Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

tenho em vista este terreno contudo a CM levantou algumas possíveis condicionantes- só entrando projecto haverá certezas - e eu gostaria da vossa opinião uma vez que ainda não foi comprado e pode esta questão da rua ter grande peso na decisão.

- Existe um caminho sem saída. Apenas 2 casas. 2 viúvas e 1 cavalo. O único carro a circular será provavelmente o meu. O caminho tem 3mts.
    Disseram-me que talvez tenha que alargar o caminho + alcatroar + fazer passeio. Não sei para qual largura mas presumindo que seja uns 6 metros: Passo a ficar com 15mts de largura de terreno, que condiciona a ideia que tenho. Mas a principal condicionante: tenho que pagar 500m2 de alcatroar + passeio de uma rua?? Disseram-me que talvez uns 40mil euros para isso! 40 mil euros!! Inviabiliza obviamente a compra.
    Queria a vossa opinião: a regra é igual para todas as situações? É um caminho com 3 casas (ver imagens) e sem saída... creio que deverá imperar o bom senso, não faz sentido um caminho com 3 casas ter melhores condições que qualquer estrada da zona...

- Qual terá que ser a largura total do caminho? Para perceber se tenho que doar + que 3 mts.
    O passeio, de quanto terá que ser?

- A ser obrigado, posso contrapor e tentar paralelo por exemplo e passeio + pequeno para reduzir orçamento?

- Têm alguma ideia que me possam dar do m2 para alcatroar e para fazer passeio? Para ficar só com uma ideia do orçamento para os 500m2.
    Qual o preço m2 para alcatroar? E para fazer passeio?

Isto é em Vila Nova de Gaia.

A outra situação é o meu plano para o terreno. Pretendo casa térrea.

- O que está à venda é todo o terreno dentro da linha verde. Tem frente para rua principal e para o caminho.
    - o caminho tem 3 metros. A ter que dar + 3 metros de terreno (não sei se até mais..) ficarei com apenas 15metros de largura. A linha vermelha representa o corte de terreno que terei que doar.
    Tendo em conta a pouca largura, pensei nesta planta em L sendo que ,não haveria muro, a casa seria o muro para nascente por forma a se conseguir aproveitar em área interior da casa. O L seria para que houvesse um pátio/zona exterior de estar possível para poente. A ponta da casa para poente também ficaria encostado ao muro.
    O encostar ao muro deve-se ao facto de me terem dito que teria que deixar 3 metros de espaço ao muro. Ou seja, se só tenho 15mts, deixar 3 + 3 ficaria com apenas 9mts de largura de implantação! Será talvez preferível encostar.
    - Encostar ao "muro" (neste caso não haveria muro) a nascente implica não poder ter janelas? Se para rua, posso ter janelas, para vizinho é que não, certo?

- A linha lilás significa que pretendo dividir o terreno e vender a parte para norte com frente para rua principal (que, creio, ser mais valiosa por isso).

- A linha amarela é terreno vizinho mas tendo em conta que tem apenas uma frente, talvez eu consiga comprar barato essa metade pois pouca utilidade teria. Portanto, contemplar a ideia de que talvez mais tarde possa ganhar espaço para pátio e talvez abrir janela na ponta da casa para poente.

Precisava de ter uma ideia de tudo isto porque preciso de argumento para negociar o preço. Saber para que efeitos o dono conseguiria vender o terreno pois ainda não existe preço definido e ele pode puxar ao dizer que dá para construir lotes mas se não der e eu souber disso, posso melhor defender o meu negócio.Lotes eu presumo que fosse obrigado dar espaço para estacionamento e nesse sentido a largura do terreno passaria para apenas uns 11mts.

Alguma dica que me possam dar sobre como negociar este terreno com o dono tendo em conta que o que ele vende tem uma “surpresa” que implica gastos e perda de terreno?

Muito obrigado.

[CLICANDO NAS IMAGENS CONSEGUEM VER EM MAIOR ESCALA]

2.  # 2

com tantos "se" eu procurava outro terreno.
  3.  # 3

Colocado por: pauloagsantoscom tantos "se" eu procurava outro terreno.

1 ano nisto, filtrei até finalmente chegar a este. Muito difícil encontrar terrenos que reúnam o que pretendo (luz, construções em redor..), este foi o único após a intensa procura, é área muito saturada.
  4.  # 4

Já perguntou ao vizinho do terreno amarelo se vende?
  5.  # 5

Já tem o projecto, mesmo sem ter o terreno?...
  6.  # 6

mas.. é apenas uma pergunta... o caminho a quem pertence?

e se tenciona t juntar o lote ao lado pq não faz a entra pela frente com a estrada, coloca a casa no terreno á frente, embora recuada e vende a parte das traseiras??
  7.  # 7

Colocado por: ADROatelier
    Já perguntou ao vizinho do terreno amarelo se vende?

Vai querer vender ao terminar resolução das partilhas. De qualquer forma, não quero projectar a contar com essa metade de terreno pois pode não se vir a concretizar. Quero para já contar somente com o terreno que quero comprar (limites a verde).

Colocado por: ADROatelier
      Já tem o projecto, mesmo sem ter o terreno?...

Não, ainda em fase de terreno. O projecto presumo que será feito em função do género de terreno.

Colocado por: antonylemosmas.. é apenas uma pergunta... o caminho a quem pertence?

Presumo que seja público, tem nome, tem uma placa da câmara. Tem saneamento... na CM perguntaram-me se eu sabia se era ou não público, presumo que seja.

Colocado por: antonylemose se tenciona t juntar o lote ao lado pq não faz a entra pela frente com a estrada, coloca a casa no terreno á frente, embora recuada e vende a parte das traseiras??

O pinhal e a luz natural, são os factores decisivos. A metade da frente não tem isso, claro que seria + barato e menos problemático.

Alguém com conhecimento sobre a questão do caminho? E estimativas de valores?
      •  # 8

Colocado por: mysteriumAlguém com conhecimento sobre a questão do caminho?
        isso dos caminhos/passeios etc deve de estar no regulamento do PDM.
      •  # 9

Primeiramente há uma questão.
        Quer o Mysterium quer o vizinho amarelo, teriam que fazer destaques de parcela. E não se cumpre a legislação, pelo menos "directamente".
      •  # 10

Relativamente ao acesso:
        Senão tiver arvores, nem estacionamento, conte com 1,20 de passeio.
        O caminho que já existe é privado, é serventia, ou é publico?
      •  # 11

Colocado por: ADROatelierteriam que fazer destaques de parcela

O terreno é o que está dentro dos limites "verde". Ao lado junto ao muro está o outro terreno, talvez, no futuro, eu consiga metade desse terreno que corresponde ao amarelo, mas não é fundamental. Creio que destaques só na altura que eu estiver para comprar parte do terreno vizinho, mas isso será outra fase.

Colocado por: antonylemos
        isso dos caminhos/passeios etc deve de estar no regulamento do PDM.

O alargamento sim, mas a questão principal aqui é os gastos. Preciso de perceber quanto pode custar o que me disseram que poderá ser necessário fazer: alargar, alcatroar, fazer passeio. Só assim perceberei se é viável fazer negócio com o terreno e se sim, ter noção de valores que preciso negociar tendo em conta a despesa.

Colocado por: ADROatelierSenão tiver arvores, nem estacionamento, conte com 1,20 de passeio.
          O caminho que já existe é privado, é serventia, ou é publico?

Não tem árvores, é conforme vê nas imagens. Tem sim o poste da EDP, presumo que tenha que se deslocar o poste...
          O caminho tem nome e placa da CM com o nome. Em reunião com a CM, também me colocaram a questão se o caminho era público. Eu presumo que seja... já foi terreno de alguém é certo mas os vizinhos disseram que faz mtos anos a CM ficou com terreno para caminho quando fizeram as casas.
        •  # 12

Peca as certidões perdiais permanentes do terreno verde e do vizinho do caminho.
          Veja se ha algum registo se serventias.

Do modo como está agora, não consegue fazer destaque de parcela no terreno amarelo.
        •  # 13

Esses terrenos sao todos urbanos?
        •  # 14

Obrigado.

Quando ao custo de alcatroar+passeio em 500m2, alguém tem alguma estimativa?

0.0213 seg. NEW