Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: zedasilvaeu resolvo a 100% qualquer patologia

Esta situação faz-me lembra os senhores que aplicam manta vinílica/linóleo, quando estamos perante um "piso térreo", ou seja, com fortes probabilidades existir humidade ascendente (capilaridade) pelo mesmo e pela base das paredes periféricas, muitos aplicadores propõe logo uma “barreira para vapor” (a pensar nos $$$$$$$$) e garantem verbalmente 100% o esquema, quando chega a parte de assinar um termo de responsabilidade (obras publicas 5 anos de garantia) saltam fora.
    Quando falamos em milhares de metros /euros as pessoas ficam mais prudentes.
  2.  # 22

Colocado por: GANDAREZ
    Olá João,
    Não quero criar aqui uma "guerra", estou aqui para partilhar e aprender convosco.
    Passo a dar a minha opinião:
    Por exemplo, para aplicar um soalho colado num pavimento térreo existe a necessidade de aferir o teor de humidade do pavimento. Para aplicar mosaico/cerâmica não (até pode aplicar este material no exterior). Ou seja estamos perante teores de humidades admissíveis muito diferentes. Sabia que existe colas/betonilhas/betões que em ambientes húmidos melhoram o seu desempenho?!

Olá Schlüter-Portugal,
    Não dou soluções genéricas, cada caso é um caso como deve compreender. As soluções têm de ser adequadas em função do existente “in situ” e não de uma forma genérica.

E sim, ter ou não um pavimento térreo impermeabilizado influência o tipo de pavimento que podemos aplicar sem o risco de futuras patologias (na minha humilde opinião).

Pois, o nível de humidade do suporte admissível para aplicar madeira e cerâmica é rigorosamente o mesmo.

Mas siga
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  3.  # 23

Colocado por: SGTMNPor outro lado, também gosto de microcimento, mas tenho receio quanto ao seu comprortamento a longo prazo.
    Cerâmica, nunca imaginei colocar cerâmica na entrada da casa e na sala de jantar.

A questão é estética, para além da resistência e durabilidade do material a escolher para o revestimento do chão ? Se sim, pode partilhar um pouco sobre o estilo da casa que está a recuperar (e que restantes materiais está a usar como revestimentos ?). É casa térrea ?
    E porque diz nunca pensou usar cerâmica na entrada e na sala de jantar ?
    Vai fazer o piso todo igual, certamente ?

O microcimento é uma escolha que eu ponderava, mas julgo poder haver outras tão ou mais interessantes. Também estou com uma duvida, técnica, sobre o microcimento: Sendo uma das características estéticas o microcimento ser um piso contínuo, como se fará com as juntas (que tem que ter se não há consequências de dilatação também, diz-se, e eu acredito). O microcimento em casas de banho também leva tratamento para humidades.

A pedra natural também acho que poderia ser uma boa opção, como já se disse. Ou até tijoleira de barro rústica, depende da casa..e dos interiores.
    A verdade é que a madeira fica bem esteticamente em todo o lado e, supostamente, é o material que mais se adapta a todas as circunstâncias, devidamente colocada, em teoria e pela lógica é assim, mas eu já tive problemas de humidade ascendentes em piso térreo e tive que optar por outra solução (cerâmica de tijoleira de barro) que esteticamente não gosto tanto. São riscos que se correm ou não, mas geralmente, desaconselha-se hoje a madeira onde haja humidades, embora os antigos até nas casas de banho a tinham (e eu cheguei a ter, durante uns 30 anos, e, estranhamente, a madeira da casa de banho aguentou-se melhor do que a da sala e corredores..).
  4.  # 24

Colocado por: GANDAREZ
    Olá João,
    Não quero criar aqui uma "guerra", estou aqui para partilhar e aprender convosco.
    Passo a dar a minha opinião:
    Por exemplo, para aplicar um soalho colado num pavimento térreo existe a necessidade de aferir o teor de humidade do pavimento. Para aplicar mosaico/cerâmica não (até pode aplicar este material no exterior). Ou seja estamos perante teores de humidades admissíveis muito diferentes.

Está redondamente enganado. Em bom rigor, para soluções interiores é igual. E se estivermos a falar de vinilicos ou laminados então a desgraça dá-se em muito pouco tempo.
    A cerâmica, com um elevado teor de humidade, levanta. Já vi acontecer dezenas de vezes.
    Repito, a preparação e preocupação deve ser a mesma. Isto num trabalho que se queira profissional e sério.
    Tudo o resto é facilitar...
  5.  # 25

Colocado por: Joao Dias
    Está redondamente enganado. Em bom rigor, para soluções interiores é igual. E se estivermos a falar de vinilicos ou laminados então a desgraça dá-se em muito pouco tempo.
    A cerâmica, com um elevado teor de humidade, levanta. Já vi acontecer dezenas de vezes.
    Repito, a preparação e preocupação deve ser a mesma. Isto num trabalho que se queira profissional e sério.

Em toda a Europa existe normalização para a aplicação da cerâmica, mas em Portugal, pese a vontade demonstrada pelo IPQ, quem regula o sector, um organismo sediado em Coimbra, acha que é irrelevante e desnecessário.

Assistimos por isso a uma falta de informação, mesmo em ditos profissionais que já passaram à frente de faculdades de engenharia.
  6.  # 26

Colocado por: Schlüter-Portugal

Em toda a Europa existe normalização para a aplicação da cerâmica, mas em Portugal, pese a vontade demonstrada pelo IPQ, quem regula o sector, um organismo sediado em Coimbra, acha que é irrelevante e desnecessário.

Assistimos por isso a uma falta de informação, mesmo em ditos profissionais que já passaram à frente de faculdades de engenharia.

Pois, se calhar o meu problema é esse pois efectivamente, este género de especializações, é no Estrangeiro que as tiro. E já me têm safo de dissabores graves. A mim e aos meus clientes.
    Especificamente falando de soalhos, as diferenças são descomunais.
  7.  # 27

De qualquer forma, adiciono isto: para mim, que aprecio muitíssimo materiais genuínos e com carácter, acho que a madeira em soalho é das melhores coisinhas que se pode ter num ambiente de interiores. No meu íntimo, quase que não há dia que eu não mate a cabeça a pensar nisto, e, como, dadas as condicionantes da minha casa, poderia voltar a ter madeira aqui. Seria uma satisfação pessoal minha, imensa.
  8.  # 28

Colocado por: Joao DiasE se estivermos a falar de vinilicos ou laminados então a desgraça dá-se em muito pouco tempo.

Concordo...

Relembro que intervi nesta discussão com o seguinte comentário:
    Colocado por: ADROatelierSe fosse eu, estando perante um Pavimento térreo (sem impermeabilização) aplicava um dos seguintes materiais:

Note-se que sou a favor da impermeabilização térrea...quanto ao resto que afirmei mantenho a minha opinião e respeito a sua!

Colocado por: Schlüter-PortugalAssistimos por isso a uma falta de informação, mesmo em ditos profissionais que já passaram à frente de faculdades de engenharia.

Concordo...
  9.  # 29

Pessoas, eu nao disse o que aparece como citado no comentário acima. Que maleita é esta??
    Concordam com este comentário: CMLS265
  10.  # 30

Esse comentário é precisamente de quem faz a citação. Estranho.
  11.  # 31

Às vezes acontece, e acho que desde sempre, será um bug.
    Concordam com este comentário: GANDAREZ
  12.  # 32

Possivelmente.
    Concordam com este comentário: CMartin, GANDAREZ
  13.  # 33

Colocado por: ADROatelierPessoas, eu nao disse o que aparece como citado no comentário acima. Que maleita é esta??

Pois não... fui eu mesmo que disse! Deve ter sido um bug do fórum
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  14.  # 34

Agradeço todos os v/comentários e sugestões.

Sim gosto muito da madeira, mas efectivamente parece-me que será uma opção a longo prazo com mais riscos...acreditando que o profissional faá um bom trabalho, parece-me que devido à impermeabilização e movimentos num piso térreo não será mesmo a melhor opção..

Gostaria de ter a v/opinião relativamente ao comportamento do microcimento para esta situação.

Muito obrigada,
    SGTMN
  15.  # 35

Colocado por: SGTMNAgradeço todos os v/comentários e sugestões.

Sim gosto muito da madeira, mas efectivamente parece-me que será uma opção a longo prazo com mais riscos...acreditando que o profissional faá um bom trabalho, parece-me que devido à impermeabilização e movimentos num piso térreo não será mesmo a melhor opção..

Gostaria de ter a v/opinião relativamente ao comportamento do microcimento para esta situação.

Muito obrigada,
    SGTMN

Se os eventuais problemas poderão ser causados pela humidade e dilatação térmica linear na madeira, no microcimento serão exponencialmente piores.

Pense que o microcimento é aderido ao suporte.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 36

Colocado por: SGTMNAgradeço todos os v/comentários e sugestões.

Muito obrigada,
    SGTMN

Se pode pagar madeira e gosta de madeira, ponha a madeira. Certifique-se apenas que o aplicador sabe o que faz e de preferência tente avaliar o portefólio do mesmo. Não a ver obras prontas mas sim fases da aplicação diferentes, o caminho que se percorre até ao resultado final.
    Só isto e nada mais.
    Não tenha medo da madeira que durará mais que o meu caro amigo... se bem escolhida e bem aplicada!
    • JLab
    • 16 março 2019

# 37

Boa tarde,
    Gostaria recomenda um taqueiro/ladrilhador na zona de São Domingos de Rana?
    Obrigado
  17.  # 38

Colocado por: JLabGostaria recomenda um taqueiro/ladrilhador

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
  18.  # 39

acho que o Schluter disse tudo

realmente não consigo perceber como as pessoas andam a trabalhar. As técnicas e produtos vão evoluindo mas continuasse na base da intuição…

bolas ou se impermeabiliza ou não.
  19.  # 40

SGTMN

olhe fale aos seus projetistas de um produto chamado Voltex para impermeabilizações.

0.0241 seg. NEW