Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    No apartamento que tenho arrendado, recentemente, o frigorífico avariou-se.
    Considerando os custos da reparação, optei por comprar um novo.
    Tratei de escolher um e sobre a entrega e recolha do antigo foi-me dito que poderia escolher ou o período da manhã ou o da tarde.
    Pus o inquilino ao corrente e perguntei-lhe quando é ele tinha tempo para se poder agendar a entrega.
    Até aqui, creio que é o normal.
    A particularidade surge quando o inquilino diz que não tem tempo, que quer a situação urgentemente resolvida e que como as reparações são obrigação do senhorio, sou eu (!!) que tenho de ficar de prevenção durante as possíveis 6 horas.
    Eu moro a 400 km do apartamento.

    Estou num impasse e não sei como o resolver. Alguém teve uma experiência semelhante?
    • FFAD
    • 25 setembro 2018

     # 2

    Lol

    Eu dizia ao inquilino para quando tivesse tempo me avisar.

    Não parece muito interessado.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
  2.  # 3

    o senhorio nao pode nem deve entrar em casa do inquilino sem o mesmo estar presente...... ele que arranje tempo!
    Concordam com este comentário: sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
  3.  # 4

    Colocado por: FFADLol

    Eu dizia ao inquilino para quando tivesse tempo me avisar.

    Não parece muito interessado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CristinaP


    Já tive quase uma conversa surreal por causa disso. Já lhe disse que não sou eu que tenho de estar no apartamento, mas ele insiste nisso. Na cabeça dele, o senhorio TEM DE resolver as coisas "ontem" e é este que tem de ficar à espera do electrodoméstico.

    Contacta-me dia sim dia não, mas quando eu lhe peço a sua disponilidade diz que sou eu que tenho de tratar de tudo.
    Estou a ficar louca.
  4.  # 5

    Colocado por: loverscouto senhorio nao pode nem deve entrar em casa do inquilino sem o mesmo estar presente...... ele que arranje tempo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CristinaP


    Porque é que não pode?
    Nem questiono que não deve. Nem eu quero. Não sabia que não podia.
  5.  # 6

    comprou o frigorifico a 400km de distancia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
  6.  # 7

    Mas que raio... há gente que só visto porque contando ninguém acredita... então um electrodoméstico da casa em que sou inquilina avaria, os senhorios da casa prontificam-se a comprar um novo e só tenho que o receber em casa, numa data agendada, papinha feita... o que quer mais??? Porra só falta pedir que lhe limpem o rabinho.

    Faça assim, agende a entrega e diga para deixarem o frigorifico à porta do/a palerma, mas assim mesmo a impedir a entrada de casa, e quando o/a palerma chegar que ponha o frigo no sitio a arrastá-lo com as unhas... que chatice ham.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
  7.  # 8

    acacios porque não compraria? Há lojas que entregam em qualquer ponto do país.
    Concordam com este comentário: CristinaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
  8.  # 9

    Colocado por: desofiapedroHá lojas que entregam em qualquer ponto do país


    se comprar em lisboa para entregar no Porto vai ter que pagar o transporte.

    o problema é que já compraram o frigorifico se não mandava-o **** e ele que resolvesse o problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
  9.  # 10

    Colocado por: desofiapedroa... então um electrodoméstico da casa em que sou inquilina avaria, os senhorios da casa prontificam-se a comprar um novo e só tenho que o receber em casa, numa data agendada, papinha feita... o que quer mais??? Porra só falta pedir que lhe limpem o rabinho.

    Faça assim, agende a entrega e diga para deixarem o frigorifico à porta do/a palerma, mas assim mesmo a impedir a entrada de casa, e quando o/a palerma chegar que ponha o frigo no sitio a arrastá-lo com as unhas... que chatice ham.


    Pois, mas é preciso que alguém o aceite e idealmente verifique que está tudo direito. Nenhuma transportadora irá deixar um electrodoméstico que custa umas centenas de euros sem prova que alguém o recebeu.
  10.  # 11

    Colocado por: acacios

    se comprar em lisboa para entregar no Porto vai ter que pagar o transporte.

    o problema é que já compraram o frigorifico se não mandava-o **** e ele que resolvesse o problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CristinaP


    Não é necessriamente assim.
    Basta comprar numa loja que esteja representada em várias partes do país.

    Eu ainda não paguei. Quando pagar tenho de agendar a entrega. Mas sem data...
  11.  # 12

    Colocado por: CristinaPEu ainda não paguei. Quando pagar tenho de agendar a entrega. Mas sem data...


    ótimo

    diga-lhe para comprar o frigorifico até um determinado valor e desconte na renda... ou quando ele lhe apresentar o recibo faça uma transferencia bancária para o nome dele

    se ele não quiser diga-lhe para resolver o problema como quiser e não se chateie mais com isso.

    ameace-o que não lhe vai renovar o contrato porque ele é um picuinhas...seja forte.
    Concordam com este comentário: sognim, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
  12.  # 13

    Colocado por: acaciosdiga-lhe para comprar o frigorifico até um determinado valor e desconte na renda... ou quando ele lhe apresentar o recibo faça uma transferencia bancária para o nome dele


    Essa foi a primeira opção que lhe dei. Ele disse que não tinha tempo.
  13.  # 14

    Colocado por: CristinaPEssa foi a primeira opção que lhe dei. Disse que não tinha tempo.


    fácil,diga-lhe a ele que resolva o problema

    a lei está do seu lado,não tem nada que temer.

    ele resolve,mais cedo ou mais tarde.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
  14.  # 15

    Colocado por:acaciosfácil,diga-lhe a ele que resolva o problema

    a lei está do seu lado,não tem nada que temer.

    ele resolve,mais cedo ou mais tarde.


    nesta história, há duas coisas que me aborrecem:

    1. O facto de não estar a conseguir comunicar com ele e ele estar a contactar-me dia sim, dia não.
    2. Ele tem nas mãos dele um bem meu que custa milhares de euros.
  15.  # 16

    Não renove o contrato de arrendamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
    • size
    • 25 setembro 2018

     # 17

    Colocado por: CristinaP
    nesta história, há duas coisas que me aborrecem:

    1. O facto de não estar a conseguir comunicar com ele e ele estar a contactar-me dia sim, dia não.

    A ser assim, terá a oportunidade desse contacto. Ou não ?

    2. Ele tem nas mãos dele um bem meu que custa milhares de euros.


    Pois, o problema é esse, de estar perante um individuo de má raça, que não colabora, complica, e às tantas, a situação pode resvalar para represálias...com incumprimento no pagamento das rendas e/ou danos nos seus bens.
    Com pezinhos de lã, solicite-lhe a boa colaboração dele, uma vez que está a 400 klm de distância e mesmo que estivesse por perto, nunca poderia entrar no domicilio dele. Ele que tente arranjar uma pessoa amiga para ir receber o electrodoméstico.
    Depois, na próxima oportunidade, (possível oposição à renovação do contrato, fora com ele
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
  16.  # 18

    Colocado por:size
    A ser assim, terá a oportunidade desse contacto. Ou não ?


    Colocado por:size
    Com pezinhos de lã, solicite-lhe a boa colaboração dele, uma vez que está a 400 klm de distância e mesmo que estivesse por perto, nunca poderia entrar no domicilio dele. Ele que tente arranjar uma pessoa amiga para ir receber o electrodoméstico.


    Peço desculpa se não fui clara. Eu consigo trocar palavras/frases com ele; não consigo é comunicar no verdadeiro sentido da palavra.
    Por exemplo, já me chegou a sugerir que eu arranje um amigo ou conhecido meu que vá esperar o frigorífico.
    Na cabeça dele, ser ele a esperar pelo equipamento, é um grande favor que me está a fazer. É surreal, mas é a verdade.

    Digo-lhe que não quero a responsabilidade da chave ao que me responde que é obrigação do senhorio reparar e que sou eu que estou a falhar.
    (Como é que se argumenta neste caso?)

    Colocado por:size
    Pois, o problema é esse, de estar perante um individuo de má raça, que não colabora, complica, e às tantas, a situação pode resvalar para represálias...com incumprimento no pagamento das rendas e/ou danos nos seus bens.


    Muito mais do que o dinheiro das rendas, aborrece-me a não conservação do imóvel.


    Colocado por:sizeDepois, na próxima oportunidade, (possível oposição à renovação do contrato, fora com ele


    Colocado por:desofiapedro Não renove o contrato de arrendamento.


    Nunca pensei vir a optar por isso, mas estou quase certa que terei de seguir essa opção.
    Estive à procura no fórum e encontrei alguma informação e peço, se possível, que me confirmem se o que vou escrever está correcto:

    Eu terei de comunicar por escrito, com a identificação clara de ambas as partes, com a indicação das datas (de envio da missiva e da assinatura do contrato), da morada do imóvel objecto do contracto, em carta enviada com aviso de recepção e antes do prazo relacionado com a duração do contrato.

    Pelo que percebi, caso a carta seja enviada e ninguém a levante, não se considera que o arrendatário foi informado da oposição.
    Terá de se enviar nova carta, no prazo de 30 a 60 dias, a contar da data de envio da primeira carta.
    Se esta for recebida, a comunicação está feita. Caso não seja, considerar-se-á que a comunicação ocorre no 10º dia após o envio da segunda carta.


    Usando um exemplo, se o contrato tiver a duração de 3 anos e findar no dia 31 de Dezembro, o prazo para comunicar a oposição será no mínimo de 120 dias, portanto, até final do mês de Agosto.

    Porém, para garantir que há tempo, e prevendo o pior cenário, a primeira carta deverá seguir até ao dia 20 de Julho. (A primeira carta é enviada a 20 de Julho. A segunda a 20 de Agosto. E a comunicação considera-se recebida a 30 de Agosto.)

    Estou incorrecta?
  17.  # 19

    atenção a quem é que recebe a carta pode não ser o inquilino,tem conferir se foi o inquilino.

    Nos termos do n.º 1 do artigo 9.º do NRAU, as comunicações entre senhorio e inquilino são realizadas por carta registada com aviso de recepção; se a carta não for recebida pelo inquilino, mas por terceira pessoa, o senhorio deve remeter sempre nova carta, nos termos previstos no n.º 3 do artigo 10.º do NRAU, sendo irrelevante que a primeira carta tenha sido entregue ao inquilino por quem a recebeu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
    • size
    • 25 setembro 2018 editado

     # 20

    Colocado por: CristinaP

    Pelo que percebi, caso a carta seja enviada e ninguém a levante, não se considera que o arrendatário foi informado da oposição.
    Terá de se enviar nova carta, no prazo de 30 a 60 dias, a contar da data de envio da primeira carta.
    Se esta for recebida, a comunicação está feita. Caso não seja, considerar-se-á que a comunicação ocorre no 10º dia após o envio da segunda carta.




    Sim, terá que remeter nova carta, conforme estabelece a norma legal ;

    **********************

    Artigo 10.º
    Vicissitudes
    1 - A comunicação prevista no n.º 1 do artigo anterior considera-se realizada ainda que:
    a) A carta seja devolvida por o destinatário se ter recusado a recebê-la;
    b) O aviso de receção tenha sido assinado por pessoa diferente do destinatário.
    2 - O disposto no número anterior não se aplica às cartas que:
    a) Constituam iniciativa do senhorio para a transição para o NRAU e atualização da renda, nos termos dos artigos 30.º e 50.º;
    b) Integrem título para pagamento de rendas, encargos ou despesas ou que possam servir de base ao procedimento especial de despejo, nos termos dos artigos 14.º-A e 15.º, respetivamente, salvo nos casos de domicílio convencionado nos termos da alínea c) do n.º 7 do artigo anterior.
    c) Sejam devolvidas por não terem sido levantadas no prazo previsto no regulamento dos serviços postais.
    3 - Nas situações previstas no número anterior, o senhorio deve remeter nova carta registada com aviso de receção decorridos que sejam 30 a 60 dias sobre a data do envio da primeira carta.
    4 - Se a nova carta voltar a ser devolvida, nos termos da alínea a) do n.º 1, considera-se a comunicação recebida no 10.º dia posterior ao do seu envio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CristinaP
 
0.0237 seg. NEW