Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas, sou um seguidor atento deste fórum desde que me deparei com o mesmo há vários meses atrás. O fórum e de facto um espaço de enorme entreajuda, bem como tem um carácter bastante didático no que a “casa” diz respeito.
    Desde já os meus parabéns a quem teve a iniciativa de criar o fórum, bem como a todos os foristas assíduos que contribuem para a sua continuidade.

    Desta vez sou eu que recorro a vossa ajuda promoção forma de conselho/esclarecimento/elucidação que me ajudem a tomar a melhor decisão. Passo a explicar:

    Chegou o momento de tratar de arranjar habitação propria (T3) por questões de planeamento de vida familiar, sendo que o orçamento disponível são 135000€ (iva incluído). Sim eu sei, é curto curtindo, mas não pretendo de todo trabalhar para a casa é preciso de folga orçamental para conseguir ter alguma qualidade de vida, bem como para as despesas que no futuro tenderão a aumentar (filhos). Com este orçamento pretendo conseguir habitação no concelho de Montemor-o-Velho. A mesma terá de ter algumas coisas indispensáveis: divisões com áreas generosas e alguma área de terreno no exterior.

    Opção 1: Compra- Com este orçamento, e uma vez que não possuo qualquer terreno, a opção mais natural para mim seria obviamente a compra. Já vi inúmeras casas, na sua maioria usadas com alguns anos. Como devem imaginar com o mercado inicial não se consegue grande coisa com este orçamento. No entanto encontrei uma moradia, com as características pretendidas, no entanto trata-se de uma reconstrução feita em 2010, e necessitará de melhorias estéticas a curto prazo (para dar um ar mais moderno). A nível de problemas estruturais da casa, a olho nu não se veem problemas de maior. Obviamente que não faço ideia das técnicas construtivas usadas na reconstrução, e quanto ao isolamento terei de confiar nos actuais proprieatarios. Confesso que a simples possibilidade de comprar uma casa que possa ter problemas me deixa de pé atrás.

    Opção 2: Construir. Digamos que me apareceu a possibilidade de adquirir um terreno, e digamos que com 30k consigo comprar o terreno, fazer projecto com caderno de encargos e talx ainda chegue para a licença camarária. A minha questão é: será possível construir com 105000€ (iva incluído) uma moradia T3 com cerca de 180m2? Sim eu sei que me vão dizer que com esse orçamento é praticamente impossível, no entanto penso que considerem algumas condicionantes:
    - O terreno e plano, não se prevendo grandes gastos para nivelar.
    -A moradia tera obrigatoriamente de ter uma arquitectura simplista de fácil execucao. Materais de gama media/baixa (bem sei) e o sistema de aquecimento deverá ficar por ora apenas com pré-instalação de aquecimento centrar ligado a recuperado de calor.
    - Para eletricidade, canalização, acabamentos ( flutuantes, pinturas, assentamento de chão, aplicação de louças de wc,....) não irei pagar mão de obra, e consigo preços competitivos em alguns materiais.
    - com excepção dos muros exteriores, os arranjos serão ao meu encargo.

    Perante os dados fornecidos, acham exequível a construção, dentro do orçamento definido? Ou, na vossa opinião e com este orçamento o melhor e considerar a compra como única opção.

    Obrigado desde já pelo vosso tempo e ajuda
  2.  # 2

    existem algumas falhas no seu raciocinio

    orçamento 135.000
    terreno 30.000

    não sobram 105.000

    pq o IMT é de 6,5% e o imposto de selo 0,8%, aqui vão mais 2.190

    tem os 30.000 para comprar o terreno? sim optimo, não, os bancos não fazem emprestimo para construção em terrenos sem projecto. vai ter que levar com os custos de um crédito pessoal para comprar o terreno, ou outro tipo de financiamento é coisa para levar entre os 500 e os 1.000

    depois precisa de um projecto. em que os custos podem ficar entre os 3.500 e os 7.500, dependo se quer apenas arquitecto e especialidades ou se quer tb projecto de execução com caderno de encargos.

    para o projecto precisa de um levantamento topográfico, se não estiver na proposta do arquitectura, é coisa para mais 500€

    depois precisa de levantar a licença de construção, coisa para um valor entre os 1.000 e os 2.000

    depois vai fazer um crédito para a construção, se não optimo, se sim, prepare mais dinheiro para a aberturo do processo e para o imposto de selo.

    bem os 105.000, já vão se calhar nos 95.000.

    sei que é duro, mas reveja o programa da casa e veja se consegue baixar esses 180m2 para os 120m2
  3.  # 3

    Penso que não me expressei bem. Nos 30000 já incluo impostos da compra do terreno, ou seja (terreno mais impostos 20.000) e reservo 10000 para projecto arquitetura e licença de construção ( os quais de facto não sei se serão suficientes).

    Tudo o resto de facto teria de se cingir aos 105000 €.
  4.  # 4

    O valor para a compra do terreno, projectos licença tenho disponível sem credito. Quanto ao crédito a construção, de facto terei de recorrer ao mesmo.
  5.  # 5

    bem, com a ultima informação a situação melhorou um bocadinho. afinal pensou em algumas das despesas extras.

    fazendo uma conta cega, 180m2 a 105.000€ dá um custo de construção médio de 583€, o que é um custo baixo, no entanto tem algum trabalho da sua parte.

    Colocado por: HAL_9000- Para eletricidade, canalização, acabamentos ( flutuantes, pinturas, assentamento de chão, aplicação de louças de wc,....) não irei pagar mão de obra, e consigo preços competitivos em alguns materiais.


    tente reduzir um pouco a area, veja se consegue construir em 150m2, para dar um custo de construção médio de 700€, o que numa zona como montemor-velho, parece ser possivel, mesmo com muitos "se".

    gaste mais algum dinheiro no projecto e faça caderno de encargos, defina todos os materiais antes de começar para não ter surpresas durante a obra.
  6.  # 6

    Acho que é possível, se for tudo bem pensado, na localização geográfica que refere, sem cave, sem movimentos de terra, sem arranjos exteriores nem muros, com as infra-estruturas na porta do lote, com um projecto desenhado para tal, considerar os 700€/m2, para uma construção bastante menor, digamos na casa dos 140,00m2.
    Vai requerer ginástica!
  7.  # 7

    Para início de vida com o seu orçamento, eu apostaria na opção 1 ou algo idêntico.

    Mas é só a minha opinião; vale o que vale.
  8.  # 8

    Obrigado a todos pelas opiniões. De facto tenho perfeita noção que trabalho comum orçamento demasiado apertado para construção, daí que a opção inicial recaísse na compra.

    Vou avaliar a possibilidade de reduzir a área de construção, parece ser a opção mais segura.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  9.  # 9

    E comprar uma vivenda para depois ir arranjando? Na sua zona não ha nada para esses valores?
  10.  # 10

    Uma ou várias viagens... Veja o mundo...
    Concordam com este comentário: tozepalma
  11.  # 11

    Para estes valores e novas só mesmo moradias em banda, algo que não quero de todo, seria o mesmo que comprar apartamento. Quando falo em arranjar, refiro-me a decoração (a da casa em questão já é algo antiquada, fora da minha faixa etária), mas nada que impeça que se viva na casa durante uns anos.
  12.  # 12

    Colocado por: JoelMEntendo que não queira, mas considerar uma moradia em banda o mesmo que um apartamento...


    numa moradia em banda não se tem vizinhos em cima e em baixo. tem-se um pouco de terreno atras da casa e não existem as chatisses do condominio.

    não é o mesmo que uma moradia isolada, mas tb acho que é injusto comparar a um apartamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliveirafabio
  13.  # 13

    Foi um comentário menos cuidado na sua escrita. Não queria ferir susceptibilidades nem menosprezar as moradias em banda. Penso que esta minha opinião se deve a problemas que os meus pais tiveram com os vizinhos numa moradia do género. O que eu queria dizer é que para ficar com o espaço limitado no exterior da casa, eu me sentiria tão limitado como num apartamento.
  14.  # 14

    Colocado por: HAL_9000Penso que esta minha opinião se deve a problemas que os meus pais tiveram com os vizinhos numa moradia do género


    os vizinhos se tiverem que serem maus, são maus nos apartamentos, nas moradias em banda, ou nas moradias isoladas.

    até porque hoje em dia a diferença entre estar numa morada em banda, ou numa moradia isolada, mas em lote, com a casa dos vizinhos a meia duzia de metros, a diferença acaba por ser pouco.

    salva-se uma moradia isolada num monte alentejano longe de tudo.
    Concordam com este comentário: ricat
  15.  # 15

    ou um lote com alguma dimensão.
 
0.0148 seg. NEW