Quando iamos proceder à montagem da bilha de gás verificamos que a instalação de gás existente (mangueira) se encontra expirada há cerca de 9 anos, pelo que gostaria de saber como pretende proceder à substituição, uma vez que é um impedimento para a mudança para a habitação.
Adicionalmente verificamos que existem paredes que libertam tinta, o que é possível verificar ao passar com a mão que fica com uma espécie de pó branco.
Colocado por: nunompO que diz o contrato?
Colocado por: sizeComo a habitação funciona com uma bilha de gás, por requisição do inquilino, cabe a este toda a manutenção do sistema. Bilha, redutor e mangueira.
É que ele, como consumidor do gás em bilha, pode optar, quando bem entender, por outro fornecedor, sem intervenção do senhorio.
Colocado por: jcabQuem deverá assumir o custo da troca da mangueira de gás? Eu, ou o inquilino?
Colocado por: Diogo999Você pensava que era só receber no final do mês?
Se a mangueira “já expirou há cerca de 9 anos” já devia ter mudado a dita cuja e não apenas agora e porque foi alertado, mt antes do seu inquilino ter dado entrada nessa casa. Aliás, a ser verídico é uma questão de segurança.
Colocado por: jcab
Meu carissimo, até parece que o senhor tem razão no que diz. Mas não tem.
Eu comprei a casa em Junho de 2018! Portanto comprei a casa já com esse problema (que acabo só de saber agora).
Colocado por: jcabEu comprei a casa em Junho de 2018! Portanto comprei a casa já com esse problema (que acabo só de saber agora).
Colocado por: Picareta<
O senhorio tem a obrigação de entregar ao inquilino uma mangueira, dentro do prazo legal de utilização, e não uma mangueira já fora do prazo.
Colocado por: sizeNormalmente, um arrendatário ao tomar de arrendamento uma habitação, é ele que tem que se fazer abastecer, ou não, do gás em bilha. Não compete ao senhorio impor tal opção .
Colocado por: sizeque ele próprio poderia não querer utilizar.
Colocado por: Picareta<
Certo, o inquilino é que tem que comprar o gás, mas o senhorio tem que entregar uma mangueira dentro do prazo de validade.
Então, qual é a alternativa?
Colocado por: acaciosuma mangueira do gás custa 5 euros já com abraçadeiras e tudo valha-me deus!!
Colocado por: jcab
O que deverei procurar concretamente no contrato?
Colocado por: nunomp
Deverá procurar quais as responsabilidades de cada uma das partes, isto é, senhorio e inquilino, no que diz respeito à conservação do imóvel. Os contratos existem por alguma razão, são uma protecção para as partes.
No seu caso, a questão das tintas já devia ter sido comunicada há mais tempo, mas se o arrendamento quando foi feito não tomou em consideração esse pormenor (ex: renda mais barata porque não fez obras), então parece-me que a responsabilidade é do senhorio.
Colocado por: jcabPara os devidos efeitos, declaram os outorgantes que o arrendado se encontra, na sua totalidade, em bom estado de conservação.
Colocado por: pauloagsantosfurei as parede que bem entendi, onde bem entendi, coloquei AC abrindo obviamente os buracos nas paredes exteriores em 3 divisões e é tb claro que quando sair, vou tapar tudo, já cá moro à 12 anos, estou a construir casa e tenho a ideia de quando sair mandar pintar a casa toda para o senhorio poder alugar a outra pessoa sem gastar mais dinheiro