem melhor.
  3.  # 3

    casas que se de 20% entrada ou casas 100 financiamento? qual a diferença?


    o máximo permitido é 90% de financiamento, mas tipicamente é 80%. 100% só se for casa do banco. Tipicamente casa do banco tem melhores condições de financiamento.

    quando falam em sped? e das coisas que menos percebo pois já li sped fixo e já li que pode variar entre 5 e 10%


    Spread é a taxa de juro. Os spreads actuais estão ali entre os 1% e os 2%, e dependem muito do potencial da pessoa. Quanto maior o risco, maior o spread. A taxa pode ser variável, se for indexada à euribor (Que neste momento é negativo, logo a taxa final de juro baixa, mas pode subir e daqui a um ano estar a pagar mais de prestação), ou pode ser fixa, paga o mesmo durante X anos.

    prédios antigos vs novos? antigos da se menos valor é novos mais caro

    se tiver dinheiro para uma casa nova, força. tipicamente isso vai da carteira de cada um.

    predios com elevados sim ou não? paga se mais de manutenção, condomínios? ou o valor será igual??


    Se já está cansada e é um segundo andar... então elevador sim...ou rés do chão. o pagar-se mais é discutível. Depende das despesas do prédio e do número de condóminos. Eu pago 30€ de condomínio, com um elevador.

    De resto, outras coisas a ter em conta: Seguro da casa, seguro de vida, IMIs depois de três anos.

    Comprar é um compromisso a longo prazo, se se fartar, não pode 'trocar' com facilidade.

    O resto depende sempre da sua estabilidade financeira e da facilidade, ou não, de ter crédito.
  4.  # 4

    Colocado por: AnaC21Comprar é um compromisso a longo prazo, se se fartar, não pode 'trocar' com facilidade.
    tendo o risco acrescido de ter "má vizinhança" que pode tornar a vida num inferno e até desvalorizar o imóvel.

    Na actual conjectura econômico o mais acertado é arrendar pois a oferta até é bastante mas cara, daqui a uns anos o mercado vai regressar em baixa sendo então altura certa para comprar, entretanto aproveite para fazer um pé de meia.
  5.  # 5

    Depende da sua carteira, estabilidade profissional e dos negocios que possa encontrar. Hoje em dia o mercado esta a ficar caro para o comum dos mortais...
    Se tudo se alinhar compensa sempre comprar!
    • Juliao
    • 16 setembro 2018 editado

     # 6

    Neste momento acho que os preços estão inflacionados, é arriscado comprar. Posso estar enganado mas penso que dentro de 2 anos os juros vão começar a subir e provavelmente haverá muita gente que vai ser incapaz de manter o crédito, a economia também está a estagnar, o trampas também é incerto e se decidir aumentar as taxas sobre os produtos europeus, é certinho que a economia vai afundar, e com isso o emprego. Claro que isto são tudo suposições e o que pode acontecer é exactamente o contrario do que estou a dizer, mas… Eu se fosse a si deixava-me estar no aluguer mais dois anos e depois logo via.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 16 setembro 2018

     # 7

    Eu também acho que estamos num pico do ciclo imobiliário, alimentado pelo crédito e pelo turismo.
  6.  # 8

    tenho visto t2 a 80.000/90.000 casas razoáveis claro

    como estou efetiva e acho que trabalho nunca irá faltar (saúde...) se consigo manter uma renda pensei numa compra
  7.  # 9

    Colocado por: Patricia Gonçalvestenho visto t2 a 80.000/90.000 casas razoáveis claro

    como estou efetiva e acho que trabalho nunca irá faltar (saúde...) se consigo manter uma renda pensei numa compra

    E ha 2 anos quanto custariam essas casas? A verdade é que esta fase é complicada para comprar. Embora tenha facilidade no crédito a verdade é que também irá pagar mais pela casa...
  8.  # 10

    Onde pretende comprar?
  9.  # 11

    Pensem bem antes de comprar a casa
    onde é a casa
    vizinhos
    e possiveis problemas no futuro
    pensem tudo muito bem
    um gajo se arrendar uma casa e nao gostar pira-se de lá... com casa comprada ganha-se uma enorme dor de cabeça caso a coisa não seja assim tão "porreira"
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 12

    Na actual conjuntura, varia muito em função de onde quer comprar
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  11.  # 13

    Isto depende de tantas coisas... eu vi-me forçada a comprar. As casas para aluguer na zona de Corroios/Laranjeiro (M.Sul) DESAPARECERAM! E as que existem são T1 a 500/600 euros... lol. Estou a finalizar a compra do meu T2 de 90m2 exatamente na rua onde queria viver no Miratejo por 70.000€, e tive sorte porque em cerca de 3 meses as casas da mesma gama da minha subiram 5/10 mil euritos debaixo do meu nariz. Sinceramente não sei onde isto vai parar. Não há casas para alugar, as que há são a um preço estapafúrdio e as vendas a subir cada vez mais :(
  12.  # 14

    Ah, e não, ter crédito está tudo menos fácil. Se quer comprar a casa prepare uma entrada ou faça contas com um credito pessoal à parte, porque com as novas regras as portas fecharam-se a muita gente.
 
0.0189 seg. NEW