Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Vou tentar explicar a minha situação, o mais sintetizadamente possivel.

Encontrei um imovel anunciado a 120 000€ que pertence ao Montepio e que anunciaram com a possibilidade de financiamento até 100%. Isto através de uma agência imobiliária que prefiro não mencionar.
    Abri conta no mesmo banco e agora vai avançar para assinatura num contrato de compra e venda, onde foi (isto dito pela imobiliária) estabelecido o sinal de 8% da avaliação do imóvel, a rondar os 9000€. Este valor, que me pareceu exagerado, foi estabelecido pela Bolsimo do Grupo Montepio, a atual retentora do imóvel e a empresa que vai proceder à avaliação do mesmo.
    Foi me dito que no caso de não ser financiado crédito pelo banco que me devolvem o dinheiro do sinal.
    A minha questão é, e se avaliação vier, vamos supor, 100 000€, obrigando me a financiar 20 000€, algo que de momento eu não conseguiria, o dinheiro do sinal, volta para mim? Ou fica para a Bolsimo?

É algo que aparentemente, nenhuma das partes me consegue esclarecer, pois imobiliária manda a bola para a Bolsimo, o Montepio balcão manda para a imobiliária, e a Bolsimo, parece impossível de contactar.
    Toda a ajuda, era excelente.
    Antes de mais, obrigado.
  2.  # 2

Porque é que o sinal é uma percentagem e não um valor fixo?
  3.  # 3

ADROatelier
    Foi me dito pela imobiliária, que a Bolsimo, estabeleceu o valor do sinal em 8%, o que equivale 9600€ precisamente.
    E após várias conversas com banco e imobiliária, não me conseguiram explicar o porquê deste valor, de onde veio o cálculo ou como foi estabelecido.
    • size
    • 19 setembro 2018 editado

# 4

Colocado por: andrethegreat
    Abri conta no mesmo banco e agora vai avançar para assinatura num contrato de compra e venda, onde foi (isto dito pela imobiliária) estabelecido o sinal de 8% da avaliação do imóvel, a rondar os 9000€. Este valor, que me pareceu exagerado, foi estabelecido pela Bolsimo do Grupo Montepio, a atual retentora do imóvel e a empresa que vai proceder à avaliação do mesmo.
    Foi me dito que no caso de não ser financiado crédito pelo banco que me devolvem o dinheiro do sinal.
    >

Não assine o contrato sem que essa questão fique bem definida no contrato. Ou seja; - Caso não ser financiado pela totalidade da avaliação, não poderá concretizar o negócio, devendo ser devolvido o valor do sinal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrethegreat
  4.  # 5

Mas vai financiar o valor total do imóvel, ou não?
    Esses 20000 que fala que ficava obrigado a financiar seria outro empréstimo além dos 100000?

Eu recusaria a dar um sinal num caso desses.
    E se não aceitassem, partiria para outra...

Mas isso sou eu... que tenho sempre medo desse tipo de contratos que se tal e coiso devolvemos o dinheiro...
    Depois existe sempre uma cláusula escondida... e é que são elas...
  5.  # 6

caboche
    Estou á espera da avaliação do imovel, pois o banco oferece 100% da avaliação, ou seja a casa de 120 000€ se for avaliada a 120 000€, o banco oferece-me 100% da avaliação, ou seja, os 120 000€.
    Tmabém dizem que os 9600€ nesse caso, são descontados, do valor do imóvel, ou seja, dos 120 000€, só teria que pagar 110 400€ pois os 9600€ que dei de sinal, contariam como entrada.

Algo que me deixou ainda mais confuso. Porque estou a pagar então o valor de sinal de 9600€, á Bolsimo, que segundo o balcão, opera totalmente à parte do Montepio, mas aparentemente, esse sinal que paguei à Bolsimo, vai descontar sobre o valor do imóvel se a avaliação for 100%

Penso que estou a ser um pouco confuso, mas estou a tentar explicar o melhor que consiga.
  6.  # 7

Colocado por: size

Não assine o contrato sem que essa questão fique bem definida no contrato. Ou seja; - Caso não ser financiado pela totalidade da avaliação, não poderá concretizar o negócio, devendo ser devolvido o valor do sinal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andrethegreat

Obrigado pela informação, terei isso em conta.
  7.  # 8

Ok já percebi.
    Isso faz-me uma confusão enorme, a casa ser do banco, mas ainda irem avaliar a mesma...

0.0130 seg. NEW