Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Para resumir:
    Tinha escritura marcada para 16 Julho. Foi cancelada. No dia anterior o n«banco retirou-me o valor do seguro da casa (GNB).
    Passado cerca de duas semanas foi feito um estorno de valor inferior ao que tinha pago.
    Marcaram-me novamente escritura para 4 de Setembro. No dia 3 retiraram-me o valor do seguro. A escritura não se realizou.
    Para não ser prejudicada, não pedi estorno.
    Minha dúvidas:
    1ªUma vez que o seguro é do proprio banco, teria que ser eu a solicitar o estorno, ou o banco deveria ter tomado a iniciativa?
    2ª Porque é que não me devolveram o valor da totalidade pago? Está correcto?
    3ª O banco pode retirar da conta o valor do seguro antes da escritura estar feita?

Obrigada por qualquer esclarecimento que me possa ser dado.
    Cpts,
  2.  # 2

pergunta fundamental..... porque razao a escritura foi cancelada por duas vezes?
  3.  # 3

1ª havia divergência de medidas entre a medição do terreno e o registo predial. Foi solicitada ida de um topógrafo para actualizar as medidas (o terreno era maior do que estava descrito) Resolvido
    2ª O vendedor tinha uma procuração que estava incorrecta. A incorrecção foi detectada no próprio dia da escritura pela secretária da notária.

Conclusão: processo a arrastar-se desde Maio, já não me emprestam os 80% da avaliação da casa, mas sim 90% do valor da escritura...
  4.  # 4

penso que ninguem melhor do que o banco para lhe dar a explicação que pretende.

no entanto posso tentar ser adivinho:

1: penso que tenha que ser voce a solicitar o estorno, até porque não há seguros dos próprios bancos, existem bancos e existem segurandoras em que ás vezes os donos dos bancos são os mesmo donos das seguradoras, mas acabam por serem entidades diferentes.

2: voce pediu um seguro para o dia X, e anula-o passado Y dias. Ou seja teve o seguro activo alguns dias, poderá ser esta a razão da diferença

3: parece-me que sim, se voce escritura a casa para o dia X, convem ter o seguro logo válido para esse dia, imagina que entre a escritura e o dia de começar o seguro existe alguma azar, como é que o banco se protege?
  5.  # 5

Colocado por: asflc791ª havia divergência de medidas entre a medição do terreno e o registo predial. Foi solicitada ida de um topógrafo para actualizar as medidas (o terreno era maior do que estava descrito) Resolvido
    2ª O vendedor tinha uma procuração que estava incorrecta. A incorrecção foi detectada no próprio dia da escritura pela secretária da notária.

Conclusão: processo a arrastar-se desde Maio, já não me emprestam os 80% da avaliação da casa, mas sim 90% do valor da escritura...

desde que a area estivesse igual na caderneta predial e no registo predial, eu avança com a escritura, só se estivesse diferente é que é que a notária podia criar confusão.

quanto à procuração incorrecta é que foi chato.
  6.  # 6

Obrigada, fiquei esclarecida.
  7.  # 7

Colocado por: pauloagsantos

desde que a area estivesse igual na caderneta predial e no registo predial, eu avança com a escritura, só se estivesse diferente é que é que a notária podia criar confusão.

quanto à procuração incorrecta é que foi chato.

Fazia a escritura? e depois ia pagar para fazer a alteração? Não há necessidade de comprar um prédio com um eventual problema.
    Se foi a divergencia detectada antes, que fique essa despesa com tecnicos e actualizações das matrizes a cargo do vendedor.
    • Lupan
    • 27 setembro 2018 editado

# 8

Colocado por: asflc791ª havia divergência de medidas entre a medição do terreno e o registo predial. Foi solicitada ida de um topógrafo para actualizar as medidas (o terreno era maior do que estava descrito) Resolvido

Conclusão: processo a arrastar-se desde Maio, já não me emprestam os 80% da avaliação da casa, mas sim 90% do valor da escritura..
    .

Isto é terreno para auto construção?
  8.  # 9

Questão número 1: a documentação para a escritura foi enviada com a devida antecedência para o cartório? Ou a escritura foi feita em cima do joelho?

São demasiadas anomalias e essas anomalias têm custos para todos
  9.  # 10

Por acaso, encontro frequentemente este tipo de situação.
  10.  # 11

Ainda não percebi esta questão do banco...

0.0139 seg. NEW