Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    venho pedir a vossa comprei a minha casa este meio do mês.
    A minha questão é o seguinte:
    A casa que comprei é uma moradia, R/C e 1º andar, onde o R/C esta arrendado com um contrato de 5 anos, renova automático por períodos iguais (inicio Setembro 2014), agora não sei se faço se continuo com esse contrato e quando terminar os 5 anos faço um novo contrato ou faço já um contrato novo e o que acontece ao anterior?

    Aguardo,
    Obrigada.
    Cumprimentos,
    Ângela Piedade
  2.  # 2

    Ao comprar o imovel também comprou o contrato de arrendamento. Só poderá fazer um novo contrato se o inquilino o aceitar.

    Se quiser aumentar a renda terá de esperar que este contrato acabe, portanto terá de se opor a renovacao do contrato para poder assinar novo contrato com o inquilino atual ou com outro qualquer que arranje.

    Espero que ajude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  3.  # 3

    Tem que comunicar ao inquilino que o imóvel mudou de proprietário e facultar-lhe os novos dados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  4.  # 4

    Colocado por: Ricard8Ao comprar o imovel também comprou o contrato de arrendamento. Só poderá fazer um novo contrato se o inquilino o aceitar.

    Se quiser aumentar a renda terá de esperar que este contrato acabe, portanto terá de se opor a renovacao do contrato para poder assinar novo contrato com o inquilino atual ou com outro qualquer que arranje.

    Espero que ajude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    Obrigada.
    Sim eu sei. Mas se continuar com esse contrato atual,sei que tenho que fazer uma adenda ao contrato, mas em setembro 2019, quando faz os 5 anos de contrato, 120 meses antes posso não renovar esse e fazer um novo , ja com alteração de renda certo?

    Obrigada.
  5.  # 5

    Colocado por: ADROatelierTem que comunicar ao inquilino que o imóvel mudou de proprietário e facultar-lhe os novos dados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    Obrigada.
    Sim isso já comuniquei ao inquilino com carta registada e com aviso de receção de ser nova Proprietária.
    :)
  6.  # 6

    Colocado por: APiedade, 120 meses antes posso não renovar esse e fazer um novo , ja com alteração de renda certo?


    Se o inquilino aceitar o aumento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
    • size
    • 27 setembro 2018

     # 7

    Colocado por: APiedade
    Sim eu sei. Mas se continuar com esse contrato atual,sei que tenho que fazer uma adenda ao contrato, mas em setembro 2019, quando faz os 5 anos de contrato, 120 meses antes posso não renovar esse e fazer um novo , ja com alteração de renda certo?

    Obrigada.


    Sim, será apenas nessa altura e através desse expediente, que poderá melhorar/alterar as condições do arrendamento da habitação, com recurso a um novo contrato, Se o actual arrendatário não concordar com as novas condições terá que respeitar a oposição da renovação do actual contrato e sair da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  7.  # 8

    Colocado por: acacios

    Se o inquilino aceitar o aumento


    Se não aceitar, posso convidá-lo a sair?
    Pois estar a pagar uma renda de 250€, nem dá para pagar as minhas despesas. ;)
  8.  # 9

    Colocado por: size

    Sim, será apenas nessa altura e através desse expediente, que poderá melhorar/alterar as condições do arrendamento da habitação, com recurso a um novo contrato, Se o actual arrendatário não concordar com as novas condições terá que respeitar a oposição da renovação do actual contrato e sair da casa.


    Exatamente!
    Posso então fazer o novo contrato quando este atual terminar, caso ele não aceite... já é uma decisão dele e tem que sair!! É isso?
    • size
    • 27 setembro 2018 editado

     # 10

    Colocado por: APiedade
    Exatamente!
    Posso então fazer o novo contrato quando este atual terminar, caso ele não aceite... já é uma decisão dele e tem que sair!! É isso?


    Sim, mas convém avisar/negociar com alguma antecedência, o actual arrendatário das novas condições, caso pretenda permanecer na habitação com novo contrato.
  9.  # 11

    Então para dar continuidade ao atual contrato o que tenho que fazer?
    Ainda não fui as finanças!
    Estou a espera da confirmação do CC para a nova morada.
    • size
    • 27 setembro 2018

     # 12

    Colocado por: APiedadeEntão para dar continuidade ao atual contrato o que tenho que fazer?
    Ainda não fui as finanças!
    Estou a espera da confirmação do CC para a nova morada.


    Tem que se deslocar às Finanças com uma certidão da escritura de compra da casa, a fim de alterar a matriz para seu nome.
    Depois, tem que alterar, também junto das Finanças, ou no respectivo Portal, o contrato de arrendamento, quanto à titularidade do imóvel, para passar a emitir os recibos electrónicos das rendas.
    Concordam com este comentário: sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  10.  # 13

    Colocado por: size

    Tem que se deslocar às Finanças com uma certidão da escritura de compra da casa, a fim de alterar a matriz para seu nome.
    Depois, tem que alterar, também junto das Finanças, ou no respectivo Portal, o contrato de arrendamento, quanto à titularidade do imóvel, para passar a emitir os recibos electrónicos das rendas.
    Concordam com este comentário:sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    Obrigada Sim irei fazer isso.

    Já agora, nas finanças dizem que por ter 4 casas, que não tenho direito a isenção do IMI, pois consideram Habitação secundária, mas na minha escritura diz Habitação Própria Permanente....
    O r/C, ok está arrendado, eu vou morar para o 1º andar e os dois anexos é para arrecadação e nosso lazer.
    Agora a pergunta é, posso pedir isenção do 1º andar, é para onde tenho a minha morada fiscal??

    Obrigada.
  11.  # 14

    Já agora, nas finanças dizem que por ter 4 casas, que não tenho direito a isenção do IMI, pois consideram Habitação secundária, mas na minha escritura diz Habitação Própria Permanente....
    O r/C, ok está arrendado, eu vou morar para o 1º andar e os dois anexos é para arrecadação e nosso lazer.
    Agora a pergunta é, posso pedir isenção do 1º andar, é para onde tenho a minha morada fiscal??

    Obrigada.
  12.  # 15

    Alguém me pode arranjar uma MINUTA de ADENDA ao CONTRATO de ARRENDAMENTO, sff.
    Obrigada.
  13.  # 16

    Colocado por: APiedadeAlguém me pode arranjar uma MINUTA de ADENDA ao CONTRATO de ARRENDAMENTO, sff.
    Obrigada.

    Um advogado faz-lhe isso!
    Concordam com este comentário: Jacinta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  14.  # 17

    Colocado por: clasus
    Um advogado faz-lhe isso!
    Concordam com este comentário:Jacinta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    Obrigada.
    Eu sei que um advogado faz. Mas, se alguém tivesse essa minuta agradecia.
    :)
    • size
    • 1 outubro 2018

     # 18

    Colocado por: APiedade
    Alguém me pode arranjar uma MINUTA de ADENDA ao CONTRATO de ARRENDAMENTO, sff.
    Obrigada.


    Que adenda pretende efectuar ao contrato existente ?
    Concordam com este comentário: sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  15.  # 19

    Colocado por: size

    Que adenda pretende efectuar ao contrato existente ?
    Concordam com este comentário:sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    Sim, é para um contrato existente.
 
0.0211 seg. NEW