Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: cargadetrabalhos
    Outra questão que penso ser obrigatória, é ter uma banheira na casa de banho do rés do chão e uma cadeira de rodas conseguir dar uma volta de 360º...

    Espero não ter dito asneiras...


    O Dec-Lei 163/2006 não obriga a ter banheira, mas sim a deixar espaço para que se possa instalar futuramente:
    Secção 3.3 Edifícios de Habitação - Habitações
    3.3.4 - Em cada habitação deve existir pelo menos uma instalação sanitária que satisfaça as seguintes condições:
    1) - Deve ser equipada com, pelo menos, um lavatório, uma sanita, um bidé e uma banheira;
    2) - Em alternativa à banheira, pode ser instalada uma base de duche com 0,8m por 0,8m desde que fique garantido o espaço para eventual instalação de banheira;

    Alterando as peças sanitárias e a porta (esta não pode abrir para dentro) penso que se consegue cumprir o DEC-LEI já que o projecto contempla 1 quarto ao nível do piso térreo.
  2.  # 22

    Colocado por: cargadetrabalhosSem ser especialista, passei por essa fase à alguns meses, penso que para poder ter acesso da garagem para a casa tem que ter um sistema, corta fumos, fogo?, que consiste em ter duas portas seguidas numa câmara. pelo menos o projecto da minha casa tem isso...
    Outra questão que penso ser obrigatória, é ter uma banheira na casa de banho do rés do chão e uma cadeira de rodas conseguir dar uma volta de 360º...

    Espero não ter dito asneiras...


    Perante a legislação actualmente em vigor (desde 04 Janeiro 2009).. não é necessário nada dessas coisas para Habitações unifamiliares.
  3.  # 23


    Espero não ter dito asneiras...



    Perante a legislação actualmente em vigor (desde 04 Janeiro 2009).. não é necessário nada dessas coisas para Habitações unifamiliares.


    Já imaginava!

    O que se passou foi que como o projecto demorou quase 2 anos até ser aprovado, passou por tanta alteração de legislação, que provavelmente o arquitecto nem quis alterar o que já tinha sido obrigado a fazer...

    Independentemente de poder não ser obrigatório, o corte (ou minimização) dos fumos entre a garagem e a casa parece-me importante.
  4.  # 24

    Se existir ventilação e deve existir em princípio não há problemas, e pode sempre colocar hall porta(s) no piso superior
  5.  # 25

    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: eu
    Colocado por: Fernando Gabrielessa afirmação não é correcta
    no meu caso e penso que no dos outros também, a minha reacção quer seja neste campo ou noutro, não é pré configurada, eu reajo respondo conforme cada caso, este caso não tem muito que dizer mesmo, a não ser se cumpre a lei de acessibilidades, de resto não vejo mais que dizer não vejo erros graves.


    Não leve a mal, mas fico por vezes com a sensação que existe uma postura mais ou menos previsível dos arquitectos deste fórum (estou a generalizar, não é dirigido a ninguém e particular) quando comentam desenhos feitos por "não arquitectos" . Mas não leve o meu comentário muito a sério: o smile não está lá por acaso ;)


    ui eu levar a mal não :) se tivesse levado não tinha respondido assim ;)
    mas como já disse, não será bem assim, pode ir ver a outros topicos e projectos que se vêm que são elaborados por auto didactas, e toda a gente que eu conheço aqui, arquitectos, ajudam imenso, se calhar até nem deviam, pois estão a comentar projectos"" feitos por uma concorrência desleal e ainda por cima estão/estamos a corrigir por vezes erros graves e a apontar soluções para eles.
    mas no meu entender e nos meus colegas o que prevalece é a ajuda que podemos dar, mesmo no contexto que apontei, isso para mim é o mais importante.
    além que as pessoas assim podem ver que fazer um projecto de arquitectura não é um desenho de uma planta apenas.

    (eu) não levei a mal mesmo :), mas também quero que fique claro que isso da postura passa muito pouco pela verdade, pelo menos dos que costumamos estar aqui mais regularmente :) e que vou conhecendo


    Concorda a 100% com o Fernando Gabriel. Muitos dos técnicos aptos a desenhar espaços que por aqui passam, tem somente o intuito de ajudar a quem pede ajuda, no sentido de realizarem o melhor possível os trabalhos que estão a pensar realizar, sejam eles a construção de uma casa, uma decoração, um simples alterar de material, etc.

    Sinceramente, as plantas apresentadas indicam um projecto sem erros, conforme já foi mencionado por outros colegas e/ou participantes. Trata-se de um projecto igual a muitos outros, sem nenhum valor acrescentado. A meu ver o Tabas está a perder a oportunidade de construir uma casa "à sua medida", indo de encontro ao modo como vive o espaço da sua casa, investindo numa construção com fraca qualidade espacial.
    Cump.
    SRPP
  6.  # 26

    Agradeço todos os comentários!

    Já estão a ser feitas algumas alterações ao projecto.
    Assim que for possivel ponho as alterações!

    Cumprimentos a todos!
  7.  # 27

    Muito sinceramente, faz-me uma certa confusao , o tipo de ajuda que algumas pessoas que por aqui andam, disponibilizam ( principalmente alguns pseudo arquitetos) senao vejamos , o objectivo do forum é o de entreajuda ( nao quero dizer com isto que nao seja tambem uma porta aberta para algum eventual negocio ), mas o que acontece é que , na generalidade todos vao dando alguma ajuda dentro da area em estao mais à vontade . Só que me parece que no caso dos arquitectos , a unica ajuda que dão é , veja lá , não será melhor pôr isso nas mãos de um profissional... possivelmente é verdade , mas se o ojectivo do forum é a entreajuda porque não são um bocadinho mais prestáveis e mais diretos nos vossos comentarios... Dou o exemplo do paulo correia ( pessoa que não conheco )este senhor sim presta uma enormissima ajuda nas questões em que tem conhecimento para tal... se fizesse como os senheres arquitetos simplesmente diria ,olhe meu amigo hà mil e uma maneira de se fazer isso , mas sabe o ideal mesmo é contratar um profissional...
    Nada tenho contra os arquitectos , não levem as minhas palavras nesse sentido .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TinaM, estrela_do_mar
    •  
      FD
    • 12 agosto 2009

     # 28

    Colocado por: nbastosmas se o ojectivo do forum é a entreajuda porque não são um bocadinho mais prestáveis e mais diretos nos vossos comentarios

    Porque estariam a fazer o trabalho de outros, de borla...

    Uma situação hipotética: imagine que os arquitectos que aqui andam perdem um cliente para um "desenhador/whatever" porque este faz o serviço mais barato. O cliente depois vem cá e pede opiniões sobre o projecto. Os arquitectos ao ajudar estão a ajudar a concorrência, estão literalmente a trabalhar para outra pessoa ganhar os proveitos. Ponha-se na pele deles e perceberá.
    Esta é a mesma razão porque por aqui não há advogados a darem ajuda - o trabalho deles, o seu ganha pão, é ajudar, mas a troco de dinheiro. Se o fizerem gratuitamente ninguém os vai contratar logo, não ganham dinheiro. Estariam a minar o seu próprio negócio.
    Isto passa-se essencialmente em negócios de uma única instância, podendo a aproximação ser um pouco diferente noutros de contratação recorrente (gestão de condomínios, por exemplo).

    Alguns casos são um pouco diferentes. São pessoas que têm o know-how mas não precisam ou os seus trabalhos não colidem com aqueles que aqui pedem ajuda. Usando o mesmo exemplo, um advogado que trabalhe para uma empresa, desde que tivesse um contrato de exclusividade com a mesma e desde que a sua área de trabalho não colidisse com a tratada por aqui até poderia ajudar com conselhos gerais de vez em quando. Mas, pelo que me tenho apercebido, essa prática nesta profissão é um pouco mais complicada por razões éticas.

    Eu advogo uma solução intermédia, como já tenho dito: ajudam um bocadinho, dentro do que lhes é possível para não perderem o seu sustento - que é o que acho que têm feito. :)

    Também por isso, peço-vos que, sempre que possível, divulguem o Fórum para que possamos ser mais e no meio de alguns dos novos espectadores, possa haver mais deste tipo de ajuda, não dependente de obrigações ou compromissos naturais. ;)
  8.  # 29

    No seguimento do post de FD.. é um pouco o que por aqui faço.. agora, não vou resolver um PROJECTO doutrem.. on-line.

    Se me aprouver tecer comentários, que possam direccionar, melhorar uma solução( que eu entanda poder efectivamente contribuir com algo de VALOR) ou responder a um pedido de ajuda que tenha os conhecimentos e a informação necessária para responder, faço-o... agora mais q isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SRPP - Arquitectura
    •  
      Mk Pt
    • 12 agosto 2009 editado

     # 30

    Eu tenho andado com uns 'problemas' no pc de casa e entre trabalho e chegar a casa para montar/desmontar o pc não tenho vindo cá..

    Colocado por: nbastosMuito sinceramente, faz-me uma certa confusao , o tipo de ajuda que algumas pessoas que por aqui andam, disponibilizam ( principalmente alguns pseudo arquitetos) senao vejamos , o objectivo do forum é o de entreajuda ( nao quero dizer com isto que nao seja tambem uma porta aberta para algum eventual negocio ), mas o que acontece é que , na generalidade todos vao dando alguma ajuda dentro da area em estao mais à vontade . Só que me parece que no caso dos arquitectos , a unica ajuda que dão é , veja lá , não será melhor pôr isso nas mãos de um profissional... possivelmente é verdade , mas se o ojectivo do forum é a entreajuda porque não são um bocadinho mais prestáveis e mais diretos nos vossos comentarios... Dou o exemplo do paulo correia ( pessoa que não conheco )este senhor sim presta uma enormissima ajuda nas questões em que tem conhecimento para tal... se fizesse como os senheres arquitetos simplesmente diria ,olhe meu amigo hà mil e uma maneira de se fazer isso , mas sabe o ideal mesmo é contratar um profissional...
    Nada tenho contra os arquitectos , não levem as minhas palavras nesse sentido .


    Mas tinha que comentar...
    Primeiro o trabalho dos arquitectos é mesmo projectar, logo não vão andar aqui a emitir opiniões muito aprofundadas e a fazer estudos das melhores soluções porque são pagos para isso e também porque boas soluções demoram sempre o seu tempo a encontrar...
    Depois com base em duas simples plantas, sem mais informações, sem ver o terreno, sem conhecer o pretendido e modo de viver de quem quer o projecto, é difícil de facto dar grandes opiniões...
    E aí reside um pouco a 'diferença' na participação dos 'arquitectos', conhecimentos mais práticos, ou informações, é relativamente fácil de partilhar, ou seja ajudar que necessita de ajuda, já emitir 'pareceres' sobre projectos requer muito mais variáveis que a simples apresentação de 2 ou 3 plantas e o 'que não seja caro' revelam.. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, que acham que um projecto é desenhar uns 'bonecos' das plantas [e não estou a criticar directamente ninguém..].

    Mas de resto, acho que os arquitectos que andam por aqui demonstram tanta vontade de ajudar naquilo que podem como os demais profissionais do sector [e não profissionais] que participam no fórum.....


    Quanto ao assunto do tópico as primeiras plantas tinham alguns erros, como já apontaram.
    E apesar de alguns dizerem que não 'nada demais', na minha opinião a entrada principal ser junto à garagem é muito mau e o quarto do r/c, mesmo sendo usado apenas como escritório, será demasiado frio..Na parte de cima acho que a I.s. maior e o roupeiro muito mal amanhados, a casa de banho podia ir para a fachada [não havendo necessidade de as I.s. estarem juntas....] e assim a casa de banho não era interior [assim como está a parede é exterior mas não tem janelas devido à cumieira da cobertura da garagem]....


    Se já há alterações, aguardo essas alterações efectuadas para emitir opinião sobre o estado actual do projecto...
  9.  # 31

    Ok, são pontos de vista , mas uma coisa eu sei a " melhor publicidade " é a divulgacão das nossas ideias , eu na minha area prodissional ( area onde a concorrencia é a ordem do dia ) não me importo nada de expor as minhas ideias , porque as minhas ideias ( aquelas que realmente saíram da minha mente) só eu as saberei por em pratica como nimguem... eu não quero que facam um projecto de arquitectura on line , não é isso. agora dizer que esta ou aquela solucao está mal resolvida , parece-me um pouco vago... isto por uma razao muito simples , por não se justificar porquê... ex; duas pessoas podem achar que determinada situacao esta mal resolvida, concebida, seja lá o que for , mas cada um deles por razões diferentes...
    Volto a lembrar que nada me move contra quem quer que seja , apenas tenho a minha forma de ver as coisas... errada ou certa , depende de cada um...
  10.  # 32

    Já percebi que existe alguma controvérsia à volta duma simples planta da qual queria simples opiniões! ;)
    Não quero que façam o projecto online. Nem quero tirar o pão da boca dos arquitectos!

    Pretendo opiniões simples!

    Sr. MK Pt, a alteração do roupeiro e IS já foi efectuada. Foi das 1ªs alterações feitas!

    Continuem a opinar, mas não sejam muito profundos e tenham em conta que este desenho vai de encontro ao que quero e está à nossa medida.

    Cumps
  11.  # 33

    O problema de dar opiniões, num projecto de arquitectura exposto online, reside na falta de conhecimento sobre o cliente. Porque a casa está ligada à vida. Não conhecendo nada da vida do cliente, como poderemos ir para além de algumas considerações genéricas e apontamentos sobre desconformidades regulamentares? Não é uma questão de trabalhar de borla, porque eu não faria um projecto, mesmo pago, para uma moradia, sem conhecer pessoalmente o cliente, nem ir ao local.
    Contacte um bom profissional - é o melhor conselho que se pode dar, para além do exposto acima. Porque tem mesmo de expor a sua vida a um profissional de confiança se quiser mesmo uma casa à sua medida.
  12.  # 34

    Pequenos pormenores que se fosse eu mudava , a parede que divide a porta de entrada com a sala desaparecia , ficando tudo amplo, a porta da cozinha para o alpendre abriria para fora , se possivel tentaria dar mais area à cozinha em deterimento da sala, e a janela do wc nao ficaria ao lado da porta de entrada ( em ultimo caso ficaria na area da garagem...
  13.  # 35

    Colocado por: AugstHillO problema de dar opiniões, num projecto de arquitectura exposto online, reside na falta de conhecimento sobre o cliente. Porque a casa está ligada à vida. Não conhecendo nada da vida do cliente, como poderemos ir para além de algumas considerações genéricas e apontamentos sobre desconformidades regulamentares? Não é uma questão de trabalhar de borla, porque eu não faria um projecto, mesmo pago, para uma moradia, sem conhecer pessoalmente o cliente, nem ir ao local.
    Contacte um bom profissional - é o melhor conselho que se pode dar, para além do exposto acima. Porque tem mesmo de expor a sua vida a um profissional de confiança se quiser mesmo uma casa à sua medida.

    Isso tudo ( com toda a razao) nao impede de dar opinião e depois cada um pode adptar ou não à sua propria personalidade, aos seu estilo de vida etc, etc...
    Ou seja qualquer ideia seja ela qual for não é uma verdade absoluta...
    Eu por exemplo gosto muito de escutar , mas só aproveito aquilo que quizer
  14.  # 36

    Colocado por: AugstHillNão conhecendo nada da vida do cliente, como poderemos ir para além de algumas considerações genéricas e apontamentos sobre desconformidades regulamentares?


    Mas o que é pretendido é mesmo considerações genéricas e apontamentos sobre desconformidades regulamentares!

    Sr. nbastos,

    realmente só estou a aproveitar o que me interessa! :)
  15.  # 37

    Colocado por: Tabas
    Colocado por: AugstHillNão conhecendo nada da vida do cliente, como poderemos ir para além de algumas considerações genéricas e apontamentos sobre desconformidades regulamentares?


    Mas o que é pretendido é mesmo considerações genéricas e apontamentos sobre desconformidades regulamentares!

    Sr. nbastos,

    realmente só estou a aproveitar o que me interessa! :)


    E creio que foi o que obteve, ao longo de 36 posts...
  16.  # 38

    eu fico perplexo é ver aqui por vezes pessoas desenhadores, engenheiros, que vêm pedir opinião de arquitectos de ditos projectos"" que estão a fazer para outros.
    isso é que me deixa perplexo.
    sendo os donos de obra acho bem pedirem opinião.
    o resto já foi dito pelo FD, e demonstrado por quem anda no fórum regularmente e é arquitecto.
    já foi explicado, projectos de arquitectura só arquitectos é que fazem, mal ou bem.
  17.  # 39

    Colocado por: nbastosMuito sinceramente, faz-me uma certa confusao , o tipo de ajuda que algumas pessoas que por aqui andam, disponibilizam ( principalmente alguns pseudo arquitetos)...Nada tenho contra os arquitectos , não levem as minhas palavras nesse sentido
  18.  # 40

    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: nbastosMuito sinceramente, faz-me uma certa confusao , o tipo de ajuda que algumas pessoas que por aqui andam, disponibilizam ( principalmente alguns pseudo arquitetos)...Nada tenho contra os arquitectos , não levem as minhas palavras nesse sentido

    Podia concretizar melhor...
    Apenas sou um humilde cidadão, que quer aprender da sua tão grande fonte de sabedoria...
    ( estejam descansados, não quero tirar o lugar ao tiba )
 
0.0237 seg. NEW