Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei um apartamento em 2007, onde residi até 2015, altura em que tive de mudar de cidade.
    Nessa altura não consegui vender o apartamento, e assim optei pelo arrendamento, mudando a minha residência fiscal.

    O contrato de arrendamento terminou, e vou colocar a casa à venda.
    Previsivelmente irei ter mais valias, que irão servir para investir noutro imóvel para minha habitação própria e permanente.

    A questão que coloco é se estou isento da tributação das mais valias, uma vez que neste momento o apartamento não é a minha HPP.

    Caso negativo, e alterar a minha residência para este imóvel, quanto tempo deverei esperar até vender para ficar isento?

    Com os melhores cumprimentos
    •  
      NTORION
    • 25 setembro 2018 editado

     # 2

    Não está isento.

    Não há nada escrito a dizer quanto tempo tem de ser HPP, mas os serviços de Finanças implicam com tudo o que seja menos de 6 meses, contudo não fundamentam porquê.
    E eu ainda não consegui descobrir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Boguss
  2.  # 3

    Boa tarde,

    Pois, foi o que pensei. Também já procurei não encontro nada que defina um período mínimo.
    Vou mudar-me para o apartamento, quando eventualmente for vendido logo se vê...

    Cumprimentos
  3.  # 4

    Vá a um contabilista.
    Faça todas as questões, inclusivamente se tiver empréstimos-habitação eles conseguirão fazer uma simulação das várias hipóteses que poderia ter em consideração.
    Pergunte quanto é da consulta de análise do caso.
    Uma vez combraram-me menos de 30€ pelos esclarecimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Boguss
 
0.0102 seg. NEW