Iniciar sessão ou registar-se
    • Anaa
    • 21 setembro 2018

     # 1

    Boa noite a todos.
    Tenho 2 plantas para decidir qual fechar na próxima semana para encerrar a parte de arquitectura.
    A primeira proposta com a IS acessível no piso 0 mas com a obrigatória parede a separar a sala das portas de quarto e IS. Aqui ficamos com apenas 3.85 de largura de parede o que tb obriga a separar sala de estar de sala de jantar.
    Na segunda proposta com a IS acessível no piso 1, sem parede, com cerca da 5 m de largura na sala e sala de estar e jantar única.
    Esta última proposta fui eu que sugeri ao arquiteto porque não gosto da sala estreita da opção 1.
    NOTA: tenho as plantas, isto é um desenho de telemóvel a reproduzir os 2 cenários! Não é documentos do arquitecto... :) :)
      IMG-20180920-WA0003.jpg
      IMG-20180920-WA0004.jpg
  1.  # 2

    A escada não cumpre as acessibilidade, ... se é suposto ser acessivel... não pode ter aqueles degraus em leque.
    Se a escada não tiver de ser acessivel meta com 1.00m de largura.
    Não precisa de ter aquele paredão frente à iS. pode ter somente uma grelhagem vertical, ou enquadrar essa zona com um movel/ armário. Encoste os sofas a essa parede e circule pela frente dos mesmos. o mobiliário não tem sentido.

    é obvio que a planta com a IS acessivel no piso 0, é melhor.

    .. Mas ao tecnico autor não consegue sair desse registo!? resolver um problema simples!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 21 setembro 2018

     # 3

    Pedro Barradas Obrigada pelo seu contributo e opinião. Nas plantas oficiais a questão das acessibilidades está salvaguardada e correta, a escada não é leque tem patamar (a reprodução no telemóvel é que não permite), com 120 largura e com espaço no início e no fim para as manobras e plataformas necessárias para cumprir o regulamento.

    Encostar o sofá a essa parede não me faz sentido... Passar em frente ao sofá para passar para a zona de jantar ou aceder à cozinha.. Não queria de todo.

    Não estou a conseguir "engolir" 3.85 de largura de sala, acho mesmo muito estreito, mesmo que seja só com uma grelha vertical, o espaço útil fica bastante reduzido e fico com um corredor de 1.20 sem utilidade nenhuma.

    A solução de colocar o piso acessível no superior fui eu que sugeri. Fará sentido? Posso estar demasiado focada neste ponto e queria perceber se realmente faz sentido ou não.
  2.  # 4

    Veja isso com um arqutiecto, desculpe o aspecto, mas foi feito com um marcador permanente...
    espero que entenda a ideia...
    Isso tem ai muita coisa que se pode e deve mexer para melhorar...
    Concordam com este comentário: amartins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
      _20180921__1_1_1.jpg
  3.  # 5

    Não é o caso neste projecto, mas a escada em U permite resolver magnificamente as acessibilidades para o primeiro piso.

    Nao faz sentido uma instalação sanitária com banheira no rc. Acaba por nao utilizada.

    Acessibilidades no primeiro andar, com a IS mobilidade condicionada em sobreposição com a IS completa. Assunto resolvido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  4.  # 6

    Eu faria tudo no Res do chão, neste caso tem área para tudo. Palavra que não entendo a sua ideia adro. não precisa ter banheira, precisa ter um espaço para colocar uma banheira... há banheiras de 1.00x80m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  5.  # 7

    De qualquer maneira uma IS acessivel, se for para utilização por idosos.. não é preciso qq banheira, é preciso é um duche sem ressalto, ou com ressalto inferior a 20mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 21 setembro 2018 editado

     # 8

    Obrigada mais uma vez.
    Mantemos a questão.. Passar entre o sofá e a TV para aceder à cozinha, is e quarto....
    Esqueci-me de mencionar que não quero escadas "fechadas". Pretendo escadas sem espelho.
    A primeira proposta do arquitecto tinha precisamente a solução assim, escada fechada com aproveitamento para arrumos
  6.  # 9

    Percebo, mas não me parece benéfico essa sua ideia para as escadas, face o contexto global da casa.
    Qual o problema de passar ás vezes frente à TV!!? quantas vezes vai passar da entrada ou dos quartos no piso +1 frente à TV?
    O cuzamentoo de pssoas maior irá ser entre a IS / Sala, entre o escritório/ quarto acessivel/ sala; entre a cozinha/ sala.

    face a falta de arrumação na casa, considere mudar a sua ideia preconcebida da escada. Até porque não tem dimensão nem está posicionada o suficiente para tirar o devido partido do efeito que quer.
    Ao invés de dar protagonismo à escada, eu daria protagonismo ao conjunto escada, armario/ nicho movel da TV e à sala. Pode também brincar um pouco com o hall de entrada. já que é formalizado uma ante-camara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  7.  # 10

    Colocado por: AnaaA primeira proposta do arquitecto tinha precisamente a solução assim, escada fechada com aproveitamento para arrumos


    já entendou que já tem mais opiniões que a direcionam para o mesmo... Face os condicionantes, eu mantenho o que escrevi. anaa, es´ta aser teimosa e a ficar com coisas mal resolvidas, porque tem uma ideia pre-concebida de uma situação, que nestes caso não lhe trará qualquer mais valia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 21 setembro 2018 editado

     # 11

    No piso 0 há realmente só uns pequenos arrumos mas no piso 1 há um closet de 9m2 suficiente para arrumação de maiores volumes.
    • Anaa
    • 21 setembro 2018

     # 12

    Outra observação... A piscina vai encostar/acompanhar o canto onde está os vãos que vão ser fixos e só um a abrir para acesso a sul, com o sofá nessa posição perco tb a "vista" :(
  8.  # 13

    rode o sofa ( costas para a z. refeição ( ainda permite meter ali um aparador de apoio) Mta a TV nas costas da parede do atrio... fica com a vista, a circulação lateral e ainda tem o bonus de não passa rninguem defronte da TV, e ainda consegue ver a TV, da mesa de refeições.
    • Anaa
    • 21 setembro 2018

     # 14

    Colocado por: Pedro Barradasrode o sofa ( costas para a z. refeição ( ainda permite meter ali um aparador de apoio) Mta a TV nas costas da parede do atrio... fica com a vista, a circulação lateral e ainda tem o bonus de não passa rninguem defronte da TV, e ainda consegue ver a TV, da mesa de refeições.

    Assim fico de costas para a piscina... E a passagem lateral, considerando um sofá de 298 que tenho actualmente, fico com uma passagem de menos de 1 metro...
  9.  # 15

    Então troque a zona de estar com a de refeições...
    e meta o sofa a olhar a piscina... e da cozinha não se tem direito a ver a piscina.. que m la estiver a cozinhar, ou em refeições rapidas... não tem direito, acho isso estranho. Eu não queria isso assim.
    Mostre lá o resto do lote?
    • Anaa
    • 21 setembro 2018 editado

     # 16

    Qualquer coisa deste género. Com 3 metros de cada lado de afastamento, 5 à frente e 5 atrás. Lote 350m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      IMG_20180921_203943.jpg
    • ik
    • 21 setembro 2018

     # 17

    Colocado por: Pedro BarradasEu faria tudo no Res do chão, neste caso tem área para tudo. Palavra que não entendo a sua ideia adro. não precisa ter banheira, precisa ter um espaço para colocar uma banheira... há banheiras de 1.00x80m
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anaa


    Para quê fazer uma WC enorme no rch se só irão utilizar a sanita e o lavatório? Um desperdicio de àrea e euros no meu entender

    Qual a razão das escadas em leque não serem acessíveis? Penso que existem cadeiras elevatórias que fazem curvas, aliás foi a a primeira imagem do google que pesquisei foi uma escada dessas
  10.  # 18

    Ik. Informe.se antes de comentar.
    Há legislação a cumprir.
  11.  # 19

    Compreendo que haja espaço para tudo no rc, neste caso, incluindo o quarto.

    O cliente quer dar mais espaço à sala.
    Punha o quarto acessível e a IS no primeiro andar, dando mais espaço para a sala - nao precisa ser todo, ha que redesenhar. Assim, ja dará mais resoluções possíveis

    Quando sobrepomos a IS completa com a IS mobilidade condicionada, ganhamos area e qualidade nos espaços.
    • ik
    • 22 setembro 2018

     # 20

    Colocado por: Pedro BarradasIk. Informe.se antes de comentar.
    Há legislação a cumprir.


    A legislação impede que escadas em leque sejam acessíveis?
 
0.0220 seg. NEW