Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: PafmdsilvaAdro sim tem tudo para habitar e julgo que também é do interesse da câmara celeridade no processo porque em vez de ficarem com uma futura ruína a dar mau aspeto a zona ficaria a casa arranjada além de mais um pagante de imi.... mas isto sou só eu a pensar


    Não estou a perceber.
    Então o imóvel não está em boas condições de conservação?

    IMI paga sempre, seja lá quem for que pague.

    Não pode ver as coisas por esse prisma. A questão é legal e é assim que tem que resolver.
  2.  # 22

    O imóvel está sem manutenção há alguns anos e precisa basicamente de uma pintura
    E pouco mais.

    Estou completamente de acordo em ter as coisas todas certas só que estas burocracias que só dificultam algo que seria bom para o município e para mim é realmente irritante.
  3.  # 23

    Colocado por: PafmdsilvaO imóvel está sem manutenção há alguns anos e precisa basicamente de uma pintura
    E pouco mais.

    Estou completamente de acordo em ter as coisas todas certas só que estas burocracias que só dificultam algo que seria bom para o município e para mim é realmente irritante.


    É assim, quer gostemos quer não. Há que seguir o procedimento.
    Se reparar, não lhe foi transmitido que não pode, apenas que tem que seguir o procedimento.

    Imagine que eu, no lote ao lado o seu, resolvia mudar o uso de habitação para "Discoteca".
    Já faz mais sentido, correcto?
  4.  # 24

    Adro esse argumento já eu usei. Se fosse eu querer fazer o inverso, como diz montar uma disco ou coisa barulhenta no meio da urbanização entenderia perfeitamente o vizinhos todos terem que concordar, agora o inverso ainda por cima para o propósito para o qual foi originalmente concebido é que não tem lógica para mim
  5.  # 25

    Tem várias questões em cima da mesa:
    Alteração de uso e da forma e area do lote (limites).
  6.  # 26

    Essas mais algumas tipo empréstimo sem licença de habitação, vontade do fundo imobiliário de tratar das coisas relação entre as chatices que esta da ou comprar outra. Para o próprio agente imobiliário e o arquiteto aconselhar a comprar outra coisa está a ver....

    Mas também se fosse fácil não tinha piada😁
    Acho que a melhor coisa é tentar que baixem o preço, comprar aquilo com a licença atual e ser eu a tratar do resto porque mesmo que seja demorado tudo se resolve.
  7.  # 27

    Vou dar-lhe a minha opinião, baseada na minha experiencia - vale o que vale.

    É sabido que há assuntos fáceis de resolver e são "chapa 39". Outros assuntos têm uma resolução menos linear - logo, mais demorada.
    Para a vasta maioria dos casos há uma solução adequada.
    Um técnico que tenha experiencia neste tipo de assuntos, terá mais agilidade em aconselha-lo.

    As dificuldades a resolver são as mesmas, quer para o Fundo Imobiliário que vende, quer para quem quer que seja o comprador.

    Se entender pertinente e quando achar oportuno, consulte-nos.
    Estamos ao seu dispor.
    [email protected]
  8.  # 28

    Era bom ter:

    - Caderneta Predial Urbana
    - Certidão Predial Permanente
    - Visitar o imóvel
    - Reunir na câmara com o técnico e, se possível em tempo útil, consultar o processo existente
  9.  # 29

    Exato,tudo se resolve é só uma questão de mais ou menos tempo e dinheiro e se o imóvel vale esses fatores comparados com outros semelhantes na mesma área.

    A moradia em causa atualmente custa 150000 precisa de cerca 40000 para ficar como nova mais o resto das dores de cabeça.

    Tenho consciência que com este montante tenho muito por onde escolher só com o processo da escritura.

    Agora neste momento é aguardar pela resposta do gestor do fundo...

    Obrigado pela sua ajuda e disponibilidade
  10.  # 30

    Depois volte para contar como correu! :)
  11.  # 31

    Boa noite a todos.
    Venho indicar a quem possa precisar destes dados no futuro como ficou o assunto resolvido.

    Resumidamente
    Em termos da alteração de licença o processo vai dar entrada na câmara e aquando do pedido da licença, por a urbanização ter mais que 50 lotes o procedimento é de PUBLICAÇÃO EM EDITAL, nao de notificar todos os proprietários dos lotes adjacentes. (só ao fim de três reuniões na câmara é que conseguiram ver que era assim...)
    De acordo com o gabinete de arquitetura o processo de alteração deverá demorar entre 6meses e 1ano
    Outra dificuldade que vai existir é o crédito, não pode ser habitação, é o que os bancos chamam de crédito hipotecario, vou ter um spreed de 2% ao fim de alguma negociação, o processo é idêntico ao de crédito habitação. Quando houver licença de habitação podem se alterar as condições do contrato, mas isto vai de banco para banco.
    Outro problema é o imt a pagar, vai ser de 6.5% sobre o valor da compra.

    Na minha opinião quem se meter num negócio desta natureza tem que se certificar que que está a comprar bem abaixo do valor de mercado e fazer bem as contas a tudo....depois é paciência até vir a licença.

    Se houver algum desenvolvimento digno de registo volto a postar.

    Cumps
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Picareta, FFAD, ADROatelier
  12.  # 32

    Boas noites! Ao fim de 3 anos lá veio a licença de utilização e pronto está o assunto arrumado.... Se calhar outras câmaras são mais rápidas. Teve um custo de cerca de 1500 euros em burocracias. No banco vou ter uma redução de spreed (agora já passa a crédito habitação) vai ajudar a pagar a coisa. No meu caso como comprei a bom preço e não era para fazer negócio estou satisfeito com o desfecho da situação mas quem pretenda comprar um imóvel de serviços para converter em habitação vai precisar de uma boa dose de paciência...
    Fica o relato da experiência para que outros saibam mais ou menos o que esperar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, zemvpferreira, ADROatelier, IronManSousa
  13.  # 33

    Obrigado pelas notícias, e parabéns!
  14.  # 34

    Ainda bem que conseguiu e obrigada por voltar a contar o desfecho.
 
0.0174 seg. NEW