Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já por duas vezes fiz propostas, e quando chega a altura de assinar o CPCV, a outra parte não quer incluir uma cláusula sobre o que acontece ao valor do sinal caso, caso o banco não aprove o empréstimo. De referir que em ambos os casos este sinal era de 20% do valor do imóvel, o que rondava os 60.000€, e em ambos os casos o banco já me tinha pré aprovado o empréstimo, faltando a avaliação ao imóvel (que seria a única razão para o banco recusar o empréstimo).

    Ora, esta avaliação tem custos, e preferi não avançar sem o CPCV assinado, dado que não havia garantia que a outra parte não o vendia a alguém nas duas semanas que o banco demora a fazer a aprovação.

    Mas, já que isto acontece constantemente, pergunto-me é normal? Eu é que tenho expectativas erradas? É que não estando definido o que acontece ao sinal, não há garantia que a outra parte o devolva se o banco não proceder com o empréstimo. Qual o problema de ter esta cláusula no CPCV para o vendedor?
  2.  # 2

    a questão é mesmo essa.... a outra parte nao precisa de nenhum de motivo simplesmente nao está na disposição de devolver o sinal seja qual for o motivo da desistencia. voce tem duas hipoteses.... ou aceita e corre o risco.... ou nao aceita e nao assina!
    Concordam com este comentário: desofiapedro, eu
  3.  # 3

    O que o loverscout disse... No meu caso se o banco não aprovasse o sinal voltava pra mim porque o negócio ficava sem efeito sem eu ter tido culpa; eu fui a compradora.
    Concordam com este comentário: hangas
  4.  # 4

    e sendo assim o risco é de perder 60.000€.
  5.  # 5

    Sim, penso que tem expectativas erradas.

    Se há capital de 60.000,00 euros para sinal, tem que proceder às diligencias necessárias para garantir que tem o restante capital do dia da escritura.
    Por vezes estes processos demoram e, portanto, é natural que o vendedor não queira aguardar sem garantias que o negócio se efectua.
  6.  # 6

    Refere que a avaliação do imóvel é a única razão para haver uma desistência.

    E a mais importante. E aquela que constuma gerar mais celeuma quanto ao capital disponivel. Compreende?
  7.  # 7

    Compreendo. Mas a avaliação da casa é o único ponto sobre o qual não tenho controlo. Se os bancos me disserem que não fazem o empréstimo por causa da avaliação, o que é que eu posso fazer?
  8.  # 8

    Colocado por: lmagomesCompreendo. Mas a avaliação da casa é o único ponto sobre o qual não tenho controlo. Se os bancos me disserem que não fazem o empréstimo por causa da avaliação, o que é que eu posso fazer?


    nada.... ou assume o risco ou procura outra casa e um proprietario que aceite devovler o sinal nessas condições.....
  9.  # 9

    Hum. Talvez me tenha explicado mal. Eu não estou à espera da avaliação, para depois desistir se não estiver dentro do valor pedido. O meu problema é o banco não aprovar o empréstimo depois da avaliação.
  10.  # 10

    o que pode fazer é contrapor... uma vez que ele nao aceita essa clausula proponha um valor mais baixo...tipo 5.000 euros.... o risco é o mesmo, a perda é que é muito menor!
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmagomes
  11.  # 11

    Colocado por: lmagomesHum. Talvez me tenha explicado mal. Eu não estou à espera da avaliação, para depois desistir se não estiver dentro do valor pedido. O meu problema é o banco não aprovar o empréstimo depois da avaliação.


    eu acho que voce se explicou muito bem.... nao está é a perceber!
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  12.  # 12

    Colocado por: lmagomesCompreendo. Mas a avaliação da casa é o único ponto sobre o qual não tenho controlo. Se os bancos me disserem que não fazem o empréstimo por causa da avaliação, o que é que eu posso fazer?



    Se o banco não emprestar, é porque não tem condicoes financeiras de comprar o imóvel.
    O comprador não aceita ficar prejudicado nessa situação - é bastante frequente. Por isso é que já lhe sucedeu 2 vezes.

    Tem que estar ciente da sua situação económica, bem como do intervalo em que o imóvel pode ser avaliado, de modo a diminuir o risco.
    Se há dúvidas muito fortes, melhor não avançar.
    • nwpt
    • 27 setembro 2018

     # 13

    Grande parte dos vendedores não aceitam incluir esse tipo de cláusulas no cpcv.
    Já vendi e não quis incluir essa cláusula e já comprei em que o vendedor não quis incluir.
    Dê um sinal mais baixo, tipo 2500€ ou 5000€. O contrato fica assinado e caso alguma coisa corra mal, é diferente perder um valor destes do que 60000€.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmagomes
  13.  # 14

    Colocado por: ADROatelier


    Se o banco não emprestar, é porque não tem condicoes financeiras de comprar o imóvel.
    O comprador não aceita ficar prejudicado nessa situação - é bastante frequente. Por isso é que já lhe sucedeu 2 vezes.

    Tem que estar ciente da sua situação económica, bem como do intervalo em que o imóvel pode ser avaliado, de modo a diminuir o risco.
    Se há dúvidas muito fortes, melhor não avançar.


    Como disse no inicio, isto é já com uma pré aprovação do banco. Já passei pela parte de avaliação da minha situação económica, depois da qual o banco aceitou fazer o empréstimo. Isto é feito antes da avaliação do imóvel. Revi a proposta do banco, e estou ciente da minha situação económica e dos riscos associados ao empréstimo, quando a euribor começar a subir. Agora ninguém me garante que o banco vai avaliar o imóvel, e concordar com o valor pedido.

    Além disso, as instituições financeiras às quais recorri aconselharam-me a não assinar sem essa questão estar explicita.

    De qualquer modo, obrigado a todos pelos diferentes pontos de vista.
    • eu
    • 27 setembro 2018 editado

     # 15

    A mim parece-me óbvio que se o negócio não avançar, o vendedor deve ficar com o sinal, pois perdeu oportunidades de venda.

    Mas um sinal de 60000 € parece-me um absurdo. É até suspeito alguém pedir um sinal tão elevado...
  14.  # 16

    Colocado por: euA mim parece-me óbvio que se o negócio não avançar, o vendedor deve ficar com o sinal, pois perdeu oportunidades de venda.

    Mas um sinal de 60000 € parece-me um absurdo. É até suspeito alguém pedir um sinal tão elevado...


    A mim parece-me que depende um pouco da situação. Se eu não cumprir com a minha parte, se andar a engonhar e não for pagar o IMT, se não for ao banco assinar o que é necessário, etc... OK. Acho justo perder o sinal. Agora, se o banco chegar lá e disser este imóvel não vale o preço pedido, não vamos aprovar o crédito... Não tenho grande alternativa.

    Também me parece um valor elevado, mas em ambos os casos foi pedido 20% do valor do imóvel como sinal pelas agências...

    Penso que para a próxima o melhor mesmo é propor um valor de sinal de 2500/5000 € como sugeriram aqui, e o resto depois da avaliação do banco.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, json
  15.  # 17

    Com um sinal de 60 mil euros, veja la se o vendedor nao tem um "primo" no banco onde pediu o empréstimo!
    • Lupan
    • 27 setembro 2018 editado

     # 18

    Qual é o prazo do cpcv? Talvez pudesse fazer o seguinte, reduzir o prazo do cpcv e reduzir os 20% de sinal, se por ventura o negócio cair da sua parte o vendedor não fica com a casa "pseudo-vendida" durante 60 ou 90 dias e perde outras propostas/negócios...
    Eu estou a vender a minha casa, embora numa modalidade diferente onde peço 20% para o cpcv mas para uma escritura em inícios de 2020, se for uma escritura para o mês que vem estou disposto a reduzir o valor de sinal. Mas o meu negócio é naturalmente diferente de quem lhe está a vender a casa.
    Mas tente jogar nesse sentido, tente encurtar o prazo de cpcv e o valor de escritura e pode ser que ele aceite a cláusula...
  16.  # 19

    para esses valores de compra, empréstimo e sinal, acho que fez bem em querer a cláusula (veja só se não é demasiado abrangente e que permita anular facilmente o negócio, e aí terá a razão dos vendedores...)

    se tiver imobiliária pelo meio, com comissões, aperte com eles (imobiliária) com essa cláusula... não há cláusula não há nagocio, e não há comissão, negócios há outros e imobilizaremos idem...

    tudo é negociável e com esses números, ainda mais,..e não refira (neste negócio provavelmente já vai tarde) que já tem o crédito pre-aprovado....
  17.  # 20

    nunca vi um sinal de 20%.

    só mesmo reforço de sinal quando os prazos estimados são muito longos - em virtude de ter que se aguardar por aprovação de projectos/licenças da camara, etc.




    Colocado por: lmagomes

    Como disse no inicio, isto é já com uma pré aprovação do banco. Já passei pela parte de avaliação da minha situação económica, depois da qual o banco aceitou fazer o empréstimo. Isto é feito antes da avaliação do imóvel. Revi a proposta do banco, e estou ciente da minha situação económica e dos riscos associados ao empréstimo, quando a euribor começar a subir. Agora ninguém me garante que o banco vai avaliar o imóvel, e concordar com o valor pedido.

    Além disso, as instituições financeiras às quais recorri aconselharam-me a não assinar sem essa questão estar explicita.



    Justamente. A avaliação imobiliária é um ponto onde muitas vezes se esbarra.
 
0.0223 seg. NEW