Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Não encontrei respostas muito esclarecedoras no forum sobre esta questão pelo que espero que os estimados foristas consiguam ajudar-me.

    Actualmente tenho um esquentador a Gás Nat. de 18L.
    Somos uma familia de 3 e achamos que temos uma conta de Gás demasiado elevada, especialmente após a troca da placa de Gás por uma de indunção.

    Não sei qual é o racional por detrás do apartamento ter um esquentador de 18L.
    Não fazemos utilizações simultaneas do esquentador (nem funciona bem, mesmo com o de 18L), ou seja, 2 banhos ou lavar loiça + banho está fora de questão.
    No entanto, temos uma I.S. que está relativamente longe (> 11m em linha recta). A água demora um pouco a aquecer, especialmente no Inverno, mas sempre com uma temperatura alta (usamos sempre a fria para ajustar)

    A questão é:

    Fala-se que a capacidade do esquentador é primáriamente para acautelar o uso em simultaneo e também já vi recomendações para I.S. a > 10m.
    É seguro utilizar uma capacidade inferior em que não me arrependa? 11l ou 14l por exemplo?

    Obrigado pela ajuda.
    Cumprs.
  2.  # 2

    Ai a questão não tem a ver com os dois banhos, mas sim com a simultaneidade

    Com um de 11 Litros consegue tomar banho de agua bem quente e não pode ter mais nenhuma torneira de agua quente aberta na casa

    Com o de 14 litros consegue tomar banho e ter uma torneira meia aberta por exemplo na cozinha


    Com o de 18 litros consegue estar a tomar banho e ainda outra torneira aberta , sem correr o risco de ficar sem agua.


    Eu em casa tenho um de 11 litros para duas casas de banho com duche e cozinha


    Os litros que se referem os esquentadores , são litros por minuto .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slicer
  3.  # 3

    Colocado por: larkheAi a questão não tem a ver com os dois banhos, mas sim com a simultaneidade

    Com um de 11 Litros consegue tomar banho de agua bem quente e não pode ter mais nenhuma torneira de agua quente aberta na casa

    Com o de 14 litros consegue tomar banho e ter uma torneira meia aberta por exemplo na cozinha


    Com o de 18 litros consegue estar a tomar banho e ainda outra torneira aberta , sem correr o risco de ficar sem agua.


    Eu em casa tenho um de 11 litros para duas casas de banho com duche e cozinha


    Os litros que se referem os esquentadores , são litros por minuto .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:slicer


    Obrigado pela ajuda.
    E relativamente à distância para a I.S? Assumindo sempre uma torneira quente apenas, acha que essa distância é desprezável ao ponto que até um de 11l chega ou para jogar pelo seguro um de 14l é aconselhável?
  4.  # 4

    Depende da dimensão do tubo o >10m são 11 metros ou são 100 metros? .... mas eu diria que sim é suficiente para uma distancia de 10metros
  5.  # 5

    Mas porque quer mudar de esquentador, para um dE menor capacidade!!!?Qual o modelo de esquentador actual?
    Quanto está a gastar de gás?
    Se a agua vai demasiado quente, porque não diminui a temperatura de saida do mesmo?
  6.  # 6

    não percebo qual é o teu incomodo com um esquentador dessa capacidade... tu acabas por usar a água toda e alguem até pode abrir a torneira sem te lixar o banho

    água muito quente?
    e que tal abrires a torneira do wc e ires regulado a temperatura de saide no esquentador? Não é dificl e vais acabar por poupar gás
    eu já o fiz... a água agora é só dar um toque na fria e deixo de estar a aquecer água quente desnecessária.

    e não te chateis com o tamanho do esquentador ;)
  7.  # 7

    Mesmo no minimo o esquentador 18 litros vai gastar muito mais gas que um de 11 ....
  8.  # 8

    Larkhe:

    Olhando para a planta, são ~11metros em linha recta. Em termos de tubo será mais certamente.

    Pedro:

    O esquentador actual é um Vulcano WR18G. A fatura varia mas a Galp indica uma Média de Gás de 460 kWh / mês.
    Não quero ir a correr substituir este aparelho. Mas já tem a sua idade e quero perceber se tiver de o substituir um dia se necessito dos 18l de capacidade.

    Eu não quero diminuir a temperatura da água.. alias quero é saber se um esquentador de capacidade inferior irá ou não permitir poupança na fatura e não causará problemas em ter a água quentinha como hoje com um de 18l naquela I.S. distante.
    Alguns sites de recomendação associam a capacidade à simultaneidade, tal como o larkhe referiu. Mas também é referido a distancia a percorrer para uma I.S. como um factor.
  9.  # 9

    .... deitar fora um esquentador bom, para poupar no gas( se calhar nem poupa 1€/mes) e vai gastar €€€ noutro esquentador, mais montagem.. não parece fazer sentido... qual será o ROI disso!!!?
    • slicer
    • 17 setembro 2018 editado

     # 10

    Colocado por: Pedro Barradas.... deitar fora um esquentador bom, para poupar no gas( se calhar nem poupa 1€/mes) e vai gastar €€€ noutro esquentador, mais montagem.. não parece fazer sentido... qual será o ROI disso!!!?


    Eu não disse que ia deitar fora. Eu disse na eventualidade de avariar de vez. Eu próprio já mudei o hidrogerador (tinha uma fuga) e certamente não vou mudar por capricho.

    Alias.. se a poupança for 1€/mês, volto a colocar um de 18l sinceramente.. Mas duvido que estejamos a falar desses valores.
  10.  # 11

    AH bom!!!... assim, eu meteria um de 14l modulante.... Quando isso avariar ;)
    Como lhe dissemos, regule o termoestato do esquentador de modo a ter a agua menso quente á saida do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slicer
  11.  # 12

    Olha que 40m3(460kwh/mes) de gas por mes parece me bastante elevado .....

    Nós em casa somos 3 e andamos na casa dos 15m3..... só para o esquentador de 11litros, e temos meses de ser 9m3
  12.  # 13

    Colocado por: larkheOlha que 40m3(460kwh/mes) de gas por mes parece me bastante elevado .....

    Nós em casa somos 3 e andamos na casa dos 15m3..... só para o esquentador de 11litros, e temos meses de ser 9m3


    Pois, é verdade. Também questionei um conhecido com 2 pessoas e esquentador de 14l e tem uma média de 104 kWh, diz uns 10€ / mês. E também não tem placa a Gás.

    Em casa somos 2 adultos + criança. Dois duches todos os dias mais um duche dia sim / dia não.
    Loiça, quando usamos esquentador uso sempre no modo verão (basicamente reduz para metade), dado que não preciso da água a ferver.

    Agora de onde vem este consumo todo... :|
    • spoliv
    • 17 setembro 2018 editado

     # 14

    Veja lá se não tem para aí alguma fuga de gás...
    Lá em casa somos 4 e com banhos diários (esquentador de 18 litros), mais placa de gás (tudo a gás natural), gasto entre € 12 a € 18 por mês.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slicer
  13.  # 15

    Colocado por: spolivVeja lá se não tem para aí alguma fuga de gás...
    Lá em casa somos 4 e com banhos diários (esquentador de 18 litros), mais placa de gás (tudo a gás natural), gasto entre € 12 a € 18 por mês.


    Irra.. A instalação foi verificada por fugas há 8 anos e foram substituídas as válvulas de segurança. Desde então não foi mexido (tirando a desinstalação da placa de gás que tem válvula de corte própria).

    Acho que vou verificar mais atentamente esta questão nos próximos dias.. verificar o contador.

    Pode indicar-me qual é o seu modelo spoliv?

    Obrigado.
  14.  # 16

    O meu é um Vulcano Compacto Sensor - WTD 18 G. NAT (http://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_20033) e estou bastante satisfeito com ele. É termostático, ou seja, posso selecionar a temperatura grau a grau e mantém a água quente de forma bastante uniforme.
    Na altura também tive algum receio porque a distância entre o esquentador e as casas de banho é cerca de 10 metros, mas com este esquentador não tenho sentido qualquer problema. A água demora aí uns 30 segundos a chegar quente ao chuveiro e depois mantém-se bastante estável. O preço dele anda próximo dos € 430 em lojas online.
  15.  # 17

    Viva,

    Observando o contador não me parece que existam fugas.
    Mas decidi fazer umas medições. Vejamos:

    - Consumo em m3 após lavar pouca louça com esquentador em modo verão: 0,053
    - Consumo em m3 após dois duches hoje de manhã com esquentador no máximo: 0,507

    Baseado no consumo de cada duche, adicionei mais um duche para a criança dia sim/ dia não, vezes 30 dias tenho:

    Total em m3: 20,6m3, ao preço do segundo escalão, mais termo fixo, mais IVA: ~22€.

    Ou seja.. facilmente chego a valores semelhantes na fatura ( em termos brutos..)
    Parece que este WR18G nao é nada poupadinho..

    Um Termostático parece interessante. Pelo que percebi ajusta automaticamente o consumo de Gás mediante a temperatura programada.

    Cumprs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Extravagancia
 
0.0217 seg. NEW