Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde...
    Eu e o meu marido estamos atualmente numa casa alugada. Entretanto o senhorio entrou em contacto connosco em que pretende vender a casa, e como estamos a habitar na mesma ele deu-nos a possibilidade de sermos nós a comprar a casa. O que sucede é que isto foi assim um pouco de surpresa, ou seja, nós não temos de momento valor nenhum para dar de entrada nem sabemos bem o valor da casa neste momento, apenas o valor que o senhorio lançou de cerca de 90.000€. A casa é um T4 em lisboa, zona de sintra, e precisa de alguns retoques como janelas e alguns acabamentos. Esta está perfeitamente habitavel, pois moramos aqui já a algum tempo.
    Mas a questão é, vale a pena comprar casa nesta altura? Não corremos o risco de nos afugar em dividas? compensa pedir credito pessoal para dar entrada no valor da casa?

    p.s: arrendar novamente está fora de questão, já mudamos demasiadas vezes de casa e finalmente encontramos uma casa confortavel, além que o arrendamento está muito caro.

    Obrigada e desculpem o texto tão longo, mas estou mesmo a entrar em panico com a situação.
  2.  # 2

    Então se arrendar novamente está fora de questão e o senhorio vai vender a casa.

    Que outra opção tem? :)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CrisBr
  3.  # 3

    O problema é mesmo esse...acho que estou entre a espada e a parede, pois o arrendamento está caro, não consigo encontrar nada por o mesmo valor da zona, principalmente com a mesma tipologia.
    No que toca outras casas para compra estão a um valor igual, ou superior (comparando espaço), e as que estão mais baixas precisam de algum investimento (em obras, cozinhas, etc).
    O problems é mesmo achar que não tenho outra solução senão comprar, mas também não ter a minima noção no que vou ter de gastar em despezas para todas as burocracias envolventes no processo.
  4.  # 4

    Faça uma simulação aqui:

    https://justica.gov.pt/Servicos/Simulador-Quanto-custa-comprar-casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CrisBr
  5.  # 5

    bem... o senhorio está a fazer o que é obrigado a fazer por lei.

    quando alguem vende uma casa/apartamento alugado, os inquilinos tem direito de preferência.

    se vocês não quiserem comprar, ele é livre de vender a quem quiser comprar, sendo que depois o novo dono ou mantem o imovel alugado ou rescinde o contracto e vocês são obrigados a sair.

    agora vocês é que tem que decidir o que fazer à vossa vida, mas não tendo poupanças para dar de entrada a situação complica-se um pouco para o vosso lado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CrisBr
  6.  # 6

    É verdade, você tem o direito de preferência, mas tendo este sido rejeitado, o mais certo é ter mesmo de sair do imóvel.
    O ideal era ter poupado os 20% de entrada, pois o banco apenas empresta neste momento 80%.
    Visto que você não tem, não aconselho a pedir um empréstimo pessoal, até porque acho que será muito difícil ter o financiamento aprovado para o imóvel, tendo antes um crédito pessoal. Claro, sempre dependendo dos rendimentos.
    Mas acho que 90.000€, 18.000€ entrada com capitais próprios e o restante 72.000€ o banco irá emprestar, isto sem contar que você terá de ter poupado o valor do Imposto sobre o imóvel de 4% e despesas de escritura.
    Tem outra solução, pode tentar comprar um imóvel do banco, com 100% financiamento.
    • RCF
    • 3 outubro 2018

     # 7

    Colocado por: CrisBrarrendar novamente está fora de questão, já mudamos demasiadas vezes de casa e finalmente encontramos uma casa confortavel,

    Tendo isto em conta, recomendo que façam tudo o que estiver ao vosso alcance para comprar essa casa.
    Comprar outra, apesar de poder parecer melhor negócio, será sempre um risco maior. Essa casa já vocês conhecem e já não vos vai dar surpresas. Outra qualquer, até pode vir a ser um bom negócio, mas tem sempre riscos associados que essa não tem... pode ser muito interessante e depois, no primeiro inverno ou no primeiro verão, arrependem-se...
    Primeiro, comecem por abordar o Banco e ver até onde podem ir em termos de empréstimo. Depois, podendo, tentem baixar o preço o mais possível. Para o proprietário também será mais cómodo vender-vos a vocês. Por exemplo, evita intermediação por imobiliárias, o que o fará poupar logo, pelo menos €5.000...
  7.  # 8

    Não sou a pessoa mais informada, mas vou tentar ajudar com a minha experiência pessoal... os bancos, pelos menos o Novo Banco emprestam 90%, ou da escritura ou da avaliação, o que for menor...

    Como disseram anteriormente, essa casa já a conhecem... outra não, e atenção que me vi obrigado a abandonar a minha casa por um pesadelo de vizinhança... (casas alugadas)

    E depois também tenha em atenção que dependendo da sua idade e por consequência prazo do empréstimo, irá pagar menos por um empréstimo a longo prazo a um banco(de uma propriedade que será sua), que um aluguer de uma qualquer outra casa(nas circunstâncias actuais)

    Se gosta na casa, se acha o preço justo, se não pretende mudar de localidade pense bem se não valerá mais pagar 300€ de um empréstimo bancário que 500€ de um aluguer.

    Eu não estou na posse de todos os dados mas segundo o que disse é a minha opinião.
  8.  # 9

    Colocado por: NunoMRPintoos bancos, pelos menos o Novo Banco emprestam 90%, ou da escritura ou da avaliação, o que for menor...


    Agora as coisas mudaram, são 80%.
  9.  # 10

    Colocado por: MimiFlocos

    Agora as coisas mudaram, são 80%.


    Fiz a escritura a 28 de Setembro(semana passada), já abrangido pela nova RECOMENDAÇÃO do Banco de Portugal. A não ser que tenha mudado de novo.

    Não recorri a qualquer empréstimo pessoal ou outras manobras, o NB foi bem claro com os 90% da escritura.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
 
0.0138 seg. NEW