Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a refazer a canalização do meu apartamento e após a leitura de várias discussões aqui no forum e em outros locais estou com dúvidas em relação aos diâmetros dos tubos que devo utilizar em cada parte do traçado, de forma a respeitar caudais, pressão, etc., bem como o melhor local para a colocação das válvulas de segurança. A instalação vai ser feita em multicamada.
    Coloquei em anexo uma imagem com a planta da casa com o possível traçado.
    Venho então solicitar a vossa ajuda para esta minha dúvida.

Obrigado!!
      Planta + diagrama canalização.jpg
  2.  # 2

Peça a um engenheiro para lhe fazer os cálculos e projecto simplificado dessa rede,
    Concordam com este comentário: Bender
  3.  # 3

porque não atravessa os tubos na saída da dispensa naquele 175, aí divide entre a WC2 e WC1 e depois mais 107 para a WC1

em vez dos 309 + 268 + 107

são alguns 6x2 metros de tubo, roços,etc..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta
  4.  # 4

aproveite e meta tecto falso, e aplique a tubagem em braçadeiras nas paredes ou tecto.
    Concordam com este comentário: Picareta
  5.  # 5

Ligue a banheira com DN20 e o resto com DN16, também pode meter DN20 no duche, à segurança.

Na entrada de cada compartimento meta DN25.

Em cada compartimento deve meter uma válvula de corte e a montante do termoacumulador/esquentador também.
  6.  # 6

Esqueci-me de dizer mas também vai precisar de válvulas de esquadria para as sanitas e máquinas de lavar.
  7.  # 7

Que tubo vai usar?
  8.  # 8

Vai ser em multicamamada..
    Não se esqueça deutilizar na rede de agua quente multicamada embainhado.
  9.  # 9

Muito obrigado a todos pelos comentários. Está a ser uma ajuda fantástica.

@Pedro Barradas- Sim, já estava a planear usar bainhas de polietileno na água quente. Será que também poderia utilizar na água fria para que no verão à água não ficasse tão morna?

@Skinkx - Qual o DN que deverá ser utilizado para a entrada e saída do termoacumulador?

Obrigado uma vez mais!
  10.  # 10

Colocado por: RJ1000Muito obrigado a todos pelos comentários. Está a ser uma ajuda fantástica.

@Pedro Barradas- Sim, já estava a planear usar bainhas de polietileno na água quente. Será que também poderia utilizar na água fria para que no verão à água não ficasse tão morna?

@Skinkx - Qual o DN que deverá ser utilizado para a entrada e saída do termoacumulador?

Obrigado uma vez mais!

Veja qual o calibre que lá tem, mas o ideal era ligar pelo menos a DN25
  11.  # 11

Deve estar a DN20...
    eu acho que chega...
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasDeve estar a DN20...
    eu acho que chega...

O calibre de ligação ao aparelho produtor de AQS deve ser pelo menos igual aos calibres a jusante... ora, se recomendei usar DN25 para CADA compartimento, fica hidraulicamente desequilibrado se ligar à fonte com DN20, quando a fonte abastece 3 circuitos de DN25.

Esse erro foi muito comum durante muitos anos, onde tinham redes de calibre 3/4'' ou mais e a ligação ao esquentador era sempre de 1/2'' ou DN16, porque acho que eram esses os calibres da bichas.

Mas hoje em dia temos depósitos de AQS com ligações de 1'' e até mais, não faz sentido continuar a ligar com calibres mais pequenos, devendo ser mantido pelo menos o maior calibre a jusante do aparelho de AQS.

Neste momento tenho uma obra onde tenho a ligação principal das caixas de PEX com DN32 e depois o "artista" ligou aquilo ao depósito com DN16... quer dizer, tenho um DN16 a alimentar um DN32... que sentido faz isto? Além de hidraulicamente não verificar vários requisitos regulamentares, basta a lógica da coisa para pelo menos perceber que aquilo não está muito bem, mas muitas vezes a malta faz o trabalho sem pensar muito nas coisas.
  13.  # 13

começa no DN20 e acaba em DN16... aumenta possivelmetne a velocidade.. mas como não é necessário caudal.. cada vez se utiliza redutores de caudal... chega e sobeja, essa é a minha teoria ;)

0.0165 seg. NEW