Iniciar sessão ou registar-se
    • ift
    • 17 setembro 2018

     # 1

    Muito bom dia.
    Aos entendidos em painéis solares, alguém sabe explicar a razão destas manchas num dos painéis solares?
    Obrigado
      IMG_20180915_141102.jpg
  1.  # 2

    Sujidade, sendo na traseira dos coletores é irrelevante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ift
    • ift
    • 17 setembro 2018

     # 3

    Colocado por: iftMuito bom dia.
    Aos entendidos em painéis solares, alguém sabe explicar a razão destas manchas num dos painéis solares?
    Obrigado
      IMG_20180915_141102.jpg


    Sim, é na traseira. A parte da frente está assim.
    O homem do ITED montou-me a antena neste local, afetará de alguma forma, por mais pequena que seja, o rendimento do painel?
      IMG_20180915_140921.jpg
    • ift
    • 19 setembro 2018

     # 4

    Mais alguém partilha da opinião que se trata de sujidade?
  2.  # 5

    Esse é da zantia, não?
    • ift
    • 19 setembro 2018

     # 6

    Não, é da Baxi Roca
  3.  # 7

    Colocado por: iftNão, é da Baxi Roca
    são feitos ambos nomesmo local.
    • ift
    • 24 abril 2020

     # 8

    Boa tarde.
    Aproveito este tópico já existente para pedir ajuda sobre as configurações do meu sistema de AQS Solar.
    O que se passa é que eu tenho um sistema composto por estes 2 painéis, modelo Baxi Mediterrrâneo Slim 200, bomba de calor, modelo BC ACS 300 1E, controlador solar Baxi CS-2 e vasos de expansão de 18 litros, e detetei que em dias de bastante sol, na semana passada, a bomba de calor ligava na mesma.
    Verifiquei nas configurações do controlador solar o limite de 110 graus para o parâmetro 42 e 45, ou seja, temperaturas máximas para o coletor e para a proteção do coletor.
    Ora, se o painel tem como temperatura máxima de funcionamento 180 graus, o técnico não deveria ter parametrizado de outra forma o sistema solar?
    No controlador solar, como temperatura máxima do acumulador tenho 60 graus, sabem-me dizer se deve ou não ficar assim?

    É que desta forma o sistema solar não está a ser aproveitado da melhor forma, certo?

    Obrigado
    • ift
    • 2 maio 2020

     # 9

    Ninguém???
    • SrR
    • 2 maio 2020

     # 10

    Tem misturadora?
    • SrR
    • 2 maio 2020

     # 11

    Colocado por: ift180 graus, o técnico não deveria ter parametrizado de outra forma o sistema solar
    o facto de o painel atingir os 180 graus nao significa que deva circular o fluido solar a essas temperaturas, pode aumentar é à temperatura maxima do deposito mas mesmo assim deve existir uma folga no depósito para acomodar picos de temperatura no exterior e posterior dissipação à noite, isso esta tudo nos controlos de segurança o facto de trabalhar a bomba de calor pode se dever a varias razões. Mas parece que poderia aumentar à temp max do depósito
    • ift
    • 3 maio 2020

     # 12

    Colocado por: SrRTem misturadora?

    Não lhe sei dizer.
    • ift
    • 3 maio 2020

     # 13

    Colocado por: SrRo facto de o painel atingir os 180 graus nao significa que deva circular o fluido solar a essas temperaturas, pode aumentar é à temperatura maxima do deposito mas mesmo assim deve existir uma folga no depósito para acomodar picos de temperatura no exterior e posterior dissipação à noite, isso esta tudo nos controlos de segurança o facto de trabalhar a bomba de calor pode se dever a varias razões. Mas parece que poderia aumentar à temp max do depósito


    Percebo isso, para proteção do sistema.
    Mas alguém pode partilhar que parâmetros no sistema solar são os adequados para este tipo de instalação?
    • SrR
    • 3 maio 2020

     # 14

    Colocado por: ift
    Não lhe sei dizer.
    misturadora à saida do acumulador.
    • ift
    • 3 maio 2020

     # 15

    Colocado por: SrRmisturadora à saida do acumulador.

    Ah! Sim, tenho a possibilidade de escolher a temperatura de entrada no circuito de abastecimento.
  4.  # 16

    Tal como referiram anteriormente, é importante ter válvula misturadora termostática à saída aqs do termo. Parâmetro que está 110, pode.o colocar a 120. Parâmetro que está a 60, pode.o colocar 70 graus.
    Já agora !! Em que local sonda que está a fazer a leitura no termo acumulador se encontra ? A 30, 50, 80 cm do fundo do termo acumulador ??
    • SrR
    • 4 maio 2020

     # 17

    Colocado por: ift
    Ah! Sim, tenho a possibilidade de escolher a temperatura de entrada no circuito de abastecimento.
    a que temperatura está regulada essa valvula? A bc tem possibilidade de fazer um horário de funcionamento?
    • ift
    • 5 maio 2020

     # 18

    Colocado por: SrRa que temperatura está regulada essa valvula? A bc tem possibilidade de fazer um horário de funcionamento?

    A válvula penso que está nos 55 ºC.
    Sim, a BC tem essa possibilidade
    • ift
    • 5 maio 2020

     # 19

    Colocado por: nasys007Tal como referiram anteriormente, é importante ter válvula misturadora termostática à saída aqs do termo. Parâmetro que está 110, pode.o colocar a 120. Parâmetro que está a 60, pode.o colocar 70 graus.
    Já agora !! Em que local sonda que está a fazer a leitura no termo acumulador se encontra ? A 30, 50, 80 cm do fundo do termo acumulador ??

    Tenho uma sonda superior e outra inferior. Terei de ver as distâncias...
    • SrR
    • 5 maio 2020

     # 20

    Colocado por: ift
    A válvula penso que está nos 55 ºC.
    com essa temperatura nos banhos, sente necessidade de misturar agua fria na torneira para temperar a agua? Se sim entao pode regular essa valvula para uma temperatura mais baixa
 
0.0202 seg. NEW