Iniciar sessão ou registar-se
    • jcab
    • 25 setembro 2018 editado

# 1

Viva!

Tenho um novo inquilino desde Junho, e recebi hoje o seguinte email:

Quando iamos proceder à montagem da bilha de gás verificamos que a instalação de gás existente (mangueira) se encontra expirada há cerca de 9 anos, pelo que gostaria de saber como pretende proceder à substituição, uma vez que é um impedimento para a mudança para a habitação.
    Adicionalmente verificamos que existem paredes que libertam tinta, o que é possível verificar ao passar com a mão que fica com uma espécie de pó branco.

Quem deverá assumir o custo da troca da mangueira de gás? Eu, ou o inquilino?
    E o problema da parede, deduzo que se resolva com uma pintura. Quem assume os custos da pintura?

Poderei perguntar ao inquilino se ele terá a gentileza de assumir ele os custos?
  1.  # 2

O que diz o contrato?
    • jcab
    • 25 setembro 2018

# 3

Colocado por: nunompO que diz o contrato?

O que deverei procurar concretamente no contrato?
    • size
    • 25 setembro 2018

# 4

Como a habitação funciona com uma bilha de gás, por requisição do inquilino, cabe a este toda a manutenção do sistema. Bilha, redutor e mangueira.
    É que ele, como consumidor do gás em bilha, pode optar, quando bem entender, por outro fornecedor, sem intervenção do senhorio.
  2.  # 5

Você pensava que era só receber no final do mês?

Se a mangueira “já expirou há cerca de 9 anos” já devia ter mudado a dita cuja e não apenas agora e porque foi alertado, mt antes do seu inquilino ter dado entrada nessa casa. Você está preocupado com os tostões que custa a mangueira quando devia estar preocupado com a segurança dessa habitação.

Edit posterior: o senhorio comprou a habitação apenas em Junho de 2018, logo a mangueira já estava fora do prazo.
  3.  # 6

Colocado por: sizeComo a habitação funciona com uma bilha de gás, por requisição do inquilino, cabe a este toda a manutenção do sistema. Bilha, redutor e mangueira.
    É que ele, como consumidor do gás em bilha, pode optar, quando bem entender, por outro fornecedor, sem intervenção do senhorio.

O senhorio tem a obrigação de entregar ao inquilino uma mangueira, dentro do prazo legal de utilização, e não uma mangueira já fora do prazo.
  4.  # 7

Colocado por: jcabQuem deverá assumir o custo da troca da mangueira de gás? Eu, ou o inquilino?

Você.
    • jcab
    • 25 setembro 2018

# 8

Colocado por: Diogo999Você pensava que era só receber no final do mês?

Se a mangueira “já expirou há cerca de 9 anos” já devia ter mudado a dita cuja e não apenas agora e porque foi alertado, mt antes do seu inquilino ter dado entrada nessa casa. Aliás, a ser verídico é uma questão de segurança.

Meu carissimo, até parece que o senhor tem razão no que diz. Mas não tem.
    Eu comprei a casa em Junho de 2018! Portanto comprei a casa já com esse problema (que acabo só de saber agora).
  5.  # 9

Colocado por: jcab

Meu carissimo, até parece que o senhor tem razão no que diz. Mas não tem.
    Eu comprei a casa em Junho de 2018! Portanto comprei a casa já com esse problema (que acabo só de saber agora).

Já cá não está quem disse o que disse sem conhecer esse facto. Mas mesmo assim considero que deve ser você a mudar a mangueira. Sobre a parede não tenho ideia como se deva proceder.
  6.  # 10

Colocado por: jcabEu comprei a casa em Junho de 2018! Portanto comprei a casa já com esse problema (que acabo só de saber agora).

E o que é que o seu inquilino tem a ver com isso?
    • size
    • 25 setembro 2018

# 11

Colocado por: Picareta<
    O senhorio tem a obrigação de entregar ao inquilino uma mangueira, dentro do prazo legal de utilização, e não uma mangueira já fora do prazo.

Em principio o arrendatário encontrou na habitação uma bilha gás e respectiva mangueira, deixada por alguém, que ele próprio poderia não querer utilizar.
    Normalmente, um arrendatário ao tomar de arrendamento uma habitação, é ele que tem que se fazer abastecer, ou não, do gás em bilha. Não compete ao senhorio impor tal opção .
    Se fosse numa instalação de gás canalizado, então sim, teria que ser o senhorio
  7.  # 12

Colocado por: sizeNormalmente, um arrendatário ao tomar de arrendamento uma habitação, é ele que tem que se fazer abastecer, ou não, do gás em bilha. Não compete ao senhorio impor tal opção .

Certo, o inquilino é que tem que comprar o gás, mas o senhorio tem que entregar uma mangueira dentro do prazo de validade.

Colocado por: sizeque ele próprio poderia não querer utilizar.

Então, qual é a alternativa?
  8.  # 13

uma mangueira do gás custa 5 euros já com abraçadeiras e tudo valha-me deus!!

a pintura se realmente está a saltar tem que assumir,é o problema das tintas baratas
    Concordam com este comentário: Diogo999
    • size
    • 25 setembro 2018 editado

# 14

Colocado por: Picareta<
    Certo, o inquilino é que tem que comprar o gás, mas o senhorio tem que entregar uma mangueira dentro do prazo de validade.

Em minha opinião, é o arrendatário que tem que comprar tudo:; Bilha, gás, redutor e mangueira.

Então, qual é a alternativa?

Por opção não utilizar gás, mas sim energia electrica, ou optar por outra marca de gás ; nova bilha, novo redutor nova mangueira. À partida, neste caso, é de admitir que a bilha foi encontrada na casa por acréscimo, não por uma disponibilidade obrigatória do senhorio.

Nota: Mas como já foi dito uma mangueira são os tostões. Se o arrendatário merecer poderá ser-lhe oferecida.
  9.  # 15

a casa onde moro, tb tem gás de bilha, e tb é alugada e foi-me alugada sem mangueira de gás.

se é normal ou não, não sei, mas ...

Colocado por: acaciosuma mangueira do gás custa 5 euros já com abraçadeiras e tudo valha-me deus!!

tem tanta coisa para se chatear e vai chatear o senhorio por 5 euros? revela desde já que será um inquilino que vai andar a chatear o inquilino por tudo e por nada.

quanto às paredes, sim dou-lhe razão, mas devia ter logo assumido isso na altura do arrendamento, eu quero a casa, mas quero-a pintada, tudo preto no branco.

eu moro numa casa alugada e vejo-a como se fosse minha, existem coisas que se avariam pelo normal desgaste do tempo. se foi uma torneira, um estore, um tubo entupido, não sei nem quero saber, se a casa fosse minha, tinha que ser minha a despesa, não vou estar a chatear o senhorio por isso, tb já pintei um corredor sem dizer nada à senhoria, obviamente que com a mesma cor, aqueles anti-melgas electricos deixaram-me a parede toda amarela.

agora estão a cair todos os batentes dos estores, são de plástico e ficaram ressequidos com o passar do tempo, é obvio que tb os vou mudar sem dar cavaco à senhoria.

quando vi para esta casa, furei as parede que bem entendi, onde bem entendi, coloquei AC abrindo obviamente os buracos nas paredes exteriores em 3 divisões e é tb claro que quando sair, vou tapar tudo, já cá moro à 12 anos, estou a construir casa e tenho a ideia de quando sair mandar pintar a casa toda para o senhorio poder alugar a outra pessoa sem gastar mais dinheiro.

mas isto não é só de uma das partes, o senhorio tb me respeita, quando vi para cá, 1º andar numa moradia, com entrada no R/C, passado uma semana fui falar com o senhorio se podia colocar uma fechadura electrica na porta, ja estava farto de descer as escadas sempre que tocavam à campainha. O senhorio, assumir a despesa.

essa mesma escada do 1º andar, para a porta de saida no R/C era aberta, quando chegou o primeiro filhote, perguntei se podia tapar a escada com uma parede em pladur e uma porta. O senhorio tb assumiu a despesa.

quero com isto tudo dizer que se tanto o inquilino como o senhorio forem todos homenzinhos, tudo se resolve sempre a bem.
    Concordam com este comentário: acacios
  10.  # 16

Colocado por: jcab

O que deverei procurar concretamente no contrato?

Deverá procurar quais as responsabilidades de cada uma das partes, isto é, senhorio e inquilino, no que diz respeito à conservação do imóvel. Os contratos existem por alguma razão, são uma protecção para as partes.

No seu caso, a questão das tintas já devia ter sido comunicada há mais tempo, mas se o arrendamento quando foi feito não tomou em consideração esse pormenor (ex: renda mais barata porque não fez obras), então parece-me que a responsabilidade é do senhorio.
    • jcab
    • 26 setembro 2018

# 17

Colocado por: nunomp

Deverá procurar quais as responsabilidades de cada uma das partes, isto é, senhorio e inquilino, no que diz respeito à conservação do imóvel. Os contratos existem por alguma razão, são uma protecção para as partes.

No seu caso, a questão das tintas já devia ter sido comunicada há mais tempo, mas se o arrendamento quando foi feito não tomou em consideração esse pormenor (ex: renda mais barata porque não fez obras), então parece-me que a responsabilidade é do senhorio.

Diz o seguinte:
    OITAVA CLAUSULA
    3. A Inquilina obriga-se, na vigência do presente Contrato de Arrendamento, a manter em bom estado de conservação, como actualmente se encontram, as canalizações de água, luz, esgotos, instalações sanitárias, paredes, soalhos e vidros, bem como todo o equipamento descritos no ponto 4. da QUINTA CLAUSULA.

E na QUARTA CLAUSULA está referido que:
    Para os devidos efeitos, declaram os outorgantes que o arrendado se encontra, na sua totalidade, em bom estado de conservação.

Portanto diria que de acordo com isto, a parede fica a cargo do inquilino.

O inquilino pode contudo alegar que as paredes não estavam em bom estado, conforme o que está mencionado no contrato. Portanto não sei mesmo como dizer isto de uma forma suave ao inquilino, sem entrar em conflitos.
  11.  # 18

Colocado por: jcabPara os devidos efeitos, declaram os outorgantes que o arrendado se encontra, na sua totalidade, em bom estado de conservação.

O que relativamente à mangueira, é mentira.
  12.  # 19

estou á espera há 3 meses q a setgás me vá fazer a ligação de raiz para gás natural para 4 apartamentos no mesmo prédio,até hoje só dizem que de momento não têm pessoal...mas isto é o quê?já tenho a planta de localização do prédio e nada,não andam nem desandam.

por isso,enquanto o gás natural não chega tenho o cuidado de deixar uma bilha de gás cheia para quando os inquilinos entrarem não serem apanhados desprevenidos,claro que depois me pagam a bilha.
    Estores,porque são antigos nem regateio,telefonam e no outro dia está lá o homem a arranjar.
    Coisas pequenas dou de barato e nem estou para me chatear,desde que não abusem.

Colocado por: pauloagsantosfurei as parede que bem entendi, onde bem entendi, coloquei AC abrindo obviamente os buracos nas paredes exteriores em 3 divisões e é tb claro que quando sair, vou tapar tudo, já cá moro à 12 anos, estou a construir casa e tenho a ideia de quando sair mandar pintar a casa toda para o senhorio poder alugar a outra pessoa sem gastar mais dinheiro

pois é se fossem todos como você isto era um mudo perfeito.

renovei um apartamento de alto abaixo,arrendei e como só tinha feito contrato de 1 ano os inquilinos sairam para uma casa mais barata,perguntaram se em vez de receberam a caução podiam ficar mais um mês e eu anui.parvinho.quando fui ver a casa tinha pregos espetados por todo o corredor e sala.Num quarto até colaram um autocolante.conclusão tive que pintar tudo outra vez.
  13.  # 20

Por vezes alguns fornecedores 1a linha de gás têm campanhas das marcas e trocam isso de graça (mangueira é redutor). Foi o que fiz há uns meses. Só tive de levar o material velho.

0.0202 seg. NEW