Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Tenho janelas em madeira, em arco perfeito, já com mais de 30 anos, que apesar de terem sido mantidas apresentam alguma degradação e não são eficientes.

Pela sua característica em arco marcam muito a traça da casa e não quero perder isso, como poderão ver na imagem em anexo.

Gostava de pedir aos caros participantes no fórum opiniões e sugestões de como recuperar e actualizar, ou também substituir, sendo que não pretendo perder o arco.

Obrigado
  2.  # 2

Agora sim a imagem.
      20180919_081905.jpg
  3.  # 3

Bom dia,
    Pela configuração da janela e o arco, que é apertado, parece-me que ao substituir, terá que ser por alumínio. No fórum tem vários profissionais de alumínio que podem ajudar. Depende de onde está.
    Quando diz recuperar e actualizar, seria o quê concretamente ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedravil
  4.  # 4

Obrigado pela resposta.

Como recuperar e actualizar pretendia dizer se fosse possível manter a nobreza da madeira e trabalhá-la para remover o que está deteriorado e acrescentar vidro duplo para conferir maior conforto térmico e acústico à casa.

Cumprimentos
  5.  # 5

Para além de as poder substituir por alumínio, poderá também substituir por novas em madeira (o pvc é que penso não irá permitir o formato do arco, dessa forma).
    Compreendo a questão de manter a madeira, e recuperar as janelas actuais, penso é que não lhe traria de forma alguma o ganho em termos de isolamento térmico e acústico de umas novas, mesmo colocando vidro duplo, por causa dos caixilhos que também fazem parte desse ganho, ou dessa perda.
    É um dilema que todos nós que já tivemos janelas originais em madeira passamos, essa escolha difícil.
  6.  # 6

REfaça isso em madeira e não meta os vidrinhos.
    Os caixilhos de madeira actualmetne podem ser tão bons ou melhores que os de aluminio.
    Concordam com este comentário: nunos7
  7.  # 7

Pelo q parece isso é uma porta de acesso ao quintal/ jardim, e já se nota alguma degradação da mesma pelo menos na parte inferior q está em contacto com a pedra... dá ideia tb q a porta tem uma grade em ferro?
    O restauro da porta em madeira pode ficar caro, mas os redondos no alumínio tb não ficam nada baratos (pelo menos é o q tenho ouvido).
    Acho q o melhor a fazer é pedir a um carpinteiro q vá ver as reais condições da porta e obter um orçamento e pedir tb um orçamento para uma porta de alumínio com essas características (se pretende manter essas características).
    Essa porta é de madeira maciça?
  8.  # 8

Aquilo é uma janela, e não me aprece estar assim em tão mau estado.
  9.  # 9

Colocado por: nunos7mas os redondos no alumínio tb não ficam nada baratos (pelo menos é o q tenho ouvido).

A ideia que tenho é que não é nada por aí além, mas a malta do alumínio aqui pode confirmar. Pelo menos, trabalhos com redondos há muitos, tanto em alumínio, como em pvc (este último nem sempre permite qualquer arco).
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasAquilo é uma janela

Ups, é o q faz ler na diagonal! :(
  11.  # 11

A parte de restauro de madeira parece-me pacífico, querendo, agora colocar vidros novos e duplos nestas janelas originais é que questiono o real ganho (térmico e acústico) face a substituir por janelas novas, em madeira ou em alumínio, por exemplo.
  12.  # 12

Uma boa firma de carpintarias exteriores faz-lhe uma janela igual à original, só que melhor, com vidro duplo, todos os vedantes e sistemas de fecho comuns aos melhores sistemas de alumínio e PVC, etc etc etc

Se quer manter a traça, deve manter a quadrícula, se preza a eficiência deve pensar em removê-la ou meter uma quadrícula interior nos vidros, mas o resultado estético não é igual.

No fundo, se faz questão de manter a opção madeira e tem capital para isso, é só procurar, há bons carpinteiros de norte a sul.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Skinkx , não e uma janela são todas pelo que percebi , mandar fazer em madeira deve custar uma nota preta....
  14.  # 14

Colocado por: larkheSkinkx , não e uma janela são todas pelo que percebi , mandar fazer em madeira deve custar uma nota preta....

e em aluminio igual... o desenho das mesmas não ajuda.
    Atenção que ao mudar para uma solução de caixilhos mais eficientes, vai diminuir bastante ( mesmo muito) a renovação de ar na casa, pelo facto de estes serem mais estanques.. poderá advir daí problemas de condensação e patologias associadas.
    Concordam com este comentário: CMartin
  15.  # 15

Colocado por: larkheSkinkx , não e uma janela são todas pelo que percebi , mandar fazer em madeira deve custar uma nota preta....

Certo, mas foi essa a indicação do user. E vai ficar sempre uma nota preta trocá-las todas, seja em madeira ou alumínio, apesar da madeira ser ainda mais cara (que os alumínios correntes, porque comparada com os outros de topo... deve ser ela por ela).

"se fosse possível manter a nobreza da madeira e trabalhá-la" foi o que foi dito.

Também há a hipótese, mas parece-me que com a quadrícula vai ser impeditivo, de mandar abrir os rasgos do vidro de modo a acomodar um vidro duplo, mas aí será um vidro duplo relativamente fraco. E continua a não ter estanquidade na orla do vão, porque não tem nenhuma borracha de batente.
  16.  # 16

Exacto, mas mesmo assim quero acreditar que em aluminio serão mt mais em conta ....

A ultima vez que vi janelas de madeira o preço rondava quase o dobro do aluminio ....

Alem de que por muito boa seja a madeira tem sempre alguns problemas associados.

Eu possivelmente mandava trabalhar essas , alterar o fecho de modo a alocar uma borracha , tirava a quadricula e colocava o vidro duplo possivel.
  17.  # 17

Colocado por: larkheEu possivelmente mandava trabalhar essas , alterar o fecho de modo a alocar uma borracha , tirava a quadricula e colocava o vidro duplo possivel.

Não sei o estado das restantes, mas se tiverem como essa, concordo.
  18.  # 18

Muito obrigado a todos pelas respostas, com sugestões e opiniões.

Não são todas as janelas da casa, mas ainda assim são 11 com as mesmas características.
    Curioso... julgava que seria o alumínio o mais limitado na obtenção da forma de arco, estamos sempre a aprender.

Vou tentar manter a madeira, com todas as característica, quadrícula incluída, mas se obtiver um resultado igual ou similar não descarto o alumínio, depois de considerado o orçamento.

Sou da zona de Mafra. Recomendam alguma empresa ou profissional de carpintaria ou alumínio para poder pedir uma avaliação do trabalho?

Cumprimentos.
  19.  # 19

Tem ai perto o Utilizador aqui do Forum Two-Rock

0.0217 seg. NEW