Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.

Parabéns a todos aqueles que alimentam este forúm. É um poço de opiniões, exemplos, ajudas...enfim, excelente!

Gostaria de iniciar este tópico, pois é uma dúvida que tenho e um projecto que gostaria de fazer... um sonho :)

Alguém me consegue ajudar no inicio de uma vinha?
    como arranjar o solo,
    como colocar as estacas,
    como colocar as guias,
    como escolher as castas?
    onde comprar as castas?

Há empresas que fazem todo este trabalho? ou posso ser eu a comprar e a fazer tudo? Além de gostar deste tipo de "oficios" dava certamente muito prazer na parte de degustação :)

O local será algures na zona de Ferreira do Zêzere, e em termos de dimensão, não sei... mas queria uma produção caseira na ordem dos 300l/ano.

Obrigado a todos e boa semana.
  2.  # 2

Colocado por: GomesFamilyO local será algures na zona de Ferreira do Zêzere

Contacte o user ptuga
    É da zona e tem formação na área.
    Concordam com este comentário: GomesFamily
  3.  # 3

Colocado por: zedasilva
    Contacte o user ptuga
    É da zona e tem formação na área.
    Concordam com este comentário:GomesFamily

Muito obrigado! Assim farei!
  4.  # 4

A cooperativa agricola do Zezere deve indicar lhe as melhores castas para a zona e algumas empresas que vendam o que precisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GomesFamily
  5.  # 5

O tipo de solo e a zona influenciam bastante as castas que deve escolher... Procure na zona junto de população local essa informação.
    Tb tem de ter atenção em escolhe castas que amadureçam na mesma altura...
    Tenha tb atenção ao tipo de vinho que prefere para a escolha das castas.

Se plantar em bacelos, vai ter plantas bastante mais rubostas, resistentes e vigorosas, no entanto dá uma trabalheira fazer o enxerto...
    Para 300l precisa de 3 a 4x desse valor em uva, ou seja 900 a 1200kg.

Eu tb quero fazer isso, talvez comece este inverno, conforme tenha disponibilidade, até ver apenas tenho 16 pés para uva de mesa.
  6.  # 6

Colocado por: larkheA cooperativa agricola do Zezere deve indicar lhe as melhores castas para a zona e algumas empresas que vendam o que precisa
    Concordam com este comentário:GomesFamily
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GomesFamily

Muito obrigado.
  7.  # 7

Colocado por: NTORIONO tipo de solo e a zona influenciam bastante as castas que deve escolher... Procure na zona junto de população local essa informação.

Se plantar em bacelos, vai ter plantas bastante mais rubostas, resistentes e vigorosas, no entanto dá uma trabalheira fazer o enxerto...

Eu tb quero fazer isso, talvez comece este inverno, conforme tenha disponibilidade, até ver apenas tenho 16 pés para uva de mesa.

Vou ter isso em consideração ;) nomeadamente e também a disposição solar..
    Obrigado
  8.  # 8

.
  9.  # 9

.
  10.  # 10

Colocado por: GomesFamilyNTORION

Vai fazer manualmente ou vai pedir ajuda de empresa?

E já agora vai fazer no local do seu projecto moradia? ou num outro terreno?

Vou fazer eu, tlv com ajuda/indicações de um técnico ultra crendenciado, tanto na produção como no consumo... tenho lá uns "velhotes" amigos que para eles ajudar nisso é uma alegria. Infelizmente não vou recorrer a bacelos, vou comprar já enxertado.
    Vou fazer na zona onde tenho a casa atual, sim. Era giro fazer este ano, ando a adiar à muito tempo, vamos ver.
  11.  # 11

Colocado por: NTORIONO tipo de solo e a zona influenciam bastante as castas que deve escolher... Procure na zona junto de população local essa informação.

NTORION

Vai fazer manualmente ou vai pedir ajuda de empresa?

E já agora vai fazer no local do seu projecto moradia? ou num outro terreno?
  12.  # 12

Colocado por: NTORION

Vou fazer eu, tlv com ajuda/indicações de um técnico ultra crendenciado, tanto na produção como no consumo... tenho lá uns "velhotes" amigos que para eles ajudar nisso é uma alegria. Infelizmente não vou recorrer a bacelos, vou comprar já enxertado.
    Vou fazer na zona onde tenho a casa atual, sim. Era giro fazer este ano, ando a adiar à muito tempo, vamos ver.

A sua casa actual ainda está em construção ou já terminou?

uma vez que ainda demora a crescer e a dar "pinga" a ideia era essa...
    Efectuar este trabalho e plantaçao antes ou durante a construção para depois desfrutar com calma :)

Vai comprar os bacelos onde?
  13.  # 13

Conhece mais plantações vinícolas nessa zona de Ferreira do Zezere? Se sim, já provou o resultado final da produção dessas vinhas nessa zona?

Para 300l, conforme referiu anteriormente, não é preciso grande terreno e o investimento também não será muito.
  14.  # 14

Colocado por: GomesFamilyA sua casa actual ainda está em construção ou já terminou?

A atual já tem 9 anos, tem cerca de 60 árvores de fruto, 30 pinheiros mansos e 16 pés de vinha de mesa... os bacelos foram dados, tal como depois o enxertos...

Para comprar bacelos, normalmente encontra nas feiras na zona das árvores de fruto, ou no mercado/praça aos domingos, pelo menos na minha zona é assim, se precisa de mais quantidade é só encomendar de uma semana para a outra.

Tem a certeza que quer bacelos? É bem melhor, mas para enxertar ainda dá trabalho...
    Tb pode fazer você os bacelos, é só arranjar umas varas de vinha brava, cortar com intervalos de 3 ou 4 nós e enterrar tudo, parte superior faz um pequeno combro e tapar até 1/2cm acima...

Mas se o PTuga é da área e da zoan deve explicar melhor do que eu.

Isso dá rápido, em 2/3 anos está a fazer vinho.
    • AXN
    • 25 setembro 2018

# 15

Colocado por: GomesFamilyBom dia a todos.

Parabéns a todos aqueles que alimentam este forúm. É um poço de opiniões, exemplos, ajudas...enfim, excelente!

Gostaria de iniciar este tópico, pois é uma dúvida que tenho e um projecto que gostaria de fazer... um sonho :)

Alguém me consegue ajudar no inicio de uma vinha?
    como arranjar o solo,
    como colocar as estacas,
    como colocar as guias,
    como escolher as castas?
    onde comprar as castas?

Há empresas que fazem todo este trabalho? ou posso ser eu a comprar e a fazer tudo? Além de gostar deste tipo de "oficios" dava certamente muito prazer na parte de degustação :)

O local será algures na zona de Ferreira do Zêzere, e em termos de dimensão, não sei... mas queria uma produção caseira na ordem dos 300l/ano.

Obrigado a todos e boa semana.

O srº tem noção que fazer vinho é muito mais do que plantar umas videiras?!?
  15.  # 16

Colocado por: AXNO srº tem noção que fazer vinho é muito mais do que plantar umas videiras?!?

Verdade, mas não é nenhuma ciência de outro mundo.
    Até há quem faça vinho de uvas.
  16.  # 17

Colocado por: AXNO srº tem noção que fazer vinho é muito mais do que plantar umas videiras?!?

O vinho, bom ou mau até se faz bem... o pior é ter uvas em condições para o fazer, o ano passado as vinhas quase não precisaram de tratamento, este ano era preciso estar em cima todas as semanas....
    • AXN
    • 25 setembro 2018

# 18

Colocado por: zedasilvaVerdade, mas não é nenhuma ciência de outro mundo.

Se é para beber surraipa, mais vale comprar o vinho no Jumbo!!!
    Não é uma ciência do outro mundo, mas se calhar é mais difícil do que construir uma casa.

Colocado por: zedasilvaAté há quem faça vinho de uvas.

E da água também se faz vinho
  17.  # 19

Colocado por: AXNse calhar é mais difícil do que construir uma casa.

Isso é verdade, casas já construi muitas ...
  18.  # 20

Mas plantar assim umas videiras é um mal assim para o necessário, não? :)

Deixe lá o homem ser feliz e plantar as vides. Enquanto não dá uva tem tempo de pensar no resto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GomesFamily

0.0187 seg. NEW