Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a melhor forma de tratar madeira exterior (varanda, portão, etc) como podem ver na fotografia em anexo. Tenho vizinhos que utilizam verniz mas passado 1 ano começa a descascar e tem que fazer novamente o trabalho. A madeira está ao sol durante todo o dia e não fica muito distante da praia (se isso afetar a forma como a madeira / produto reage).

Devo lixar a madeira, colocar algum antifúngico ou tapa poros e depois utilizar um óleo ou verniz especifico para este tipo de madeira?

Agradeço desde já a vossa ajuda e opiniões :)

Obrigada
      portao2.jpg
  2.  # 2

Cjesus, é um assunto mais que debatido.
    Utilize um protector de madeira à base de oleo, com coloração para lhe dar protecção UV.
    Não descama, e não precisa de lixagens... muito menos de tapa poros... a aplicação de oleo funciona por impregnação... se tapa os poros...
  3.  # 3

Olá Pedro,

Agradeço a sua sugestão. A Velatura Bondex Classic ou Bondex ADN é um bom produto para este caso (https://bondex.pt/produtos/gama.aspx)? Tenho que lixar a madeira antes de aplicar o produto, visto estar muito degradado, só não preciso de colocar mais nenhum produto, certo?

Obrigada :)
  4.  # 4

O bondex , não é um oleo, é uma velatura.

eu estava a falar de oleo.
    Qual o tratamento que a madeira tem actualmetne?
  5.  # 5

Colocado por: cijesusOlá Pedro,

Agradeço a sua sugestão. A Velatura Bondex Classic ou Bondex ADN é um bom produto para este caso (https://bondex.pt/produtos/gama.aspx)? Tenho que lixar a madeira antes de aplicar o produto, visto estar muito degradado, só não preciso de colocar mais nenhum produto, certo?

Obrigada :)

Bondex Classic.
    Voltei a aplicar (foi o que apliquei originalmente) o produto num ripado de madeira que tenho numas fachadas. NUma das paredes por experiência apliquei ADN. Na hora parecia bem melhor. Passados 3 anos onde apliquei o ADN está a descascar tipo verniz! Ou seja, ficou uma pelicula! O que obriga agora a lixar para voltar a aplicar. Onde apliquei o CLASSIC não descascou nada. É so voltar a plicar por cima nova camada!
  6.  # 6

Olá Pedro,

Efetivamente não sei qual o produto colocado originalmente, a habitação já tem uns 7/8 anos. Tem razão, como óleo só apareceu o Bondex Teca e o Bondex Deck mas nenhum destes pareceu-me adequado.

Ok então pela sua experiência o Bondex Classic será a melhor solução, o fato de não ser necessário lixar sempre é excelente pois poupa-se tempo nesse trabalho :)

Obrigada mais uma vez :)
  7.  # 7

O meu sogro largou os bondex, pois com o sol aquilo escamava tudo passado 3 anos. passou a meter somentee oleo de teca. Se fosse a si, fazia o mesmo. num elemento vertical possivelemtne precisa fazer isso a cada 2/3 anos, lava primeiro, deixa secar e volta a repor.
    simples e eficaz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cijesus
  8.  # 8

Perfeito, agradeço a sua opinião e partilha de experiência :)
  9.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasO meu sogro largou os bondex, pois com o sol aquilo escamava tudo passado 3 anos. passou a meter somentee oleo de teca. Se fosse a si, fazia o mesmo. num elemento vertical possivelemtne precisa fazer isso a cada 2/3 anos, lava primeiro, deixa secar e volta a repor.
    simples e eficaz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cijesus

Eu levo mais de 8 anos com o ripado exterior. Nada a apontar ao CLASSIC. 2 APlicaçoes neste tempo.
    Mas o ADN (que deveria ser melhor!) descascou todo.
  10.  # 10

Pode queimar a madeira e óleo de linhaça no fim.
    Dá trabalho mas fica por muitoooooo tempoooooo.

A técnica chama-se Shou Sugi Ban.

11.  # 11

https://www.youtube.com/watch?v=rOanDD7hOcU
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

Pergunta... A minha vedação foi feita em madeira, contudo era madeira simples e não tratada - o porquê não vale a pena ir por aí... Foi contra a minha recomendação.

Contudo foi aplicado óleo protector, mas mesmo assim obviamente a protecção não é a melhor.

Eu já estava consciencializado que daqui uns anos teria que substituir, mas agora com esta técnica pergunto-me... Será que posso fazer isto com a vedação já colocada? O problema nem é estar colocada - até facilita o queimar dado estar na vertical - mas sim ter o óleo que foi aplicado há 2anos...

Se conseguisse fazer isto, é fazer com que a madeira durasse bastante mais era um win win
  13.  # 13

Colocado por: sbcnvPergunta... A minha vedação foi feita em madeira, contudo era madeira simples e não tratada - o porquê não vale a pena ir por aí... Foi contra a minha recomendação.

Contudo foi aplicado óleo protector, mas mesmo assim obviamente a protecção não é a melhor.

Eu já estava consciencializado que daqui uns anos teria que substituir, mas agora com esta técnica pergunto-me... Será que posso fazer isto com a vedação já colocada? O problema nem é estar colocada - até facilita o queimar dado estar na vertical - mas sim ter o óleo que foi aplicado há 2anos...

Se conseguisse fazer isto, é fazer com que a madeira durasse bastante mais era um win win

Havendo paciência claro que sim
  14.  # 14

Colocado por: Joao Dias
    Havendo paciência claro que sim

Paciência há... Melhor tentar salvar desta forma do que reconstruir tudo :D portanto não existe problema em fazer após o stain? Talvez usar uma máscara de forma a não inalar os fumos?

E já agora qual a sua opinião pessoal? Bom método para preservar ou nem por isso?
  15.  # 15

Colocado por: sbcnvPergunta... A minha vedação foi feita em madeira, contudo era madeira simples e não tratada - o porquê não vale a pena ir por aí... Foi contra a minha recomendação.

Não perca tempo! Vai apodrecer pela parte da madeira que está enterrada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

Colocado por: BelhinhoNão perca tempo! Vai apodrecer pela parte da madeira que está enterrada.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Não essa parte está bem feita. Os postes são tratados e estão enterrados como deve ser.

So as tábuas entre os postes e que é madeira normal daí agora ter pensado nesta parte de queima lá. É por acaso, a cor resultante de queima lá é semelhante a cor que usei no 'oleo'
    Concordam com este comentário: Belhinho

0.0244 seg. NEW